Tema JRA: Ruído

Aeroporto do Montijo: uma solução “mascarada”

Aeroporto do Montijo: uma solução “mascarada”

Desde 1969 que se discutem as localizações para a construção de um novo aeroporto na Área Metropolitana de Lisboa, em resposta ao aumento do tráfego aéreo, que desde aquela altura se começara a fazer notar no atual aeroporto Humberto Delgado. Só em 2014 é que se considerou a antiga BA6, localizada no Montijo, como futuro local de construção do aeroporto. Este projeto, tutelado pela ANA, tem sido alvo de fortes críticas relativamente à verdadeira extensão dos impactos ambientais a ele associados.

Concentração populacional nos grandes centros urbanos: principais causas e efeitos

Concentração populacional nos grandes centros urbanos: principais causas e efeitos

Ao longo das últimas décadas, associado ao aumento da população mundial, tem-se verificado um aumento do número de habitantes nos grandes centros urbanos e com isso novos tipos de problemas sociais, económicos e ambientais. É imperativo que as cidades tenham capacidade de resiliência de forma a garantir a qualidade de vida de quem nelas vive.

Aeroporto Humberto Delgado: a poluição que não se vê

Aeroporto Humberto Delgado: a poluição que não se vê

O Aeroporto Humberto Delgado, na cidade de Lisboa, é o 18.º mais movimentado da Europa, com um fluxo médio de 38 aviões por hora, colocando a cidade no 2.º lugar de pior capital europeia no que diz respeito à exposição da população ao ruído do tráfego.
Lisboa Capital Verde Europeia de 2020 e a situação atual do Aeroporto Humberto Delgado é uma relação insustentável e incoerente.

Montijo. Uma opção de futuro ou um crime anunciado?

Montijo. Uma opção de futuro ou um crime anunciado?

“Não há plano B ao aeroporto do Montijo” referiu António Costa, primeiro-ministro de Portugal, à rádio TSF quando surgiu mais um bloqueio (o das câmaras municipais) à construção da nova plataforma aérea portuguesa. Nos últimos meses, o avanço das obras para o aeroporto é zero e as oposições são muitas.