EcoBelo – Em Defesa de uma Escola Limpa!
Nov12

EcoBelo – Em Defesa de uma Escola Limpa!

Nós somos alunos de uma turma do 8.º ano de escolaridade da Escola EB 2,3 de Ruy Belo e estamos preocupados com a quantidade de lixo que se avoluma nos pátios desta Escola. A nossa pretensão é que o projeto EcoBelo, que estamos a desenvolver na discipl …

Saber mais
Sensibilizar para as questões ambientais
Out11

Sensibilizar para as questões ambientais

Em linha com o habitual trabalho de uma Eco-Escola e do conceito dos Global Action Days, a EPRALIMA realizou as seguintes atividades: – Colocação de sinalética de poupança de água, energia e papel em diferentes espaços da escola com o objetivo de reduz …

Saber mais
Rio Lima
Out9

Rio Lima

Fomos inspecionar a margem esquerda do rio Lima e… não gostamos do que vimos. Vamos agir com a nossa “Brigada do Ambiente” e retirar da margem o que nunca deveria ter aparecido por cá.

Saber mais
A defesa do ambiente atacado
Out4

A defesa do ambiente atacado

O ambiente está a responder aos nossos ataques através das alterações climáticas, no dia 27 de setembro em Braga, jovens e adultos exigiram que todos agissem rapidamente.

Saber mais
FicaVouga – um EcoEvento
Ago21

FicaVouga – um EcoEvento

Entre os dias 31 de julho e 4 de agosto, realizou-se mais uma edição da FicaVouga, em Sever do Vouga, que, nas palavras do presidente da câmara António Coutinho, aquando da inauguração do evento, é uma “atividade cultural forte e bastante vincada” no concelho e na região. Este evento, que contou com cerca de 50 mil visitantes, traz ao concelho nomes maiores da música nacional, dinamizando este que é um território de baixa densidade populacional. Poucos dias antes da abertura da FicaVouga veio a público que esta tinha sido classificada pelo segundo ano consecutivo como EcoEvento pela ERSUC – Resíduos Sólidos do Centro, Lda., chancela que certifica um compromisso do município que “visa reduzir o impacto ambiental resultante do evento, através da gestão adequada de resíduos”.

Saber mais
Alunos do 8º ano , do ecoescolas,  avaliam o estado ecológico  da praia de VRSA e promovem limpeza.
Jul10

Alunos do 8º ano , do ecoescolas, avaliam o estado ecológico da praia de VRSA e promovem limpeza.

Os alunos da Escola Secundária de VRSA, foram recentemente realizar uma saída de campo na praia de VRSA, caminho dos três pauzinhos. Registaram alguns problemas ambientais tais como: a pressão antrópica , o turismo desenfreado que quer ocupar o litoral de VRSA, promovendo um “privataria” (privatização) em toda a praia, A venda do litoral é uma realidade em Monte Gordo, esperamos que o plano de ocupação, respeite o equilíbrio ambiental da bonita praia dos três pauzinhos e que a ocupação não se verifique. A praia neste momento está livre de plástico, tem plantas autóctones da região dunar, reconhecendo-se uma típica sucessão ecológica, mas atenção porque os turistas só agoram começam a chegar. Esta praia possui águas calmas e é sossegada, é protegida por associações ambientais de cidadãos que defendem esta maravilha natural do município. No final fomos todos provar a água quentinha e houve muita brincadeira à mistura. Missão realizada com muito sucesso, a limpeza da praia cumprida.

Saber mais