Floresta nativa, um valor a preservar

A floresta portuguesa é composta por uma grande diversidade de espécies nativas ou autóctones, perfeitamente adaptadas às condições de solo e clima, como o carvalho-alvarinho ou o sobreiro. Estas são fundamentais para o equilíbrio do ecossistema florestal, prestando um conjunto de funções e serviços insubstituíveis, contrariamente às espécies exóticas.



Para realizarmos esta vídeorreportagem, começámos por selecionar duas espécies, que julgamos ser das mais representativas, da floresta autóctone portuguesa: o carvalho-alvarinho e o sobreiro.

Enquanto pesquisávamos informações sobre esta temática, estabelecemos contactos com a Câmara Municipal de Gaia e o Parque Biológico de Gaia, no sentido de obtermos autorização para a realização de uma entrevista e das filmagens neste importante espaço verde do concelho de Vila Nova de Gaia.

O passo seguinte consistiu na elaboração do guião da vídeorreportagem, pensando em tudo o que achamos importante filmar e dizer, para dar a conhecer a floresta autóctone e a sua importância.

O passo final foi a gravação da locução e a edição das filmagens.

 

Alunos envolvidos no projeto: Ana Anjos; Joana Costa; Tiago Costa

Escola: Escola Básica e Secundária de Canelas

Data: 28.04.2018

Partilha esta reportagem em