O lado negro da Inteligência Artificial

Quando pensamos em robots, imaginamos perfeição e eficiência, mas, na verdade, a robótica também tem muitos pontos negativos. Por se tratar de uma tecnologia relativamente nova, a Inteligência Artificial revela ainda muitas questões éticas, sociais e morais quanto ao seu uso. Atualmente, existem cerca de 54 milhões de toneladas de lixo eletrónico no mundo, o que representa um aumento de 21% nos últimos 5 anos… Prevê-se que este número possa aumentar para 74 milhões de toneladas já em 2030. Outra desvantagem da inteligência artificial está relacionada com o aumento do uso dos equipamentos, com isso, milhares de pessoas podem ficar desempregadas, substituídas por uma nova tecnologia.

Para a produção da videorreportagem, considerámos importante o facto de a sociedade não estar muito informada sobre o tema e, por isso, pensamos ser crucial sensibilizar a população em geral para o mesmo e para a reutilização do lixo eletrónico.
A pesquisa foi feita com recurso, maioritariamente, a informação online, contacto com especialista em Automação, Robótica e Controlo Industrial e uma representante da associação ambiental Quercus.

Chegámos à conclusão que a inteligência artificial ameaça o meio ambiente utilizando componentes tóxicos como: cádmio, chumbo e óxido de chumbo, elementos que poluem rios.

Como principais desvantagens, destacamos o  desemprego, a mineralização excessiva (Lítio) e a destruição do ambiente (por exemplo, através da destruição de campos agrícolas para a construção de painéis solares).

Maria Eduarda Rosado, Ândria Oliveira, Diogo Oliveira, Joana Silva, Joana Guerra