Move-te com o Rock in Rio
Jun28

Move-te com o Rock in Rio

Vídeo integrado no programa Jovens Repórteres para o Ambiente, desta vez na missão Rock in Rio Lisboa 2018. O objetivo foi analisar se os festivaleiros conheciam as diferentes formas de chegar ao evento e principalmente, se optavam por vir nos meios de transporte mais sustentáveis.

Saber mais
A mobilidade sustentável em Lisboa é Gira!
Jun14

A mobilidade sustentável em Lisboa é Gira!

A mobilidade em Lisboa é gira. É com este slogan que a Câmara Municipal de Lisboa dá a conhecer o projeto Gira, o sistema de bicicletas partilhadas de Lisboa. Foi lançado oficialmente no mês setembro de 2017, na zona do Parque das Nações, depois de cerca de três meses de testes no mesmo local. Com este projeto, a Câmara Municipal de Lisboa pretende transformar Lisboa numa cidade mais acessível, menos poluída, com menos ruído e muito menos stress. Segundo a CML, Lisboa já tem 60 quilómetros de ciclovias (o próximo objetivo será aumentar para 150). Até março já tinham sido vendidos mais de 5000 passes anuais. José, 40 anos, sempre viveu em Lisboa e já é um utilizador regular destas bicicletas. Um pouco por toda a cidade é possível encontrar estações de bicicletas Gira, o que permite a este projeto esteja acessível a um número cada vez maior de utilizadores.

Saber mais
A mobilidade sustentável em Lisboa é Gira!
Jun11

A mobilidade sustentável em Lisboa é Gira!

A mobilidade em Lisboa é gira. É com este slogan que a Câmara Municipal de Lisboa (CML) dá a conhecer o projeto Gira, que é o nome do sistema de bicicletas partilhadas de Lisboa, gerido pela EMEL. Foi lançado oficialmente no mês setembro de 2017, na zona do Parque das Nações, depois de cerca de três meses de testes no mesmo local. Os passes anuais custam 25 euros,os mensais ficarão por 15 euros, e que o bilhete diário custará 2 euros, sendo por isso especialmente concebido para turistas. Com este projeto, a Câmara Municipal de Lisboa pretende transformar Lisboa numa cidade mais acessível, menos poluída, com menos ruído e muito menos stress. Segundo a CML, Lisboa já tem 60 quilómetros de ciclovias e o próximo objetivo será aumentar este número para 150. Um pouco por toda a cidade é possível encontrar estações de bicicletas Gira, o que permite a este projeto esteja acessível a um número cada vez maior de utilizadores. Para utilizar estas bicicletas basta descarregar a App Gira, escolher o passe que mais se adequa, procurar uma estação disponível e selecionar a bicicleta preferida (há dois modelos, as bicicletas clássicas e as elétricas). Depois é só usufruir deste sistema, por lazer ou nas deslocações para o trabalho.

Saber mais
Um “REMEDIO” para os problemas de mobilidade
Mai27

Um “REMEDIO” para os problemas de mobilidade

O projeto REMEDIO Interreg MED, que visa testar medidas de baixo teor de carbono em quatro cidades europeias: Loures, Treviso, Split e Salónica, irá colocar em prática o conceito de mobilidade sustentável e, cumulativamente, promover avaliações de qual …

Saber mais
“ Eixo Verde e Azul ”
Abr3

“ Eixo Verde e Azul ”

Concelhos juntam-se para criar um “pulmão” de Queluz ao Jamor. Foi aprovado o desenvolvimento do “corredor verde”. Consiste na construção de ciclovias e caminhos pedestres com cerca de 15 quilómetros, que vai ligar os concelhos de Oeiras, Sintra e Amadora. Neste projeto vão ser investidos cerca de 11,3 milhões de euros e vai ter um prazo de execução de, pelo menos, três anos, beneficiando no total 60 mil cidadãos.

Saber mais
Superconductors: An answer to energy concerns
Mar25

Superconductors: An answer to energy concerns

Energy is central to sustainable development. At this point in time, our relationship with it is pretty much symbiotic. It has become instrumental for each and every one of us and, therefore, one of our major global concerns, particularly when talking about energy resources and whether they are sustainable on a long-term scale. Can superconductivity be the answer to our troubles?

Saber mais