Mercúrio: um problema invisível
Jun14

Mercúrio: um problema invisível

Para a Organização Mundial de Saúde o Mercúrio é um dos dez elementos ou grupos de elementos químicos que apresentam problemas especiais de saúde pública. A população geral está exposta a mercúrio através da ingestão de alimentos contaminados (principalmente peixes predadores e marisco) e através da exposição a vários produtos de consumo que contêm mercúrio como por exemplo cosméticos, produtos de higiene e cuidados pessoal, detergentes e medicamentos. Perante este problema os alunos Afonso Mota, Bernardo Alves e João Leal, desenvolveram um estudo, onde avaliaram os níveis de contaminação de uma população de jovens entre os 12 e os 18 anos. Este estudo revelou-se inovador pois até à data não existiam outras investigações que envolvessem este escalo etário. Como forma de comunicar o trabalho, de uma forma criativa e transversal a diferentes públicos, elaboraram uma história em Banda Desenhada. O trabalho criativo e técnico foi da responsabilidade do aluno Miguel Guerreiro com a orientação da Professora de Artes Visuais, Sofia Caranova.

Saber mais
Mercúrio: um problema invisível
Jun11

Mercúrio: um problema invisível

Para a Organização Mundial de Saúde o Mercúrio é um dos dez elementos ou grupos de elementos químicos que apresentam problemas especiais de saúde pública. A população geral está exposta a mercúrio através da ingestão de alimentos contaminados (principalmente peixes predadores e marisco) e através da exposição a vários produtos de consumo que contêm mercúrio como por exemplo cosméticos, detergentes e medicamentos, ou ainda através de exposição involuntária a produtos que contêm mercúrio na sua composição como por exemplo pilhas, equipamentos elétricos e eletrónicos, lâmpadas fluorescentes e equipamentos médicos (p. ex. termómetros e esfigmomanómetros), cosméticos, produtos de higiene. O vídeo baseia-se num estudo onde foi avaliado o nível de contaminação de uma população de jovens portugueses, entre os 12 e os 15 anos, através de análise de amostras de cabelo e de produtos de consumo. Perante resultados surpreendentes e preocupantes, procurou-se recolher testemunhos de cidadãos comuns, visando a sensibilização para este problema.

Saber mais
O impacto dos alimentos na saúde e no ambiente
Jun5

O impacto dos alimentos na saúde e no ambiente

Todos sabemos o quão importante uma alimentação saudável e equilibrada é para cada um de nós. Contudo, este cuidado pode também ser benéfico para o meio ambiente. Ao utilizarmos produtos biológicos e produzidos a nível local, como forma de estruturar uma melhor alimentação, estamos não só a contribuir para o nosso bem estar, como também para o das populações, tanto na atualidade como no futuro.

Saber mais
Despensa d’Aromas – Produtos a Granel
Mai3

Despensa d’Aromas – Produtos a Granel

Entrevista ao responsável da Despensa d’Aromas – Loja de produtos biológicos

Saber mais
Semana do Ambiente – Insustentabilidade Ambiental
Abr19

Semana do Ambiente – Insustentabilidade Ambiental

Pretendemos com esta atividade sensibilizar a comunidade para gravidade da insustentabilidade ambiental particularmente quando abordamos temáticas como a brutalidade do impacto global do desperdício alimentar. É impressionante como uns vivem com tanto enquanto outros sobrevivem(?) com tão pouco.

Saber mais
A Maior Lição do Mundo – Rota Eco
Abr15

A Maior Lição do Mundo – Rota Eco

Os alunos do Agrupamento de Escolas de Caneças (AEC) estão a “escrever um livro eco”. A convite das coordenadoras do Eco-Escolas da Escola Secundária de Caneças e da Escola Básica de Castanheiros, alunos e professores das seis escolas que constituem o agrupamento registam os seus testemunhos sobre a necessidade de todos protegerem o planeta Terra, para além de realizarem uma reflexão sobre o papel do Programa Eco-Escolas no Agrupamento. O entusiasmo e a qualidade das páginas já produzidas determinam uma secreta esperança: candidatura a eco-agrupamento no próximo ano.

Saber mais