Passadiços do Paiva

 

Os Passadiços do Paiva são uma das grandes atrações do Geopark de Arouca e um exemplo de boa preservação e conservação da natureza.

Quem os visita encontrará uma grande biodiversidade, associada ao rio Paiva e a toda a zona envolvente, o bosque e os penedos. Estão caraterizados cinco geossítios.

A reflorestação das margens envolventes ao Rio Paiva privilegia a plantação de árvores autóctones como carvalho-alvarinho, medronheiro, freixo, amieiro e outras.

Existe uma plataforma online onde se podem colocar fotos da vegetação que envolve  o Paiva, contribuindo para a identificação e inventariação de várias espécies: www.biodiversity4all.org.

Uma das paragens mais tentadoras para pausas fotográficas é a garganta do Paiva, o mais famoso percurso de águas bravas do país muito procurado pelos aventureiros do rafting. Outro lugar a salientar é a praia fluvial do Vau, onde se pode dar um mergulho e fazer piqueniques.

 

Os alunos Afonso Cunha e Vitor Cunha do 8º B e a aluna Maria do Céu Rodrigues do curso vocacional 9º G, realizaram o Vídeo “Passadiços do Paiva”, no âmbito do projeto ECO-ESCOLAS, em articulação com a disciplina de Audiovisuais. Este trabalho é o resultado de uma investigação e registo de imagens pelos alunos no local. Foi feita a divulgação do vídeo na página do agrupamento de escolas de Arouca no seguinte site: http://agesc-arouca.pt/agrupamento2/index.php/noticias2015/noticias-2013-2016 ,bem como na página do facebook: https://www.facebook.com/agescarouca/

 

Alunos envolvidos no projeto: Afonso Cunha; Vitor Cunha; Maria do Céu Rodrigues

Escola: Escola Secundária de Arouca

Data: 16.06.2016

Partilha esta reportagem em