Seminário Nacional JRA | Santa Maria da Feira
Programa
Inscrições aqui

Dia 17 de Novembro (Quinta-feira)

18.00h20.00h: Acolhimento dos participantes que chegam de véspera

23h – Acantonamento- Escola S/3 de Santa Maria da Feira

Dia 18 de Novembro (sexta). Manhã | Auditório Biblioteca Municipal

8.30hReceção aos participantes

  •  Montagem dos painéis de cada escola participante.

9.30h – Início do Encontro Nacional Jovens Repórteres para o Ambiente 2016

  • Sessão de abertura
    Câmara Municipal de Santa Maria da Feira. Emídio Sousa. Presidente.
    Associação Bandeira Azul da Europa. Fátima Vieira. Diretora
    Agência Portuguesa do Ambiente. Francisco Teixeira. Diretor do Dep. de Comunicação e Cidadania Ambiental
    Agrupamento de Escolas de Santa Maria da Feira – Ana Paula Silva. Subdiretora.
    Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares – Norte – Jorge Araújo. Chefe de Equipa Multidisciplinar
  • Jovens Repórteres para o Ambiente: metodologia, balanço e novidades. Margarida Gomes. ABAE.
  • Entrega de Prémios aos autores das melhores reportagens em 2016 | Apresentações
  • – Litter Less Campaign
    – Escola EB 2,3 da Madalena. Ana Filipa Sousa.
    – YRE International Competition
    – Escola Secundária de Caneças (1º lugar – artigo). Angelina Grom’yak; Maria Cruz;
    Diogo Marques; Rodrigo Mateus; Pedro Barreira; Bárbara Machado
    – Escola Básica de Gualtar (1º lugar vídeo). Ana Daniela Silva, Bruna Silva
    – Concurso Nacional Melhores Reportagens JRA
    – Colégio Valsassina (1º lugar – artigo). Afonso Mota, Bernardo Alves, João Leal.
    – Escola Secundária São João do Estoril (1º lugar fotografia). Frederico Santos.
    – ESTeSL (1º lugar video). Dinah Albuquerque, Hugo Silva.

11.00h – 11.15h: Intervalo.

11.15h – Temas para Jovens Repórteres

12.30h – Almoço – Cantina dos Serviços Sociais da Câmara Municipal

Dia 18 de Novembro (sexta). Tarde | Concelho de Santa Maria da Feira

14.30h – Saídas de campo para o diversos locais no concelho. Grupos A – Alunos (A1; A2; A3; A4; A5); Grupo P – Professores.

  • Grupo A1 – Parque das Ribeiras do Uíma – Guia: Engª Marina Rodrigues
  • Coordenadora de grupo: Tânia Vicente. Monitora: Joana Pedro
  • Grupo A2 – Parque da Cidade de Lourosa – Guia: Arq. Ana Ozório
  • Coordenador de grupo: Paulo Pereira. Monitor: Carlos Gonçalves
  • Grupo A3 – Parque Ornitológico de Lourosa – Guia: Drª Salomé Tavares
  • Coordenadora de grupo: Inês Pascoal. Monitor: Paulo Cardoso
  • Grupo A4 – Corticeira Amorim – Guia: Drª Cláudia Gomes
  • Coordenadora de grupo: Renata Gonçalves. Monitor: Duarte Belo
  • Grupo A5 – Termas de S. Jorge – Guia: Drª Lídia Melo
  • Coordenadora de grupo: Sílvia Carapeto. Monitor: Pedro Gonçalves
  • Grupo Professores – Museu do Papel – Terras de Santa Maria – Guia: Drª Sofia Faria
  • Coordenadora: Margarida Gomes

17.00h– Lanche – Escola S/3 de Santa Maria da Feira

17.15h – 19h00Trabalho em grupo: produção de reportagens. Escola S/3 de Santa Maria da Feira

20.00h – Jantar.

23h- Acantonamento- Escola S/3 de Santa Maria da Feira

 

Dia 19 de Novembro (sábado). Manhã | Escola e Auditório Biblioteca Municipal

9.00h – 10.30h – Trabalho em grupo: conclusão das reportagens. Escola S/3 de Santa Maria da Feira

Auditório

11.00h Comunicação Global

11.30h – Comunicação e imagem

  • Workshop Fotografia – José Peixe. Jornalista freelancer

12.00h – Missões JRA 2017

12.45hAlmoço – Cantina dos Serviços Sociais da Câmara Municipal

Dia 19 de Novembro (sábado). Tarde | Auditório

14.15h – Projetos, desafios e ferramentas para Jovens Repórteres

  • Missões JRA | Me and YRE | Litter Less Campaign | Desafio Valorcar | Eco-repórter da energia | Concursos do mês, nacional e internacional. Margarida Gomes. ABAE
  • Portal JRA – funcionalidades. Paulo Pereira. ABAE

14. 45h – Apresentações JRA

  • As Missões JRA 2016: Missão Alentejo-PortelRúben Pereira, Susana Santa Rita | Missão Rock in Rio – Joana Pedro, Paulo Cardoso | Missão SadoAna Filipa Martins.
  • Apresentação das reportagens sobre Santa Maria da Feira . Grupos A (alunos) e Grupos B (professores) – (5min x 6 grupos).

15.30h – Conclusões  e encerramento

  •  Entrega dos prémios dos concursos do encontro: painéis e fotografia. Encerramento.

apoiojrasem16