Tema JRA: Litter Less Campaign

Covid-19 e o Ambiente

O novo Coronavírus está a deixar marcas no chão do exterior dos supermercados.

Lixo nas Ruas

Lixo nas Ruas

O lixo continua nas ruas de Casal de Cambra.

Alunos do 8º ano , do ecoescolas, avaliam o estado ecológico da praia de VRSA e promovem limpeza.

Os alunos da Escola Secundária de VRSA, foram recentemente realizar uma saída de campo na praia de VRSA, caminho dos três pauzinhos. Registaram alguns problemas ambientais tais como: a pressão antrópica , o turismo desenfreado que quer ocupar o litoral de VRSA, promovendo um “privataria” (privatização) em toda a praia, A venda do litoral é uma realidade em Monte Gordo, esperamos que o plano de ocupação, respeite o equilíbrio ambiental da bonita praia dos três pauzinhos e que a ocupação não se verifique. A praia neste momento está livre de plástico, tem plantas autóctones da região dunar, reconhecendo-se uma típica sucessão ecológica, mas atenção porque os turistas só agoram começam a chegar. Esta praia possui águas calmas e é sossegada, é protegida por associações ambientais de cidadãos que defendem esta maravilha natural do município. No final fomos todos provar a água quentinha e houve muita brincadeira à mistura. Missão realizada com muito sucesso, a limpeza da praia cumprida.

Despertar para a Cidadania – Trabalho das DAC’S – 5ºB

Despertar para a Cidadania – Trabalho das DAC’S – 5ºB

No âmbito da Autonomia e Flexibilidade Curricular e subordinado ao tema aglutinador do 2º Período, “Despertar para a Cidadania”, os alunos do 5ºB do Agrupamento de Escolas Professor Agostinho da Silva desenvolveram um projeto interdisciplinar que culminou com o vídeo publicado. Foram desenvolvidas competências transversais a todas as disciplinas. Este trabalho teve como principais objetivos a identificação dos principais resíduos que os alunos mandam para o chão, reconhecer as principais consequências destes comportamentos e sugerir/adotar medidas de sensibilização a toda a comunidade escolar. O projeto teve início com várias brigadas de limpeza dos espaços verdes da escola e posterior separação e catalogação dos resíduos. Seguiram-se trabalhos de pesquisa, tratamento de dados, construção de maquetes, reciclagem de papel, montagem do vídeo e projeção deste último a toda a comunidade escolar. A mensagem final foi:”NÃO DEITES O LIXO PARA O CHÃO”.