A Biodiversidade num Parque Urbano
Mar30

A Biodiversidade num Parque Urbano

Os Parques Urbanos para além de representarem as zonas verdes das cidades, promovem a educação ambiental e a sensibilização das populações para o resguardo dos recursos naturais, funcionando como um local de interação entre os cidadãos e a natureza. A iniciativa dos utilizadores dos Parques, podem constituir importantes veículos de promoção da sua Biodiversidade, especialmente em momentos de crise, como o que se vive atualmente, causada pela Pandemia CoViD19 que obrigou ao encerramento temporário do Parque da Devesa.

Saber mais
Gostas da vista? Preserva-a!
Mar16

Gostas da vista? Preserva-a!

Portugal foi eleito o melhor destino do mundo de 2019 e ganhou 13 “óscares” de turismo, atraindo um ‘tsunami’ de turistas. Esta massificação do turismo traz sérios impactos ambientais, deixando problema à vista de todos… o lixo e a destruição os espaços envolventes, fazendo assim com que o destino mais apetecível se torne o pesadelo para os outros. Para se manter a excelência de Portugal é preciso um turismo mais sustentável e responsável. Admira-o, mas respeita-o!

Saber mais
O Parque da Cidade, um espaço de aprendizagens e de sensibilização
Fev5

O Parque da Cidade, um espaço de aprendizagens e de sensibilização

O Parque da Cidade é um grande parque urbano situado na cidade do Porto, um espaço convidativo para a realização de visitas de estudo e aulas de campo.  Algumas escolas utilizam as visitas de estudo como atividades de sensibilização. O objetivo destas atividades é, de uma forma geral, consciencializar os jovens para que tomem, sempre, as decisões mais acertadas para o planeta.  No Parque da Cidade podem ser observados inúmeros ecossistemas que não devem ser perturbados, pois com um comportamento incorreto criar-se-á um desequilíbrio que, em casos extremos, poderá levar à extinção das espécies.   Uma outra vantagem é o facto de possibilitar que os alunos criem empatia com alunos de turmas diferentes, sem ser através de dispositivos eletrónicos.  O Parque da Cidade deveria promover visitas guiadas de sensibilização e atividades ecológicas para famílias ao fim de semana. Esta medida faria com que mais pessoas refletissem sobre as suas ações. 

Saber mais
Alunos do 8º ano , do ecoescolas,  avaliam o estado ecológico  da praia de VRSA e promovem limpeza.
Jul10

Alunos do 8º ano , do ecoescolas, avaliam o estado ecológico da praia de VRSA e promovem limpeza.

Os alunos da Escola Secundária de VRSA, foram recentemente realizar uma saída de campo na praia de VRSA, caminho dos três pauzinhos. Registaram alguns problemas ambientais tais como: a pressão antrópica , o turismo desenfreado que quer ocupar o litoral de VRSA, promovendo um “privataria” (privatização) em toda a praia, A venda do litoral é uma realidade em Monte Gordo, esperamos que o plano de ocupação, respeite o equilíbrio ambiental da bonita praia dos três pauzinhos e que a ocupação não se verifique. A praia neste momento está livre de plástico, tem plantas autóctones da região dunar, reconhecendo-se uma típica sucessão ecológica, mas atenção porque os turistas só agoram começam a chegar. Esta praia possui águas calmas e é sossegada, é protegida por associações ambientais de cidadãos que defendem esta maravilha natural do município. No final fomos todos provar a água quentinha e houve muita brincadeira à mistura. Missão realizada com muito sucesso, a limpeza da praia cumprida.

Saber mais
As obreiras da Vida – abelha – Apis mellífera
Jun16

As obreiras da Vida – abelha – Apis mellífera

As abelhas são indispensáveis para a manutenção da vida na Terra. Cerca de 80% das plantas dependem da sua ação como polinizadores para se reproduzirem. Dos alimentos que consumimos aproximadamente dois terços são produzidos com a ajuda das abelhas. Atualmente assiste-se a uma diminuição das populações de abelhas que habitam em várias regiões do planeta. A mudança climática, a intensificação da agricultura e as mudanças constantes do uso das terras agrícolas são as principais ameaças à espécie. Outras razões incluem a poluição agrícola e perda de habitat devido ao desenvolvimento urbano e ainda a introdução de espécies invasoras, como as vespas asiáticas, que destroem por completo colmeias inteiras. Acresce-se a multiplicação de doenças fatais que obrigam os apicultores a queimar toda a colmeia, como forma de evitar o contágio.

Saber mais
“Eco” fim-de-semana do caloiro
Jun10

“Eco” fim-de-semana do caloiro

This slideshow requires JavaScript. Entre os dias 3 a 5 de maio de 2019 decorreu em Albufeira o “fim-de-semana do caloiro”, um evento promovido pela Associação de Estudantes da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (AEESTeSL). Todos os estud …

Saber mais