Alunos do 8º ano , do ecoescolas,  avaliam o estado ecológico  da praia de VRSA e promovem limpeza.
Jul10

Alunos do 8º ano , do ecoescolas, avaliam o estado ecológico da praia de VRSA e promovem limpeza.

Os alunos da Escola Secundária de VRSA, foram recentemente realizar uma saída de campo na praia de VRSA, caminho dos três pauzinhos. Registaram alguns problemas ambientais tais como: a pressão antrópica , o turismo desenfreado que quer ocupar o litoral de VRSA, promovendo um “privataria” (privatização) em toda a praia, A venda do litoral é uma realidade em Monte Gordo, esperamos que o plano de ocupação, respeite o equilíbrio ambiental da bonita praia dos três pauzinhos e que a ocupação não se verifique. A praia neste momento está livre de plástico, tem plantas autóctones da região dunar, reconhecendo-se uma típica sucessão ecológica, mas atenção porque os turistas só agoram começam a chegar. Esta praia possui águas calmas e é sossegada, é protegida por associações ambientais de cidadãos que defendem esta maravilha natural do município. No final fomos todos provar a água quentinha e houve muita brincadeira à mistura. Missão realizada com muito sucesso, a limpeza da praia cumprida.

Saber mais
Greve Climática Estudantil : gerações unidas pela justiça climática
Jul3

Greve Climática Estudantil : gerações unidas pela justiça climática

No passado dia 24 de maio, em Lisboa, milhares de jovens aderiram à Greve Climática Estudantil. Unidos pela defesa da Terra, e. reivindicando justiça climática, ecoavam frases como “Não há planetas B”, ” Sr. Primeiro-Ministro, explique-me por favor, porque é que no inverno ainda faz calor?” entoadas a plenos pulmões. Apesar de se tratar de uma Greve Climática Estudantil encontravam-se a protestar cidadãos de todas as idades, ilustrando com mais veemência a transversalidade deste flagelo, comum a todas as gerações, nomeadamente as vindouras.

Saber mais
O Equilíbrio de Cada Dia
Jun17

O Equilíbrio de Cada Dia

O desperdício alimentar tem sido alvo de especial atenção por parte das identidades portuguesas e europeias responsáveis pela diminuição da quantidade de alimentos que acaba no lixo, e que nos têm sensibilizado para a adopção de uma nova postura face a esta problemática. Mas afinal o que temos feito para contribuir para uma concepção de alimentação mais sustentável?

Saber mais
As obreiras da Vida – abelha – Apis mellífera
Jun16

As obreiras da Vida – abelha – Apis mellífera

As abelhas são indispensáveis para a manutenção da vida na Terra. Cerca de 80% das plantas dependem da sua ação como polinizadores para se reproduzirem. Dos alimentos que consumimos aproximadamente dois terços são produzidos com a ajuda das abelhas. Atualmente assiste-se a uma diminuição das populações de abelhas que habitam em várias regiões do planeta. A mudança climática, a intensificação da agricultura e as mudanças constantes do uso das terras agrícolas são as principais ameaças à espécie. Outras razões incluem a poluição agrícola e perda de habitat devido ao desenvolvimento urbano e ainda a introdução de espécies invasoras, como as vespas asiáticas, que destroem por completo colmeias inteiras. Acresce-se a multiplicação de doenças fatais que obrigam os apicultores a queimar toda a colmeia, como forma de evitar o contágio.

Saber mais
Vegetarianism – A lifestyle that can help our future
Jun16

Vegetarianism – A lifestyle that can help our future

The America Diet has spread in the last decades and put at stake both our health and the Earth’s sustainability. Over the last few years, however, even more people are caring about their health and are aware of the planet´s sustainability so that the next generation’s future is assured. Therefore, the number of vegetarian people has been increasing all over the world. Meanwhile, this lifestyle had already been adopted by some scientists, like Albert Einstein.

Saber mais
Glifosato à nossa Porta
Jun15

Glifosato à nossa Porta

Três alunas foram investigar as consequências que a aplicação do glifosato nos passeios da Escola Básica do Alto dos Moinhos poderá ter para a saúde dos alunos, as soluções alternativas para este químico. Permitir que o público após visualizar a reportagem consiga entender que se tem de mudar a forma de agir para bem de todos.

Saber mais