OFICINA promove estudo de opinião sobre incêndios florestais

OFICINA promove estudo de opinião sobre incêndios florestais from OFICINA on Vimeo.

Quais são as principais causas dos incêndios? Quantos hectares arderam nos concelhos de Santo Tirso e Vila Nova de Famalicão? Foram as duas perguntas levadas a cabo pelos Jovens Repórteres do Ambiente (JRA) da OFICINA – Escola Profissional junto dos cidadãos de Vila Nova de Famalicão e Santo Tirso.

Um dia em que os alunos conseguiram perceber que a percepção que as pessoas fazem dos incêndios é um pouco desfasada da realidade. A grande maioria dos inquiridos não só não tem um ideia aproximada no n.º de hectares ardidos, como tende a apontar como causas dos incêndios apenas os incendiários.

De acordo com os dados oficiais, desde 2011 arderam 103 hectares em Vila Nova de Famalicão e 296 hectares em Santo Tirso. Quanto às causas dos incêndios,  destacar fogo posto, causas naturais, queimadas, reacendimentos e acidentes.

Para o coordenador do JRA, Tiago Couto, é importante que os jovens desenvolvam não só as suas competências quanto à realização de inquéritos, mas também desenvolver uma cultura ambiental mais sustentada. “Quanto mais informados, mais preparados estamos para discutir soluções e apontar caminhos para um problema que ensombra não só os nossos concelhos, mas também Portugal.”