Dark Sky, para um céu mais estrelado!

Neste documentário explicamos a origem da poluição luminosa, o que significa e as suas consequências para o Homem e para o mundo animal. Apresentamos, também, soluções a aplicar em Cacilhas e em qualquer localidade. No final, tentamos incentivar todos a cuidar melhor do nosso planeta e do nosso céu estrelado.


Memória Descritiva do video-reportagem  “Dark Sky, para um céu mais estrelado!” realizado pelos alunos da Escola Profissional de Almada

 Somos um grupo de três alunos da Escola Profissional de Almada que aceitou o desafio de produzir um documentário no âmbito de um projeto interdisciplinar, articulado com o projeto Open Schools for Open Societies. Nele debruçamo-nos sobre o problema da má iluminação pública em Cacilhas, Almada.

Começamos o projeto com a realização de um cenário de investigação Go-Lab/Next-Lab sobre iluminação e de várias pesquisas. Recorremos a vários sites, mas a nossa maior fonte de informação foi o site do Dark Sky Rangers. Seguidamente, deslocamo-nos a Cacilhas para identificarmos in loco os pontos fracos da sua iluminação e recolhemos imagens que posteriormente selecionamos e editamos utilizando o VideoPad. Na Escola,  criamos um guião, gravamos e editamos os textos áudio, utilizando o Audacity e o WavePad. Por fim,  traduzimos os textos para Inglês e introduzimo-los no nosso documentário como legendas.

 

Alunos envolvidos no projeto: Ângelo Oliveira, António Rodrigues, Miguel Dias

Escola: Escola Profissional de Almada

Data: 15.06.2018

Partilha esta reportagem em