Transporte Ferroviário – Eletrificação da Linha do Oeste
Mai31

Transporte Ferroviário – Eletrificação da Linha do Oeste

Na zona Oeste do país existem diversas linhas de comboio e estações repletas de história e arte que merecem não só uma modernização, mas também um reavivamento.

Saber mais
A bateira e o renascer do esteiro
Fev9

A bateira e o renascer do esteiro

Na Ria de Aveiro, as bateiras desempenharam outrora um importante papel no transporte de pessoas, mercadorias e gado.

Saber mais
Ciclofloresta – Por uma floresta mais autóctone
Jan31

Ciclofloresta – Por uma floresta mais autóctone

Inserida nas comemorações do dia Eco-Escolas, a EPATV realizou, no dia 3 de novembro, tal como no ano passado, uma atividade com o propósito de divulgar o tema Floresta (Floresta Autóctone). Esta atividade incluiu a realização de percurso de bicicleta por escolas do concelho, a apresentação de uma performance/peça de teatro, com a duração de 20 minutos e a assinatura por parte das direções das diferentes escolas de um manual de boas práticas (pergaminho), relacionado com a temática da floresta. Concluída a rota por todas as escolas, tudo terminará na EPATV, onde o pergaminho, assinado por todos os diretores, será entregue à Sra. Vereadora da Educação para que possa ser exposto na Biblioteca Municipal.

Saber mais
Planeta Rolhinhas – O Ambiente na Rede Pinterest
Jan30

Planeta Rolhinhas – O Ambiente na Rede Pinterest

As redes sociais e a curadoria de conteúdos podem ser um bom aliado do trabalho das escolas (também) sobre a temática ambiental. São ferramentas de uso simples, têm uma legião de fãs e evitam dispersão no acesso a informação relevante. Em vez de se lutar contra elas, talvez fosse melhor integrá-las no quotidiano escolar. O Trabalho de Projeto é um campo muito favorável para explorar todo o seu potencial e a rede Pinterest é um bom exemplo disso, tal como o “Planeta Rolhinhas”.

Saber mais
Transportes Urbanos de Braga
Out6

Transportes Urbanos de Braga

Após uma sessão de sensibilização para alunos do 5º ano, ocorrida no dia 16 de setembro na escola e da responsabilidade da TUB (transportes públicos urbanos), a Leonor, criou este pequeno texto, transmitindo a sua perceção da mensagem. Quando me mostrou o texto eu lembrei-me: “Porque nâo! Vou colocar nos JRA”. Espero ser o primeiro de muitos, neste novo ano letivo.

Saber mais
Marcha ECB pelo Ambiente
Jun15

Marcha ECB pelo Ambiente

Foi com bastante entusiasmo que os alunos da turma de ensino especial prepararam e participaram na marcha ECB pelo Ambiente, na Vila da Benedita. Foram elaborados trabalhos alusivos ao ambiente, que pretendem transmitir de forma simples o que cada um pode fazer no sentido de garantir a sustentabilidade do mundo atual. Em suma, foi realmente um desafio marcante de participação na mudança de consciência e na vida comunitária. Esta atividade foi muito enriquecedora, interessante e mudou certamente a perspetiva destes jovens em relação à preservação do meio ambiente da região onde vivemos.

Saber mais