Green Key The key for sustainability in Pestana Vintage Porto Hotel
Jul31

Green Key The key for sustainability in Pestana Vintage Porto Hotel

The enormous growth of tourism in the last years has been followed by the adoption of practices capable of reducing the negative consequences of this increase, which is portrayed by the rise of atributed Green Key awards. But, which are the practices that the hotels should adopt to receive this Award and who is involved in its implementation?

Saber mais
A chave da sustentabilidade no Pestana Vintage Porto Hotel
Mai26

A chave da sustentabilidade no Pestana Vintage Porto Hotel

O acentuado crescimento do turismo nos últimos anos tem vindo a ser acompanhado pela adoção de práticas capazes de minimizar os impactes negativos deste crescimento, como o comprova o aumento de galardoados Green Key. Mas, quais são as práticas que os estabelecimentos hoteleiros devem adotar para poderem receber este galardão? Quem é envolvido na sua implementação?

Saber mais
Ciclovias um desafio inacabado
Mai6

Ciclovias um desafio inacabado

Ílhavo, um concelho que quer apostar na qualidade de vida e na construção de vias ecológicas, pedonais e cicláveis. É uma cidade ancorada ao mar, dispersa nas suas freguesias e, mesmo que encostada à cidade de Aveiro, não tem ainda uma solução integral e completa que dê resposta aos ciclistas para circularem em segurança até ao mar ou até Aveiro. Mesmo as escolas da Cidade permanecem com ligações interrompidas entre si.

Saber mais
A Biodiversidade num Parque Urbano
Mar30

A Biodiversidade num Parque Urbano

Os Parques Urbanos para além de representarem as zonas verdes das cidades, promovem a educação ambiental e a sensibilização das populações para o resguardo dos recursos naturais, funcionando como um local de interação entre os cidadãos e a natureza. A iniciativa dos utilizadores dos Parques, podem constituir importantes veículos de promoção da sua Biodiversidade, especialmente em momentos de crise, como o que se vive atualmente, causada pela Pandemia CoViD19 que obrigou ao encerramento temporário do Parque da Devesa.

Saber mais
Gostas da vista? Preserva-a!
Mar16

Gostas da vista? Preserva-a!

Portugal foi eleito o melhor destino do mundo de 2019 e ganhou 13 “óscares” de turismo, atraindo um ‘tsunami’ de turistas. Esta massificação do turismo traz sérios impactos ambientais, deixando problema à vista de todos… o lixo e a destruição os espaços envolventes, fazendo assim com que o destino mais apetecível se torne o pesadelo para os outros. Para se manter a excelência de Portugal é preciso um turismo mais sustentável e responsável. Admira-o, mas respeita-o!

Saber mais
O Parque da Cidade, um espaço de aprendizagens e de sensibilização
Fev5

O Parque da Cidade, um espaço de aprendizagens e de sensibilização

O Parque da Cidade é um grande parque urbano situado na cidade do Porto, um espaço convidativo para a realização de visitas de estudo e aulas de campo.  Algumas escolas utilizam as visitas de estudo como atividades de sensibilização. O objetivo destas atividades é, de uma forma geral, consciencializar os jovens para que tomem, sempre, as decisões mais acertadas para o planeta.  No Parque da Cidade podem ser observados inúmeros ecossistemas que não devem ser perturbados, pois com um comportamento incorreto criar-se-á um desequilíbrio que, em casos extremos, poderá levar à extinção das espécies.   Uma outra vantagem é o facto de possibilitar que os alunos criem empatia com alunos de turmas diferentes, sem ser através de dispositivos eletrónicos.  O Parque da Cidade deveria promover visitas guiadas de sensibilização e atividades ecológicas para famílias ao fim de semana. Esta medida faria com que mais pessoas refletissem sobre as suas ações. 

Saber mais