Cantinho das Aromáticas, o garante das gerações

A agricultura é uma atividade com enormes impactes ambientais, sendo responsável pela contaminação do ar, da água, dos solos e dos alimentos com inúmeros agroquímicos. O Cantinho das Aromáticas assume-se como uma alternativa biológica, com uma abordagem sistémica do ecossistema, garantindo a sua sustentabilidade.


Para fazer face a necessidades de produção crescentes, a agricultura industrial tem vindo a recorrer, nas últimas décadas, à utilização de agroquímicos. Estes não permanecem apenas nos terrenos em que são aplicados, afetando os terrenos próximos. Além disso, chegam a áreas mais distantes transportados pelo vento e pela água, podendo contaminar rios, águas subterrâneas e, até mesmo, os oceanos.

Os danos colaterais são enormes. Os pesticidas, por exemplo, afetam não só as pragas como também os insetos benéficos. Os solos e o ar também ficam contaminados. Além disso, os químicos acabam por entrar na cadeia alimentar através do consumo dos alimentos.

A preocupação com estas consequências tem levado à procura de práticas agrícolas alternativas mais sustentáveis.

Exemplo disso é o “Cantinho das Aromáticas”, empresa agrícola de produção biológica de ervas aromáticas, medicinais e condimentares.

Para realizarmos esta reportagem, visitámos o Cantinho das Aromáticas e entrevistámos o seu proprietário, Luís Alves.

 

Alunos envolvidos no projeto: Inês Silva; Joana Santos; Rafaela Morais; Tiago Pinto

Escola: Escola EB 2,3 da Madalena

Data: 01.04.2017

Partilha esta reportagem em