Sopa de tubarão provoca sangue nos oceanos
Mar30

Sopa de tubarão provoca sangue nos oceanos

No ano passado, apenas 6 pessoas foram mortas por este animal. No entanto, o Homem é responsável por causar a morte a 97 milhões de tubarões todos os anos.

Saber mais
O legado do Coronavírus
Mar27

O legado do Coronavírus

Após o impacto brutal que o coronavírus teve, estão a chegar as ondas de choque ao nosso quotidiano. Os medos, os anseios e o isolamento estão a dar origem a novos hábitos. Os comportamentos da sociedade globalizada estão a ser postos em causa, imprimindo pressão para uma mudança urgente e indispensável. Estaremos a construir um legado sustentável para a sociedade ou estaremos a cometer erros?

Saber mais
Coronavírus – Sustentabilidade imposta à humanidade
Mar20

Coronavírus – Sustentabilidade imposta à humanidade

Portugal encontra-se atualmente em quarentena devido ao coronavírus, que gerou o caos em todo o mundo. Apesar de ter de ficar em casa de quarenta aparentar ser algo simples, torna-se uma dura realidade para qual a sociedade acordou e tem demonstrado dificuldades em lidar com este novo desafio que nos foi colocado. No entanto, esta nova realidade tem revelado indícios de que alguns indicadores de poluição diminuíram drasticamente, motivados pela desaceleração da produção industrial e do turismo de massas. Todavia há um aspeto que está no pensamento de muitos, a exposição excessiva à dependência externa de produtos de primeira necessidade. Face a isto, surgem pequenas soluções que poderiam tornar a nossa sociedade mais sustentável. Algumas dessas soluções passam por ter uma horta em casa ou até uma galinha, que poderiam aliviar o frenesim causador de atos de açambarcamento que todos facilmente conseguimos observar.

Saber mais
Mesas de Natal – uma Eco-Festa em Figueiró dos Vinhos
Jan28

Mesas de Natal – uma Eco-Festa em Figueiró dos Vinhos

No dia 17 de Dezembro na Escola Secundária de Figueiró dos Vinhos, dinamizou-se a atividade “Mesas de Natal”. Diretores de Turma e docentes envolvidos nos Projetos Eco-Escolas e Jan Amos Comenius, promoveram a Educação Ambiental e a Cidadania através de valores como espírito reflexivo e criativo, solidariedade, cooperação e partilha. Alunos do 7º ao 12º anos, decoraram as mesas com motivos alusivos à quadra, não faltando a respetiva gastronomia. Muitos alimentos foram confecionados com produtos regionais oferecidos pelas famílias, serviu-se fruta de época, evitaram-se os alimentos processados e assim sensibilizou-se os presentes para a importância da alimentação saudável. As mesas foram decoradas com produtos naturais ou reutilizados, as toalhas eram de tecido e os utensílios de cerâmica, vidro e inox e na maioria das mesas serviu-se sumos, chá frio e chá quente. Destacaram-se as mesas “Eco-Escolas” e ” Ambiente” pela mensagem inerente “todos devemos cuidar da nossa casa – a TERRA”.

Saber mais
Lanche Saudável
Jan22

Lanche Saudável

Durante a semana da alimentação os alunos do 5ºano foram desafiados pela enfermeira Margarida do Centro de Saúde da Azambuja, a trazerem um lanche saudável e criativo, decorado de forma original, no sentido de sensibilizar para a necessidade de minimizar o consumo de açúcar por parte das crianças. Esta atividade foi realizada em articulação com as disciplinas de Ciências Naturais, Educação para a Cidadania e Desenvolvimento e TIC.

Saber mais
Da cozinha à terra, da horta à mesa
Dez6

Da cozinha à terra, da horta à mesa

Agrupamento de Escolas da Sé – Lamego sensibiliza comunidade para uma alimentação saudável e sustentável.

Saber mais