Mercês Sousa

Mercês Sousa

Maria das Mercês Silva e Sousa de Matos – Natural de Lisboa, concluiu em 30/06/1978 a licenciatura em “Biologia – Ramo de Formação Educacional” na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

  • Atualmente é Professora do Quadro de Nomeação Definitiva na Escola Secundária de Raul Proença, em Caldas da Rainha, tendo cerca de 42 anos de tempo de serviço.
  • Lecionou desde o Ensino Básico ao Secundário, Magistério Primário (1989) e Superior Politécnico (Leiria – de 1988 a 1992), em Angola (entre 1973 e 1975), Oeiras (1978), e Caldas da Rainha. Formadora da Formação Contínua de Professores e Formação Profissional.
  • Com diversos trabalhos publicados e inúmeras comunicações em Portugal e no estrangeiro. Apaixonada pelo ensino e pelo estudo, tem colaborado com investigadores de três Universidades – Coimbra, Lisboa e Évora – como Coordenadora de diversos Projetos. Em 2004,foi uma das docentes escolhidas no país para levar alunos seus a participar, no mesmo ano, numa viagem integrada no projeto SEMAPP (Science, Education and Marine Archeology Program in Portugal) que se realizou ao largo de Portimão. Dinamizou e participou em vários projetos que a levaram, a Atenas, Grécia (em 2007), Roma e Bari, Itália (em 2005 e 2007), Genebra, Suíça (em 2005), Grenoble, França (em 2007) e ainda a S. Paulo, Brasil (em 2008). Um Projeto seu sobre vermicompostagem encontra-se presentemente na NASA.
  • Foi elemento da Direção da Sociedade Portuguesa de Ciências Naturais e Membro da “New York Academy of Sciences” e da ”The Planetary Society” de Fevereiro de 1995 a Fevereiro de 1997.
  • Organizou a 1ª Feira de Ciência nas Caldas da Rainha em Junho de 2006.
  • Sócia Fundadora nº1 da Nostrum, Secretária da Direção e dinamizadora da maioria das atividades da associação. A partir de 1999 realizou e guiou inúmeros percursos com participantes de diversas idades, nas áreas geoistórica, biológica, ambiental, cerâmica, termal e sociocultural, valorizando a região oeste. Realizou diversas Ações pela NOSTRUM no âmbito da Ciência Viva – Biologia e Geologia no Verão e em rede – entre Julho e Setembro de 2003 a 2015.
  • É atualmente coordenadora de um projeto que se está a desenvolver no Parque D. Carlos I com as Universidades de Coimbra e de Lisboa.