Portel: um concelho por explorar

Portel: um concelho por explorar - os impactos de Alqueva No concelho de Portel, onde se localiza a barragem de Alqueva, os benefícios do sistema de rega que integram este projeto não se fazem sentir, uma vez que devido à cota dos seus terrenos relativamente à albufeira, não foi contemplado no plano. Aqui mantem-se o olival tradicional com elevada qualidade mas baixo rendimento. Em contrapartida a Herdade do Vale da Rosa localizada a jusante, no concelho de Ferreira do Alentejo beneficia das águas de Alqueva o que tem contribuído para um elevado crescimento da produção nos últimos anos (principalmente uva de mesa sem semente). Nas margens da albufeira, encontramos ainda dois exemplos do impacto da construção desta enorme mancha de água: a Aldeia da Luz que foi transladada e uma Marina que procura atrair turistas oferecendo como "bandeira" a preocupação pela preservação da qualidade deste novo ecossistema criado por este "Empreendimento de Fins Múltiplos". Reportagem realizada durante a Missão JRA Alentejo 2016 (Rúben Antunes. Escola Profissional Amar a Terra Verde)


Portel: um concelho por explorar
– os impactos de Alqueva

No concelho de Portel, onde se localiza a barragem de Alqueva, os benefícios do sistema de rega que integram este projeto não se fazem sentir, uma vez que devido à cota dos seus terrenos relativamente à albufeira, não foi contemplado no plano. Aqui mantem-se o olival tradicional com elevada qualidade mas baixo rendimento. Em contrapartida a Herdade do Vale da Rosa localizada a jusante, no concelho de Ferreira do Alentejo beneficia das águas de Alqueva o que tem contribuído para um elevado crescimento da produção nos últimos anos (principalmente uva de mesa sem semente).

Nas margens da albufeira, encontramos ainda dois exemplos do impacto da construção desta enorme mancha de água: a Aldeia da Luz que foi  para uma área próxima da localização original agora submersa, e uma marina – a Marina da Amieira – que procura atrair turistas oferecendo como “bandeira” a preocupação pela preservação da qualidade do novo ecossistema criado por este “Empreendimento de Fins Múltiplos”.

Reportagem realizada durante a Missão JRA Alentejo 2016

 

 

Alunos envolvidos no projeto: Rúben Antunes

Escola: Escola Profissional Amar Terra Verde- Vila Verde

Data: 06.04.2016

Partilha esta reportagem em