Pelo cano abaixo

Um ato habitual nas cozinhas é fritar batatas e deitar o óleo na banca. Este segue o seu percurso pela canalização até ser depositado…no mar.


Este spot foi pensado pelos alunos Marcos Teixeira, Rafael Fernandes, Renato Santos e Tiago Rebelo, do Curso de Restaurante-Bar, durante as aulas de Área de Integração, sob orientação da professora Odete Melo.

A pesquisa sobre a problemática da deposição dos óleos alimentares usados foi um passo essencial, para perceber a sua origem e as suas consequências.

De seguida, foi elaborado o storyboard, pensando em todas as cenas a filmar e todos os materiais necessários, assim o texto e a música a incluir.

As filmagens começaram com a gravação da canalização de uma banca existente na escola. Dentro inserimos um copo para o óleo não entrar na canalização. Seguiu-se a gravação na praia de Valadares com um cano em forma de “L” por onde o óleo cai no mar. Tivemos o cuidado de filmar durante a maré baixa e depositar o óleo numa caixa de plástico, embora o espectador fique com a impressão de que este cai no mar.

 

Alunos envolvidos no projeto: Marcos Teixeira; Rafael Fernandes; Ranato Santos; Tiago Rebelo

Escola: Escola Básica e Secundária de Canelas

Data: 14.04.2019

Partilha esta reportagem em