Erva-das-pampas, a invasora de folhas cortantes

Plumas, penachos ou erva-das-pampas, são alguns dos nomes comuns da Cortaderia selloana. Esta planta exótica, proveniente da América do Sul, foi introduzida em Portugal para embelezar jardins. Atualmente, devido às suas características, é uma das principais plantas invasoras do litoral norte do país.



Após termos conhecimento do desafio lançado no âmbito do Concurso Nacional de Escolas do Jardim Zoológico de Lisboa, “LET IT GROW – Alerta invasoras”, selecionámos a Cortaderia selloana, tendo em consideração que esta já invadiu grande parte do concelho de Vila Nova de Gaia. Por isso, entendemos que é necessário tomar uma atitude face à dispersão desta espécie e decidimos dar alguns passos nesse sentido, desenvolvendo uma campanha de sensibilização ao que chamamos “Operação plumas”.

Para realizarmos esta vídeorreportagem, pesquisamos informação na página Invasoras.pt e elaborámos o seu guião.

Entrevistamos o Dr. Jael Palhas, que nos explicou as razões do sucesso da Cortaderia selloana e como a podemos controlar.

Fizemos várias saídas de campo para mapear esta invasora e realizar as filmagens.

 

Alunos envolvidos no projeto: Beatriz Silva ; Clara Caridade; Cláudia Fontes ; Lara Portilha ; Marina Ferreira ; Rita Pinto

Escola: Escola Básica e Secundária de Canelas

Data: 08.05.2018

Partilha esta reportagem em