Alunos do 8º ano , do ecoescolas,  avaliam o estado ecológico  da praia de VRSA e promovem limpeza.
Jul10

Alunos do 8º ano , do ecoescolas, avaliam o estado ecológico da praia de VRSA e promovem limpeza.

Os alunos da Escola Secundária de VRSA, foram recentemente realizar uma saída de campo na praia de VRSA, caminho dos três pauzinhos. Registaram alguns problemas ambientais tais como: a pressão antrópica , o turismo desenfreado que quer ocupar o litoral de VRSA, promovendo um “privataria” (privatização) em toda a praia, A venda do litoral é uma realidade em Monte Gordo, esperamos que o plano de ocupação, respeite o equilíbrio ambiental da bonita praia dos três pauzinhos e que a ocupação não se verifique. A praia neste momento está livre de plástico, tem plantas autóctones da região dunar, reconhecendo-se uma típica sucessão ecológica, mas atenção porque os turistas só agoram começam a chegar. Esta praia possui águas calmas e é sossegada, é protegida por associações ambientais de cidadãos que defendem esta maravilha natural do município. No final fomos todos provar a água quentinha e houve muita brincadeira à mistura. Missão realizada com muito sucesso, a limpeza da praia cumprida.

Saber mais
As obreiras da Vida – abelha – Apis mellífera
Jun16

As obreiras da Vida – abelha – Apis mellífera

As abelhas são indispensáveis para a manutenção da vida na Terra. Cerca de 80% das plantas dependem da sua ação como polinizadores para se reproduzirem. Dos alimentos que consumimos aproximadamente dois terços são produzidos com a ajuda das abelhas. Atualmente assiste-se a uma diminuição das populações de abelhas que habitam em várias regiões do planeta. A mudança climática, a intensificação da agricultura e as mudanças constantes do uso das terras agrícolas são as principais ameaças à espécie. Outras razões incluem a poluição agrícola e perda de habitat devido ao desenvolvimento urbano e ainda a introdução de espécies invasoras, como as vespas asiáticas, que destroem por completo colmeias inteiras. Acresce-se a multiplicação de doenças fatais que obrigam os apicultores a queimar toda a colmeia, como forma de evitar o contágio.

Saber mais
“Eco” fim-de-semana do caloiro
Jun10

“Eco” fim-de-semana do caloiro

This slideshow requires JavaScript. Entre os dias 3 a 5 de maio de 2019 decorreu em Albufeira o “fim-de-semana do caloiro”, um evento promovido pela Associação de Estudantes da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (AEESTeSL). Todos os estud …

Saber mais
Quinta Dos Murças, Wine, Tourism and Sustainability
Abr13

Quinta Dos Murças, Wine, Tourism and Sustainability

Located in Peso da Régua, district of Vila Real, Quinta dos Murças is an example of environmental preservation, in Alto Douro Vinhateiro. It was well known due to the production of Port Wine and, since it was bought by “Esporão Group”, in 2008, it began producing also wines, in Biological and Integrated Agriculture.

Saber mais
Quando algo de bom passa do limite
Fev20

Quando algo de bom passa do limite

O Algarve e a área metropolitana de Lisboa continuam a ser os dois destinos mais procurados pelos estrangeiros para passar as suas férias, mas os impactos deste elevado fluxo de turistas não está a ser bem equacionado.

Saber mais
Genius Loci e o potencial desaproveitado
Fev15

Genius Loci e o potencial desaproveitado

Vivemos um tempo em que as questões ambientais já não nos são (não deviam ser) indiferentes. O estilo de vida que a sociedade ocidental cultivou e rotulou de “ideal” veio a revelar-se bastante perigoso. Contudo, em parte por causa da geografia e do próprio contexto social, ainda hoje se conservam alguns locais onde a história das populações se confunde com a história do próprio espaço que habitam. Localidades onde a natureza humana e a memória coletiva crescem lado a lado com a Natureza que as envolve. Sever do Vouga é um destes locais. Esta existência de um sentimento de pertença em relação à Terra e o peso da relação Natureza/Homem transforma Sever do Vouga e a sua população em verdadeiros paradigmas para a modificação de estilos de vida “tóxicos”.

Saber mais