Tartaruga-da-Florida, de animal de estimação a exterminador

O comércio internacional de animais de estimação tem sido responsável pela chegada a Portugal de espécies exóticas, vindas de várias partes do Mundo. Algumas têm-se tornado invasoras, provocando alterações nos ecossistemas e prejudicando as espécies nativas. A que apresenta maior risco para os ecossistemas aquáticos em Portugal é a Tartaruga-da-Flórida.


 

Selecionamos a tartaruga- da-Florida para a nossa reportagem sobre espécies invasoras porque está incluída na lista das 100 mais perigosas espécies exóticas invasoras e na lista das espécies que mais ameaçam a biodiversidade na Europa. A tartaruga-da-Florida tem caudado sérios danos às espécies nativas, como o cágado-mediterrânico e o cágado-de-carapaça-Estriada.

Pretendemos sensibilizar as pessoas para não abandonarem estes animais na natureza, entregando-os nos centros de recolha existentes, quando não os puderem manter.

Para realizarmos esta reportagem, deslocamo-nos ao Parque Biológico de Gaia para realizar filmagens da instalação onde se encontram tartarugas exóticas entregues pelos donos que já não pretendem mantê-las. Aqui estavam várias espécies de tartarugas exóticas, entre as quais, numerosos exemplares da Tartaruga-da-Florida.

Após alguma pesquisa, foi redigido o guião e gravada a locução. As imagens foram editadas no Pinnacle Studio 21 Ultimate e a música foi selecionada a partir do Youtube Audio Library, livre de direitos de autor.

 

Alunos envolvidos no projeto: Alexandra Liberato ; Alexandra Mendes ; Ana Campos ; Beatriz Silva ; Cláudia Fontes; Marina Ferreira

Escola: Escola Básica e Secundária de Canelas

Data: 08.05.2018

Partilha esta reportagem em