No passado dia 9 de junho, cerca de 30 pessoas, incluindo os alunos e professores do Clube do Ambiente da Escola EBI/S Cardeal Costa Nunes, participaram numa ação de limpeza da orla costeira da freguesia da Madalena, desde a Barca à Formosinha, recolhendo em apenas três horas quase uma tonelada de resíduos, alguns altamente nocivos para a saúde. Esta foi mais uma iniciativa promovida pela Junta de Freguesia da Madalena, com apoio do Município, para demonstrar que é imperativo alterar hábitos no quotidiano, em prol da salvaguarda do nosso património ambiental. A preservação e valorização do nosso património ambiental é crucial para a Câmara Municipal da Madalena, que se associou a esta iniciativa, com o objetivo de sensibilizar a comunidade para os riscos letais do lixo nos ecossistemas marinhos e na saúde pública, numa ação conjunta por uma Madalena mais verde.


Os alunos do Clube do Ambiente e os Jovens Repórteres do Ambiente da Escola Cardeal Costa Nunes associaram-se à iniciativa, promovida pela Junta de Freguesia da Madalena, de remoção dos resíduos, percorrendo o perímetro de costa, desde a Areia Larga à Formosinha.

O objetivo da missão era sensibilizar toda a população para os impactos do lixo no ecossistema marinho e as ameaças à vida oceânica que a incorreta gestão de resíduos  pode provocar.

O balanço da atividade foi muito positivo, uma vez que conseguiram em menos de três horas remover cerca de uma tonelada de resíduos.

 

Alunos envolvidos no projeto: Carolina Gomes; Lucas Castro; Sofia Marcos; Vitória Pinto

Escola: Escola EBI/S Cardeal Costa Nunes

Data: 29.06.2018

Partilha esta reportagem em