Uma Nova Vida…
Jun10

Uma Nova Vida…

Numa viagem pelo nosso país, principalmente por Rio Maior, Santarém e Lisboa, observamos as mudanças no nosso quotidiano devido à COVID-19. Com esta pandemia, o nosso planeta ‘’acalmou’’, aparentemente. Percebemos assim, que é necessário estarmos fechados em casa para o nosso planeta ganhar alguma qualidade de vida. Com esta problemática, um novo problema surge. Onde são depositados os equipamentos de proteção individual que usamos para combater este vírus?! Já foram encontrados em sítios potencialmente agressivos para o nosso meio ambiente. A vídeo campanha apela que os EPI’s sejam colocados no lixo comum após a sua utilização, como sugerem os especialistas.

Saber mais
5ºB: Detetives do Ambiente
Jun9

5ºB: Detetives do Ambiente

Os alunos do 5ºB da Escola Básica Vale Aveiras foram repórteres na sua escola, articulando com as diferentes disciplinas o trabalho desenvolvido.

Saber mais
A pandemia mais perigosa, ainda é a ignorância humana.
Jun7

A pandemia mais perigosa, ainda é a ignorância humana.

A pandemia trouxe desafios excecionais para a humanidade, tendo esta de se adaptar, recorrendo aos plásticos, o seu novo aliado. Uma noção renovada de resíduos hospitalares surgiu, assim como, uma responsabilidade e necessidade coletiva acrescidas. Apesar de tudo, começa-se a ver novos plásticos descartados e abandonados nas ruas, sarjetas e finalmente nos oceanos. Esta massiva utilização de máscaras e luvas está a criar um tsunami de resíduos rumo ao oceano. Mesmo em tempos de pandemia, a ignorância humana continua a ser um dos maiores perigos que temos de enfrentar. Será este o sinal de que realmente precisamos de mudar?

Saber mais
Resíduos em tempo de pandemia
Mai25

Resíduos em tempo de pandemia

O aumento da produção de resíduos de plástico é uma realidade associada ao surto pandémico da COVID-19. Importa conhecer o fenómeno e as consequências para encontrar as soluções que podem minimizar os respetivos impactes ambientais.

Saber mais
Gestão de resíduos urbanos em tempo de pandemia
Mai25

Gestão de resíduos urbanos em tempo de pandemia

Face à situação atual de pandemia, e ao aumento expectável de produção de resíduos urbanos, é imperativo a implementação de medidas, tanto para a população que se encontra em isolamento social, como para os cantoneiros. Estas medidas acabarão por ter também implicações ao nível da reciclagem.

Saber mais
Um mar de redes!
Mai20

Um mar de redes!

De acordo com a organização não-governamental Animal Protection, cerca de 100 mil baleias, golfinhos, focas, leões-marinhos e tartarugas morrem todos os anos devido às redes de pesca que são abandonadas no mar e que a Organização das Nações Unidas estima serem 640 mil toneladas anuais. Num relatório publicado pela Greenpeace no final de 2019, este valor representava mais de 85% dos resíduos plásticos encontrados no fundo do mar. Recorde-se que há 10 anos atrás, o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente e a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura estimavam ser este valor de “apenas” 10%.

Saber mais