Viseu está atento ao problema dos plásticos
Jul4
Saber mais
Limpeza da orla costeira da Madalena
Jun29

Limpeza da orla costeira da Madalena

No passado dia 9 de junho, cerca de 30 pessoas, incluindo os alunos e professores do Clube do Ambiente da Escola EBI/S Cardeal Costa Nunes, participaram numa ação de limpeza da orla costeira da freguesia da Madalena, desde a Barca à Formosinha, recolhendo em apenas três horas quase uma tonelada de resíduos, alguns altamente nocivos para a saúde. Esta foi mais uma iniciativa promovida pela Junta de Freguesia da Madalena, com apoio do Município, para demonstrar que é imperativo alterar hábitos no quotidiano, em prol da salvaguarda do nosso património ambiental. A preservação e valorização do nosso património ambiental é crucial para a Câmara Municipal da Madalena, que se associou a esta iniciativa, com o objetivo de sensibilizar a comunidade para os riscos letais do lixo nos ecossistemas marinhos e na saúde pública, numa ação conjunta por uma Madalena mais verde.

Saber mais
Eco-repórter D. João II
Jun19

Eco-repórter D. João II

O vídeo pretende chamar à atenção das pessoas para a mudança de hábitos do quotidiano, no que diz respeito ao consumo de água, energia e resíduos.

Saber mais
Exposição dia do Ambiente
Jun16

Exposição dia do Ambiente

A equipa do Eco-Escolas comemorou o dia mundial do ambiente no dia 5 de junho, com uma Exposição, dos trabalhos realizados ao longo deste ano letivo que foi visitada quer por alunos do 2º e 3º ciclo quer pelos alunos convidados da Escola da Estação de todos os anos de escolaridade e Jardim de Infância. A equipa agradece o trabalho, esforço e dedicação, aos alunos, funcionários, professores de todos os ciclos, que participaram, direta ou indiretamente, na concretização de todas as atividades, no âmbito do Eco-Escolas. A todos os que deram vida ao Ambiente o nosso Bem-Hajam!

Saber mais
Mercúrio: um problema invisível
Jun14

Mercúrio: um problema invisível

Para a Organização Mundial de Saúde o Mercúrio é um dos dez elementos ou grupos de elementos químicos que apresentam problemas especiais de saúde pública. A população geral está exposta a mercúrio através da ingestão de alimentos contaminados (principalmente peixes predadores e marisco) e através da exposição a vários produtos de consumo que contêm mercúrio como por exemplo cosméticos, produtos de higiene e cuidados pessoal, detergentes e medicamentos. Perante este problema os alunos Afonso Mota, Bernardo Alves e João Leal, desenvolveram um estudo, onde avaliaram os níveis de contaminação de uma população de jovens entre os 12 e os 18 anos. Este estudo revelou-se inovador pois até à data não existiam outras investigações que envolvessem este escalo etário. Como forma de comunicar o trabalho, de uma forma criativa e transversal a diferentes públicos, elaboraram uma história em Banda Desenhada. O trabalho criativo e técnico foi da responsabilidade do aluno Miguel Guerreiro com a orientação da Professora de Artes Visuais, Sofia Caranova.

Saber mais
Rio Trancão é nome de poluição? Estudo revela que já não é bem assim
Jun14

Rio Trancão é nome de poluição? Estudo revela que já não é bem assim

O Rio Trancão, cuja foz está em pleno Estuário do Rio Tejo, foi considerado um dos mais poluídos da Europa. Entre outros contaminantes, o Trancão foi vítima durante muitos anos de indústrias, por exemplo, no Complexo Químico de Quimigal, que usavam mercúrio nos seus processos de fabrico. Uma parte deste mercúrio encontra-se depositada nos sedimentos do leito do rio, os quais foram agora estudados por um grupo de alunos do Colégio Valsassina em parceria com investigadores do Instituto Português do Mar e da Atmosfera. Os resultados são animadores, pois os valores médios de mercúrio são inferiores aos esperados e sugerem que a Foz do Trancão não pode ser classificada como uma área sob riscos graves associados à contaminação de mercúrio.

Saber mais