Em defesa da biodiversidade marinha contra a devastadora poluição humana
Mai24

Em defesa da biodiversidade marinha contra a devastadora poluição humana

O Percebe da Madeira (Lepas Anatifera) é um crustáceo da família Lepadidae que se desenvolve habitualmente em ambientes pelágicos (camada superficial do oceano). Esta espécie é frequentemente encontrada nas praias, fixa em vários detritos, tais como garrafas de plástico, peças de vestuário, pedaços de madeira e outras estruturas flutuantes que, como sabemos, são cada vez mais introduzidas no mar devido à forte poluição humana.

Saber mais
Incultura!
Mai21

Incultura!

A poluição escolar, nos últimos anos, tem vindo a diminuir, embora este fenómeno não seja usual em todos os estabelecimentos de ensino portugueses. Actualmente, projectos como “ Eco-Escolas” e “Jovens Repórteres pelo Ambiente” têm, através da implementação de diversas atividades e também pela denúncia de alguns factos, contribuído para a diminuição da poluição nos espaços que envolvem os estudantes, advertendo-os para as consequências que esta pode trazer. Mas, não obstante todas estas atividades, existem alguns estabelecimentos de ensino em que os estudantes, mesmo tendo conhecimento destes factos, continuam a agir de forma poluente, prejudicando o ambiente e a biosfera neste presente. Teimosia e irresponsabilidade de quem o pratica!!!

Saber mais
Despertar para a Cidadania – Trabalho das DAC’S – 5ºB
Abr24

Despertar para a Cidadania – Trabalho das DAC’S – 5ºB

No âmbito da Autonomia e Flexibilidade Curricular e subordinado ao tema aglutinador do 2º Período, “Despertar para a Cidadania”, os alunos do 5ºB do Agrupamento de Escolas Professor Agostinho da Silva desenvolveram um projeto interdisciplinar que culminou com o vídeo publicado. Foram desenvolvidas competências transversais a todas as disciplinas. Este trabalho teve como principais objetivos a identificação dos principais resíduos que os alunos mandam para o chão, reconhecer as principais consequências destes comportamentos e sugerir/adotar medidas de sensibilização a toda a comunidade escolar. O projeto teve início com várias brigadas de limpeza dos espaços verdes da escola e posterior separação e catalogação dos resíduos. Seguiram-se trabalhos de pesquisa, tratamento de dados, construção de maquetes, reciclagem de papel, montagem do vídeo e projeção deste último a toda a comunidade escolar. A mensagem final foi:”NÃO DEITES O LIXO PARA O CHÃO”.

Saber mais
A Arte de Reutilizar!!! Simpósio Arte & Sustentabilidade
Abr20

A Arte de Reutilizar!!! Simpósio Arte & Sustentabilidade

Inserido no “Simpósio Arte & Sustentabilidade”, que decorreu entre os dias 1 e 12 de outubro de 2018, promovido pelo grupo dst, através da Zet Gallery e o Instituto para a Bio-Sustentabilidade da Universidade do Minho(IBS), o projeto “A Arte de Reutilizar” desenrolou-se através de tutorias pedagógicas, em que os alunos de três escolas de Braga foram desafiados a construírem uma obra de arte que respeitasse o conceito do simpósio, como o mote da economia circular.

Saber mais
Consciência
Abr15

Consciência

A natureza é uma tela em branco, cabe a ti pinta-lá!

Saber mais
Bioconstrução: uma alternativa para o futuro
Abr15

Bioconstrução: uma alternativa para o futuro

No concelho de Castelo Branco, mais precisamente na freguesia do Freixial do Campo, existe uma fazenda com dois hectares cujos proprietários se dedicam à permacultura, de forma a adotar ações que diminuem o impacto causado pelo homem, nomeadamente através da bioconstrução, um tipo de construção onde a preocupação ecológica está presente deste a conceção até à ocupação dos edifícios.

Saber mais