Sistema de Recolha de Resíduos Sólidos Urbanos: a singularidade do Parque das Nações

O Sistema de Recolha de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) do Parque das Nações, sistema único em Portugal, apresenta inúmeras vantagens associadas à sua utilização. Contudo, essas vantagens implicam o cumprimento de uma série de regras por parte dos respetivos utilizadores, residentes nesta zona da cidade de Lisboa. Os horários de deposição, o tipo de resíduos a depositar e as condições em que essa deposição é feita, são fatores relevantes para o cumprimento dos desígnios associados ao sistema: proteção ambiental e garante da saúde pública. Numa fase inicial de diagnóstico, identificou-se ser o Sistema de Recolha de RSU do Parque das Nações desconhecido para a generalidade dos estudantes da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL) que têm aqui uma oportunidade para perceber a relevância, e o modo de funcionamento, de um sistema desta natureza.


 

O Sistema de Recolha de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) do Parque das Nações, sistema único em Portugal, apresenta inúmeras vantagens associadas à sua utilização. Contudo, essas vantagens implicam o cumprimento de uma série de regras por parte dos respetivos utilizadores, residentes nesta zona da cidade de Lisboa. Os horários de deposição, o tipo de resíduos a depositar e as condições em que essa deposição é feita, são fatores relevantes para o cumprimento dos desígnios associados ao sistema: proteção ambiental e garante da saúde pública.
Numa fase inicial de diagnóstico, identificou-se ser o Sistema de Recolha de RSU do Parque das Nações desconhecido para a generalidade dos estudantes da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL) que têm aqui uma oportunidade para perceber a relevância, e o modo de funcionamento, de um sistema desta natureza.

______________________

The System of Solid Waste Collection  in “Parque das Nações”, a renewed area of Lisbon, is unique in Portugal, and has many advantages associated with its use.
However, these advantages imply the fulfillment of a series of rules by its users, residents in this area of Lisbon. The deposition times, the type of waste to be deposited and the conditions under which this deposition is made, are relevant factors for achieving the purposes associated with the system: environmental protection and public health.

 

 

 

Alunos envolvidos no projeto: Dinah Albuquerque; Felícia Sofia; Hugo Silva

Escola: Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa

Data: 07.04.2016

Partilha esta reportagem em