Trees – A common need
Mar21

Trees – A common need

Forests are the terrestrial ecosystems with the greatest biodiversity in the world: they preserve the genetic heritage of billions of years of evolution.

Saber mais
More Plastic Than Life
Jan15

More Plastic Than Life

Planet Earth or Water Planet? It is known that 71% of our planet’s surface is covered by the Oceans and these are the habitat of more than 2 million species. However, the Oceans are changing. Instead of biomass at the surface of the Great Pacific Garbage Patch, we now find 180 more plastic1.

Saber mais
O semáforo do ruído
Mai16

O semáforo do ruído

Uma estranha geringonça colocada na parede do refeitório da Educação Pré-Escolar do Colégio dos Plátanos está a mudar o ambiente daquele espaço. O ruído tem os dias contados… Façamos como nos filmes e voltemos um pouco atrás para explicar o que acontec …

Saber mais
Planeta Rolhinhas – O Ambiente na Rede Pinterest
Jan30

Planeta Rolhinhas – O Ambiente na Rede Pinterest

As redes sociais e a curadoria de conteúdos podem ser um bom aliado do trabalho das escolas (também) sobre a temática ambiental. São ferramentas de uso simples, têm uma legião de fãs e evitam dispersão no acesso a informação relevante. Em vez de se lutar contra elas, talvez fosse melhor integrá-las no quotidiano escolar. O Trabalho de Projeto é um campo muito favorável para explorar todo o seu potencial e a rede Pinterest é um bom exemplo disso, tal como o “Planeta Rolhinhas”.

Saber mais
Ruído associado ao tráfego ferroviário…
Jun13

Ruído associado ao tráfego ferroviário…

O ruído tem vindo a ser objecto de diversos estudos ao longo dos anos, sendo uma das ameaças à saúde pública mais disseminada nos países industrializados. A sua redução é por isso necessária, não só por razões de conforto, mas também para atenuar os eventuais efeitos adversos na saúde. A discussão sobre o ruído do tráfego ferroviário tornou-se muito importante em vários países europeus à medida que o transporte ferroviário aumenta e desempenha um papel mais importante no processo de tornar os transportes mais ecológicos. O ruído proveniente do tráfego ferroviário depende da velocidade do comboio, do tipo de motor, dos vagões, dos trilhos e das fundações. Existem evidências científicas que apontam os indivíduos cronicamente expostos a elevados níveis de ruído ambiente, como tendo maior probabilidade de vir a apresentar, por exemplo, perturbações do sono, problemas cardiovasculares e de saúde mental. Problemas que importa obviar!

Saber mais