Outra mobilidade, em nome da sustentabilidade…
Jun7

Outra mobilidade, em nome da sustentabilidade…

Os transportes e a mobilidade dão um contributo significativo para as emissões de gases de efeito de estufa, para o fenómeno das alterações climáticas e para a qualidade do ar, com especial relevância nas cidades. A mobilidade elétrica apresenta-se como a alternativa a considerar, apresentando ainda assim algumas desvantagens que tendem a esbater-se com o desenvolvimento tecnológico. Atualmente, há já cidades (e países!) que apostam nesta “outra mobilidade” de forma a trilhar o caminho rumo à sustentabilidade.

Saber mais
CMC – Videocampanha mobilidade sustentável
Jun4

CMC – Videocampanha mobilidade sustentável

Video criado em aula de Oficinas Educativas (Autonomia e Flexibilidade Curricular) em unidade temática sobre sustentabilidade. Os alunos poderiam optar pela forma de sensibilização e/ou divulgação de ações sustentáveis, que contribuam para o cumprimento dos Objetivos da ONU para o desenvolvimento sustentável. Em trabalho interdisciplinar, que incluiu a disciplina de Inglês, os alunos optaram por falarem em inglês e criarem as legendas em Português. De salientar que todas as disciplinas contribuíram para a planificação e implementação deste projeto.

Saber mais
Trees – A common need
Mar21

Trees – A common need

Forests are the terrestrial ecosystems with the greatest biodiversity in the world: they preserve the genetic heritage of billions of years of evolution.

Saber mais
More Plastic Than Life
Jan15

More Plastic Than Life

Planet Earth or Water Planet? It is known that 71% of our planet’s surface is covered by the Oceans and these are the habitat of more than 2 million species. However, the Oceans are changing. Instead of biomass at the surface of the Great Pacific Garbage Patch, we now find 180 more plastic1.

Saber mais
O semáforo do ruído
Mai16

O semáforo do ruído

Uma estranha geringonça colocada na parede do refeitório da Educação Pré-Escolar do Colégio dos Plátanos está a mudar o ambiente daquele espaço. O ruído tem os dias contados… Façamos como nos filmes e voltemos um pouco atrás para explicar o que acontec …

Saber mais
Planeta Rolhinhas – O Ambiente na Rede Pinterest
Jan30

Planeta Rolhinhas – O Ambiente na Rede Pinterest

As redes sociais e a curadoria de conteúdos podem ser um bom aliado do trabalho das escolas (também) sobre a temática ambiental. São ferramentas de uso simples, têm uma legião de fãs e evitam dispersão no acesso a informação relevante. Em vez de se lutar contra elas, talvez fosse melhor integrá-las no quotidiano escolar. O Trabalho de Projeto é um campo muito favorável para explorar todo o seu potencial e a rede Pinterest é um bom exemplo disso, tal como o “Planeta Rolhinhas”.

Saber mais