Águas do Pavia (ainda) levam água ao moinho
Jun15

Águas do Pavia (ainda) levam água ao moinho

Viseu, a tão aclamada “Cidade Jardim”, continua a preocupar-nos relativamente aos resíduos no Rio Pavia. Constatando que, infelizmente, ainda assistimos a alguma poluição no rio que atravessa a nossa cidade, resolvemos verificar de que modo os habitantes, especialmente o Sr. Firmino Toipa se sente afetado pela situação.

Saber mais
The most dangerous pandemic is still human ignorance.
Jun12

The most dangerous pandemic is still human ignorance.

The pandemic brought exceptional challenges for humanity that had to adapt to them using its arch-enemy, plastics, seeing them as his new ally. A new notion of hospital waste has emerged and with it, also a new responsibility and collective need. Despite all this, new plastics are being discarded and abandoned on the streets, gutters, and finally in the oceans. This massive use of masks and gloves is creating a tsunami of waste heading towards the ocean and besides that, according to what the studies indicate, a mask takes about 400 years to decompose. Even in pandemic times, human ignorance remains one of the greatest dangers we have to face. Is this the sign that we need to change? This scourge caused by human actions is signalling us that change really is urgent!

Saber mais
A reutilização
Jun11

A reutilização

A reutilização é a ação de utilizar novamente produtos/objetos anteriormente usados, ou seja, reaproveitá-los. Assim, durante o período de confinamento, o professor de Literacia/Cidadania, no âmbito do tema “Ambiente e desenvolvimento sustentável”, propôs aos alunos do 7ºA que construíssem objetos que resultassem da reutilização de materiais. Este vídeo resulta da compilação dos trabalhos efetuados pelos alunos, com a contribuição de alguns familiares.

Saber mais
Uma Nova Vida…
Jun10

Uma Nova Vida…

Numa viagem pelo nosso país, principalmente por Rio Maior, Santarém e Lisboa, observamos as mudanças no nosso quotidiano devido à COVID-19. Com esta pandemia, o nosso planeta ‘’acalmou’’, aparentemente. Percebemos assim, que é necessário estarmos fechados em casa para o nosso planeta ganhar alguma qualidade de vida. Com esta problemática, um novo problema surge. Onde são depositados os equipamentos de proteção individual que usamos para combater este vírus?! Já foram encontrados em sítios potencialmente agressivos para o nosso meio ambiente. A vídeo campanha apela que os EPI’s sejam colocados no lixo comum após a sua utilização, como sugerem os especialistas.

Saber mais
Um novo R na Gafanha – reparar computadores
Jun9

Um novo R na Gafanha – reparar computadores

Nos últimos tempos os professores de informática do Agrupamento de Escolas da Gafanha da Nazaré têm-se juntado na escola sede para reparar computadores. Estes foram oferecidos ao Agrupamento, por diversas pessoas da comunidade local. Objetivo – reutilizar computadores – o que não serve para uns é útil para outros. Mas nem todos os computadores estão prontos a utilizar. Primeiro são analisados para verificar o que é necessário reparar. De seguida faz-se um processo de limpeza do ambiente de trabalho para que não haja rasto de quem os oferece. No final os computadores são limpos por dentro e por fora para que os alunos os recebam como novos. Para os que recebem os computadores é uma felicidade imensa pois assim podem participar com os seus colegas nas aulas síncronas! Para quem os oferece é também uma satisfação saber que foram úteis.

Saber mais
Ribeira da Lage, em Oeiras: sinais de contaminação comprometem potencial ecológico
Jun9

Ribeira da Lage, em Oeiras: sinais de contaminação comprometem potencial ecológico

Há espécies que ajudam a estudar os ecossistemas em que habitam, pela capacidade de integrar e refletir as condições do meio. É o caso dos macroinvertebrados bentónicos, usados num estudo para avaliar a qualidade ambiental da Ribeira da Lage, em Oeiras. Identificaram 16 famílias destes animais, o que segundo o índice biológico BMWP revela sinais de contaminação.

Saber mais