Floresta, Economia e Vida

A floresta nativa é composta por espécies perfeitamente adaptadas às condições de solo, relevo e clima. Esta presta um importante conjunto de funções e serviços, designados como serviços do ecossistema, que têm de ser valorizados e quantificados. Este é o caminho para a proteção da floresta.


A realização desta vídeorreportagem passou pela pesquisa de fontes relacionadas com os serviços dos ecossistemas e com a floresta portuguesa e o seu valor, com vista à realização do guião orientador das filmagens, que decorreram no Parque Biológico de Gaia. Foram também utilizadas gravações existentes no arquivo do Clube Eco-Escolas, realizadas no âmbito de outros projetos Eco-Escolas e JRA.
Esta vídeorreportagem foi preparada tendo em vista a participação no concurso Prémio Floresta e Sustentabilidade 2018/19 “O Valor da Floresta em 3 minutos”, promovido pela CELPA, em parceria com o Correio da Manhã e o Jornal de Negócios.
Esta vídeorreportagem representa a continuidade e aprofundamento de um trabalho realizado no ano letivo anterior sobre duas espécies muito representativas da floresta portuguesa, que se destinou ao concurso “Uma árvore, uma floresta”, promovido pela Associação de Professores de Geografia, integrado na Brigada da Floresta Eco-Escolas.

 

Alunos envolvidos no projeto: Ana Anjos; Joana Costa

Escola: Escola Básica e Secundária de Canelas

Data: 01.03.2019

Partilha esta reportagem em