Globalização – O nascimento uma aldeia global
Abr3

Globalização – O nascimento uma aldeia global

Na Idade Média, uma carta demorava, por vezes, semanas a chegar ao seu destinatário. Hoje em dia, obtemos informação (e desinformação) de lugares remotos em apenas segundos e podemos até “ver” digitalmente alguém que esteja a centenas de quilómetros de distância. Ao estudarmos os aspetos da Globalização, observamos a ampliação das relações entre o local e o global por meio do grande fluxo de informações. O Fundo Monetário Internacional definiu em 2000 quatro aspetos básicos da globalização: comércio e transações financeiras; movimentos de capital e de investimento; migração e movimento de pessoas; disseminação de conhecimento.

Saber mais
A Biodiversidade num Parque Urbano
Mar30

A Biodiversidade num Parque Urbano

Os Parques Urbanos para além de representarem as zonas verdes das cidades, promovem a educação ambiental e a sensibilização das populações para o resguardo dos recursos naturais, funcionando como um local de interação entre os cidadãos e a natureza. A iniciativa dos utilizadores dos Parques, podem constituir importantes veículos de promoção da sua Biodiversidade, especialmente em momentos de crise, como o que se vive atualmente, causada pela Pandemia CoViD19 que obrigou ao encerramento temporário do Parque da Devesa.

Saber mais
Sopa de tubarão provoca sangue nos oceanos
Mar30

Sopa de tubarão provoca sangue nos oceanos

No ano passado, apenas 6 pessoas foram mortas por este animal. No entanto, o Homem é responsável por causar a morte a 97 milhões de tubarões todos os anos.

Saber mais
O legado do Coronavírus
Mar27

O legado do Coronavírus

Após o impacto brutal que o coronavírus teve, estão a chegar as ondas de choque ao nosso quotidiano. Os medos, os anseios e o isolamento estão a dar origem a novos hábitos. Os comportamentos da sociedade globalizada estão a ser postos em causa, imprimindo pressão para uma mudança urgente e indispensável. Estaremos a construir um legado sustentável para a sociedade ou estaremos a cometer erros?

Saber mais
Coronavírus – Sustentabilidade imposta à humanidade
Mar20

Coronavírus – Sustentabilidade imposta à humanidade

Portugal encontra-se atualmente em quarentena devido ao coronavírus, que gerou o caos em todo o mundo. Apesar de ter de ficar em casa de quarenta aparentar ser algo simples, torna-se uma dura realidade para qual a sociedade acordou e tem demonstrado dificuldades em lidar com este novo desafio que nos foi colocado. No entanto, esta nova realidade tem revelado indícios de que alguns indicadores de poluição diminuíram drasticamente, motivados pela desaceleração da produção industrial e do turismo de massas. Todavia há um aspeto que está no pensamento de muitos, a exposição excessiva à dependência externa de produtos de primeira necessidade. Face a isto, surgem pequenas soluções que poderiam tornar a nossa sociedade mais sustentável. Algumas dessas soluções passam por ter uma horta em casa ou até uma galinha, que poderiam aliviar o frenesim causador de atos de açambarcamento que todos facilmente conseguimos observar.

Saber mais
Gostas da vista? Preserva-a!
Mar16

Gostas da vista? Preserva-a!

Portugal foi eleito o melhor destino do mundo de 2019 e ganhou 13 “óscares” de turismo, atraindo um ‘tsunami’ de turistas. Esta massificação do turismo traz sérios impactos ambientais, deixando problema à vista de todos… o lixo e a destruição os espaços envolventes, fazendo assim com que o destino mais apetecível se torne o pesadelo para os outros. Para se manter a excelência de Portugal é preciso um turismo mais sustentável e responsável. Admira-o, mas respeita-o!

Saber mais