Intoxicações por pesticidas originaram quase 3000 pedidos de ajuda por ano

O uso de pesticidas aumentou em cerca de 700 milhões de utilizações, entre o ano de 2002 e 2007, devido ao seu fácil acesso, tornando-se um problema de saúde pública global. Os pesticidas representam uma ameaça para o ecossistema e a biodiversidade, existindo suspeitas de que estes tóxicos estão a causar, por exemplo, sindrome do colapso da colmeia, fenómeno que afasta as abelhas das suas colmeias. Estudos indicam que, pessoas expostas a níveis altos de pesticidas, revelaram que tiveram quatro vezes mais probabilidades de desenvolverem cancro. Em 1982, o INE criou o Centro de Informaçao Antivenenos que, entre 2001 e 2014, receberam 30.000 chamadas.

O tema dos pesticidas é bastante polémico, daí ser tão importante explorar e pesquisar mais sobre esta problemática. Descobrimos diferentes estudos e os números apurados são alarmantes, tais como as consequências por exposição direta ou indireta. Estamos a falar de doenças graves, como o cancro, mas também por se tratar de uma ameaça para o ecossistema e a biodiversidade.
Para a realização da videorreportagem, entrámos em contacto com a delegada de saúde de saúde de Salvaterra de Magos, para conseguirmos obter dados estatísticos sobre o número de pessoas diagnosticadas com cancro causado pelos pesticidas e para além disso, contactámos dois epidemiologistas do IPO e Proteção Civil.

 

Alexandra Cantador, Kristian Petkov, Lara Azevedo, Raquel Mendes, Tiago Silva