Tema JRA: Mobilidade

Um Perigo Verde

Um Perigo Verde

Com o crescente desenvolvimento tecnológico e industrial, as últimas décadas trouxeram um crescimento das estruturas nas cidades europeias. Conjugar o urbanismo nos espaços citadinos com a natureza é um desafio crescente que exige cada vez mais intervenção e inovação nos tempos atuais. A substituição de espaços verdes por infraestruturas é um erro muito frequente que traz consequências a curto e longo prazo, uma vez que a vegetação nas cidades é essencial para a sustentabilidade das mesmas.

Aeroporto do Montijo: uma solução “mascarada”

Aeroporto do Montijo: uma solução “mascarada”

Desde 1969 que se discutem as localizações para a construção de um novo aeroporto na Área Metropolitana de Lisboa, em resposta ao aumento do tráfego aéreo, que desde aquela altura se começara a fazer notar no atual aeroporto Humberto Delgado. Só em 2014 é que se considerou a antiga BA6, localizada no Montijo, como futuro local de construção do aeroporto. Este projeto, tutelado pela ANA, tem sido alvo de fortes críticas relativamente à verdadeira extensão dos impactos ambientais a ele associados.

Concentração populacional nos grandes centros urbanos: principais causas e efeitos

Concentração populacional nos grandes centros urbanos: principais causas e efeitos

Ao longo das últimas décadas, associado ao aumento da população mundial, tem-se verificado um aumento do número de habitantes nos grandes centros urbanos e com isso novos tipos de problemas sociais, económicos e ambientais. É imperativo que as cidades tenham capacidade de resiliência de forma a garantir a qualidade de vida de quem nelas vive.

Ciclovias um desafio inacabado

Ciclovias um desafio inacabado

Ílhavo, um concelho que quer apostar na qualidade de vida e na construção de vias ecológicas, pedonais e cicláveis. É uma cidade ancorada ao mar, dispersa nas suas freguesias e, mesmo que encostada à cidade de Aveiro, não tem ainda uma solução integral e completa que dê resposta aos ciclistas para circularem em segurança até ao mar ou até Aveiro. Mesmo as escolas da Cidade permanecem com ligações interrompidas entre si.