E quando já não houver “volta a dar”?
Ago22

E quando já não houver “volta a dar”?

A população humana, devido ao intenso crescimento populacional, tem vindo a influenciar todo o equilíbrio da nossa casa, o planeta Terra. O dia em que o nosso planeta atinge o “plafond” de recursos naturais é designado por “overshoot day” e, cada vez mais, este dia acontece mais cedo. O último ano em que a humanidade não recorreu a uma quantidade maior de recursos do que aquela que tinha disponível foi em 1970. Dá que pensar!

Saber mais
Entrevista: Jane Goodall e o programa “Roots & Shoots”
Jun14

Entrevista: Jane Goodall e o programa “Roots & Shoots”

Nascida em 3 de abril de 1934, em Londres, Inglaterra, Jane Goodall é um membro altamente respeitado da comunidade científica mundial e é uma grande defensora da preservação ecológica. É Explorer-in-Residence da National Geographic e Mensageira da Paz das Nações Unidas. Esteve em Portugal para o National Geographic Summit. Estando o Colégio Valsassina envolvido neste evento, através do Programa “Roots & Shoots”, foi uma oportunidade única e especial para conhecer um pouco mais sobre Jane Goodall. Agradecemos à Roots & Shoots Portugal e à Dra Susana Roque (FOX, National Geographic) a colaboração na recolha das respostas.

Saber mais
Mercúrio: um problema invisível
Jun14

Mercúrio: um problema invisível

Para a Organização Mundial de Saúde o Mercúrio é um dos dez elementos ou grupos de elementos químicos que apresentam problemas especiais de saúde pública. A população geral está exposta a mercúrio através da ingestão de alimentos contaminados (principalmente peixes predadores e marisco) e através da exposição a vários produtos de consumo que contêm mercúrio como por exemplo cosméticos, produtos de higiene e cuidados pessoal, detergentes e medicamentos. Perante este problema os alunos Afonso Mota, Bernardo Alves e João Leal, desenvolveram um estudo, onde avaliaram os níveis de contaminação de uma população de jovens entre os 12 e os 18 anos. Este estudo revelou-se inovador pois até à data não existiam outras investigações que envolvessem este escalo etário. Como forma de comunicar o trabalho, de uma forma criativa e transversal a diferentes públicos, elaboraram uma história em Banda Desenhada. O trabalho criativo e técnico foi da responsabilidade do aluno Miguel Guerreiro com a orientação da Professora de Artes Visuais, Sofia Caranova.

Saber mais
Mercúrio: um problema invisível
Jun11

Mercúrio: um problema invisível

Para a Organização Mundial de Saúde o Mercúrio é um dos dez elementos ou grupos de elementos químicos que apresentam problemas especiais de saúde pública. A população geral está exposta a mercúrio através da ingestão de alimentos contaminados (principalmente peixes predadores e marisco) e através da exposição a vários produtos de consumo que contêm mercúrio como por exemplo cosméticos, detergentes e medicamentos, ou ainda através de exposição involuntária a produtos que contêm mercúrio na sua composição como por exemplo pilhas, equipamentos elétricos e eletrónicos, lâmpadas fluorescentes e equipamentos médicos (p. ex. termómetros e esfigmomanómetros), cosméticos, produtos de higiene. O vídeo baseia-se num estudo onde foi avaliado o nível de contaminação de uma população de jovens portugueses, entre os 12 e os 15 anos, através de análise de amostras de cabelo e de produtos de consumo. Perante resultados surpreendentes e preocupantes, procurou-se recolher testemunhos de cidadãos comuns, visando a sensibilização para este problema.

Saber mais
O impacto dos alimentos na saúde e no ambiente
Jun5

O impacto dos alimentos na saúde e no ambiente

Todos sabemos o quão importante uma alimentação saudável e equilibrada é para cada um de nós. Contudo, este cuidado pode também ser benéfico para o meio ambiente. Ao utilizarmos produtos biológicos e produzidos a nível local, como forma de estruturar uma melhor alimentação, estamos não só a contribuir para o nosso bem estar, como também para o das populações, tanto na atualidade como no futuro.

Saber mais
Lousada – um destino sustentável
Jun5

Lousada – um destino sustentável

Realizamos esta reportagem com o intuito de descobrir de que forma o turismo no nosso conselho se encontra organizado e se é amigo do ambiente. Para tal, recorremos a pessoas interessadas em ajudar e capazes de nos esclarecer.

Saber mais