Praia Fluvial da Mámoa – Milheirós de Poiares

Antes de iniciarem o trabalho os alunos realizaram uma reflexão na escolha do tema a abordar. Escolheram falar sobre um projeto que promoveu uma recuperação de uma zona ribeirinha à escola, que estava ao abandono e na qual foi construída uma praia fluvial, apesar da oposição que surgiu por parte de alguns grupos que questionavam o impacto ambiental que existiria com a construção.

A praia é atualmente no período da primavera e verão, quando o calor aperta uma zona de lazer utilizada pelos alunos, por muitas famílias da freguesia e freguesias vizinhas. O espaço de apoio ainda é recente e por isso as árvores ainda estão pequenas.

A maior problemática que existe é a do açoreamento proveniente atualmente da movimentação de terras realizadas aquando da construção da A32.

Os alunos ao realizar este vídeo, procuraram acima de tudo falar de algo realístico e que chamasse a atenção das pessoas.

Escolheram então a praia fluvial de milheiros de poiares, no conselho de Santa Maria Da Feira, situado ao lado da escola E.B 2/3 Milheiros de Poiares, como um tema interessante para abordar.

Acharam notável abordar um projeto inovador e empolgante para os alunos principalmente. Um projeto começado em 2011 e que hoje é uma bela paisagem, mas claro com as suas consequências daí terem relacionado tudo o que a Natureza sofreu até aquele espaço se transformar numa bela paisagem.

Ao longo do processo foram sempre tentando enriquecer o projeto com imagens da praia, um pouco de como tudo começou e os impactos ambientais que ali se deram.

Recentemente o rio esteve a ser limpo para que enchesse o mais rápido possível com boa qualidade de água para as pessoas poderem usufruir do espaço.

Acharam também importante apresentarem um contraste entre o antes e o depois.

https://youtu.be/S7mDZ9LN7nQ

 

Alunos envolvidos no projeto: Claúdia Almeida; José Diogo

Escola: Escola EB 2,3 Milheirós de Poiares

Data: 15.06.2015

Partilha esta reportagem em