A Ribeira das Jardas

A presente reportagem, em formato documentário, foi desenvolvida na disciplina de Técnicas Aplicadas de uma Turma do Curso Profissional de Fotografia de 3º ano. Tudo começou com uma pesquisa documental a propósito da Ribeira das Jardas, na Internet e em livros, a partir do qual se construiu o texto/guião para o filme. Seguiu-se a deslocação ao local, onde os alunos fizeram grande parte das fotografias que constam na reportagem, muitas das quais foram editadas no programa Ligthroom. Posteriormente, utilizando o programa PowerDiretor, construi-se o filme, utilizando também outras fotos que não só as tiradas pelos alunos.


A presente reportagem, em formato documentário, foi desenvolvida na disciplina de Técnicas Aplicadas de uma Turma do Curso Profissional de Fotografia de 3º ano, módulo de Escrita Jornalística.

O projeto passou por várias fases, estando sempre presente o objetivo de participar no Concurso Jovens Repórteres para Ambiente:

1º – Escolha do tema; 2º – Pesquisa documental e na internet e publicação na aplicação Padlet; 3º Construção do texto/guião em conjunto na aplicação Padlet; 4º – Saída de campo, para percorrer a Ribeira das Jardas, desde a ponte junto à antiga fábrica da Melka até à EB António Sérgio, em grupo turma, com a professora, de forma a recolher imagens para a vídeo reportagem; 5º – Seleção e edição das imagens no programa Ligthroom; 6º – Reformulação e gravação  do texto; 7º – Construção do vídeo, utilizando o programa Power Director.

 

 

Alunos envolvidos no projeto: Turma P73

Escola: Escola Secundária Matias Aires

Data: 15.06.2019

Partilha esta reportagem em