Lanche Saudável
Jan22

Lanche Saudável

Durante a semana da alimentação os alunos do 5ºano foram desafiados pela enfermeira Margarida do Centro de Saúde da Azambuja, a trazerem um lanche saudável e criativo, decorado de forma original, no sentido de sensibilizar para a necessidade de minimizar o consumo de açúcar por parte das crianças. Esta atividade foi realizada em articulação com as disciplinas de Ciências Naturais, Educação para a Cidadania e Desenvolvimento e TIC.

Saber mais
Da cozinha à terra, da horta à mesa
Dez6

Da cozinha à terra, da horta à mesa

Agrupamento de Escolas da Sé – Lamego sensibiliza comunidade para uma alimentação saudável e sustentável.

Saber mais
Alunos do 8º ano , do ecoescolas,  avaliam o estado ecológico  da praia de VRSA e promovem limpeza.
Jul10

Alunos do 8º ano , do ecoescolas, avaliam o estado ecológico da praia de VRSA e promovem limpeza.

Os alunos da Escola Secundária de VRSA, foram recentemente realizar uma saída de campo na praia de VRSA, caminho dos três pauzinhos. Registaram alguns problemas ambientais tais como: a pressão antrópica , o turismo desenfreado que quer ocupar o litoral de VRSA, promovendo um “privataria” (privatização) em toda a praia, A venda do litoral é uma realidade em Monte Gordo, esperamos que o plano de ocupação, respeite o equilíbrio ambiental da bonita praia dos três pauzinhos e que a ocupação não se verifique. A praia neste momento está livre de plástico, tem plantas autóctones da região dunar, reconhecendo-se uma típica sucessão ecológica, mas atenção porque os turistas só agoram começam a chegar. Esta praia possui águas calmas e é sossegada, é protegida por associações ambientais de cidadãos que defendem esta maravilha natural do município. No final fomos todos provar a água quentinha e houve muita brincadeira à mistura. Missão realizada com muito sucesso, a limpeza da praia cumprida.

Saber mais
Greve Climática Estudantil : gerações unidas pela justiça climática
Jul3

Greve Climática Estudantil : gerações unidas pela justiça climática

No passado dia 24 de maio, em Lisboa, milhares de jovens aderiram à Greve Climática Estudantil. Unidos pela defesa da Terra, e. reivindicando justiça climática, ecoavam frases como “Não há planetas B”, ” Sr. Primeiro-Ministro, explique-me por favor, porque é que no inverno ainda faz calor?” entoadas a plenos pulmões. Apesar de se tratar de uma Greve Climática Estudantil encontravam-se a protestar cidadãos de todas as idades, ilustrando com mais veemência a transversalidade deste flagelo, comum a todas as gerações, nomeadamente as vindouras.

Saber mais
O Equilíbrio de Cada Dia
Jun17

O Equilíbrio de Cada Dia

O desperdício alimentar tem sido alvo de especial atenção por parte das identidades portuguesas e europeias responsáveis pela diminuição da quantidade de alimentos que acaba no lixo, e que nos têm sensibilizado para a adopção de uma nova postura face a esta problemática. Mas afinal o que temos feito para contribuir para uma concepção de alimentação mais sustentável?

Saber mais
As obreiras da Vida – abelha – Apis mellífera
Jun16

As obreiras da Vida – abelha – Apis mellífera

As abelhas são indispensáveis para a manutenção da vida na Terra. Cerca de 80% das plantas dependem da sua ação como polinizadores para se reproduzirem. Dos alimentos que consumimos aproximadamente dois terços são produzidos com a ajuda das abelhas. Atualmente assiste-se a uma diminuição das populações de abelhas que habitam em várias regiões do planeta. A mudança climática, a intensificação da agricultura e as mudanças constantes do uso das terras agrícolas são as principais ameaças à espécie. Outras razões incluem a poluição agrícola e perda de habitat devido ao desenvolvimento urbano e ainda a introdução de espécies invasoras, como as vespas asiáticas, que destroem por completo colmeias inteiras. Acresce-se a multiplicação de doenças fatais que obrigam os apicultores a queimar toda a colmeia, como forma de evitar o contágio.

Saber mais