Atenção! Lixo à vista!
Ago20

Atenção! Lixo à vista!

Na pequena localidade de Alcolombal, pertencente à União de Freguesias de São João da Lampas e Terrugem (Sintra), relativamente perto geograficamente do Parque Natural Sinta-Cascais, está localizada uma “pequena” ilha de lixo à volta de um caixote do lixo. Nesta “ilha” é possível encontrar todos os tipos de resíduos existentes. As autoridades competes da zona têm o devido conhecimento da situação pois, esta situação arrasta-se à cerca de uma década, porém, nenhuma solução foi apresentada por parte das mesmas, mas também pelos cidadãos da área.

Saber mais
Lisbon Oceanarium: for oceans never uncharted
Jul7

Lisbon Oceanarium: for oceans never uncharted

With over 22 years of history, the Lisbon Oceanarium has a lot to offer. Located in Lisboa Oriente, it is a place to be visited by everyone. Kids and adults are always welcome. With a view of the Tagus River and Parque das Nações in 2015 and 2017, the Lisbon Oceanarium was considered the best oceanarium in the world by TripAdvisor.

Saber mais
Uma Nova Vida…
Jun10

Uma Nova Vida…

Numa viagem pelo nosso país, principalmente por Rio Maior, Santarém e Lisboa, observamos as mudanças no nosso quotidiano devido à COVID-19. Com esta pandemia, o nosso planeta ‘’acalmou’’, aparentemente. Percebemos assim, que é necessário estarmos fechados em casa para o nosso planeta ganhar alguma qualidade de vida. Com esta problemática, um novo problema surge. Onde são depositados os equipamentos de proteção individual que usamos para combater este vírus?! Já foram encontrados em sítios potencialmente agressivos para o nosso ambiente. A vídeo campanha apela que os EPI’s sejam colocados no lixo comum após a sua utilização, como sugerem os especialistas.

Saber mais
5ºB: Detetives do Ambiente
Jun9

5ºB: Detetives do Ambiente

Os alunos do 5ºB da Escola Básica Vale Aveiras foram repórteres na sua escola, articulando com as diferentes disciplinas o trabalho desenvolvido.

Saber mais
A pandemia mais perigosa, ainda é a ignorância humana.
Jun7

A pandemia mais perigosa, ainda é a ignorância humana.

A pandemia trouxe desafios excecionais para a humanidade, tendo esta de se adaptar, recorrendo aos plásticos, o seu novo aliado. Uma noção renovada de resíduos hospitalares surgiu, assim como, uma responsabilidade e necessidade coletiva acrescidas. Apesar de tudo, começa-se a ver novos plásticos descartados e abandonados nas ruas, sarjetas e finalmente nos oceanos. Esta massiva utilização de máscaras e luvas está a criar um tsunami de resíduos rumo ao oceano. Mesmo em tempos de pandemia, a ignorância humana continua a ser um dos maiores perigos que temos de enfrentar. Será este o sinal de que realmente precisamos de mudar?

Saber mais
Resíduos em tempo de pandemia
Mai25

Resíduos em tempo de pandemia

O aumento da produção de resíduos de plástico é uma realidade associada ao surto pandémico da COVID-19. Importa conhecer o fenómeno e as consequências para encontrar as soluções que podem minimizar os respetivos impactes ambientais.

Saber mais