Praia da Tocha – 26 anos Bandeira Azul
Jun20

Praia da Tocha – 26 anos Bandeira Azul

Esta reportagem visa realçar a importância do programa Bandeira Azul, o valor da Praia da Tocha e a sua qualidade ambiental estando apta para ser galardoada com a Bandeira Azul já ao longo de 26 anos!  

Saber mais
“Sopa de Plástico” – no futuro teremos ainda peixe nos oceanos?
Jun15

“Sopa de Plástico” – no futuro teremos ainda peixe nos oceanos?

Qualquer tipo de lixo pode ser encontrado nos oceanos. Vidro, Metal, Madeira, Papel, Têxteis e, nomeadamente, os detritos Plásticos tornaram-se uma ameaça global tanto para os ecossistemas marinhos como para a sobrevivência de espécies marinhas ou para outros membros da cadeia alimentar, incluindo os seres humanos. Todos os anos, milhões de toneladas de lixo marinho acabam nos mares e oceanos. É um problema ambiental emergente que afeta todo o mundo, destruindo habitats e pondo em risco a biodiversidade.

Saber mais
Oceans’ Plastic Soup  –  Shall we have more marine debris than fish in the sea?
Jun15

Oceans’ Plastic Soup – Shall we have more marine debris than fish in the sea?

Any kind of trash can get into the ocean. Glass, metal, wood, paper, textiles and, namely, plastic debris have become a global threat either for the marine ecosystems and the survival of marine species or for other members of the food chain including humans. Every year millions of tons of marine litter end up in the seas and oceans. Marine litter is an emerging environmental problem affecting the whole world affecting habitats and biodiversity.

Saber mais
Qual é o papel dos pescadores na prevenção do lixo marinho?
Jun15

Qual é o papel dos pescadores na prevenção do lixo marinho?

Infelizmente o mar tem sido um grande alvo da nossa poluição e o lixo marinho está a ser um problema para a nossa sociedade. Que medidas de prevenção já foram tomadas pela APLM? E como podem interferir, neste problema, as pessoas que mais estão em ligação com os nossos oceanos?

Saber mais
O Lixo marinho e o rio Tejo
Jun14

O Lixo marinho e o rio Tejo

Os oceanos cobrem cerca de 70 % da superfície do nosso planeta e há lixo marinho praticamente por toda a parte. O lixo marinho, principalmente os plásticos, ameaça não só a saúde dos nossos mares e costas, mas também a nossa economia e as nossas comunidades. A maior parte desse lixo provém de atividades terrestres. De acordo com a Agência Portuguesa do Ambiente, cerca de 80% dos detritos do meio marinho entraram no mar através dos rios. O lixo marinho é composto por materiais sólidos fabricados ou transformados (por exemplo, plástico, vidro, metal e madeira), que vão parar ao ambiente marinho de uma forma ou de outra. Uma das formas de chegar ao mar é através dos rios que transportam milhares de toneladas de plásticos que aí são colocados de forma directa, por descuido ou desleixo, ou não conseguem ser tratados pelas ETAR (como é o caso dos suportes dos cotonetes). Neste contexto, preocupamo-nos em abordar este assunto tendo como pano de fundo o Rio Tejo, no Parque das Nações. Autoras: Mariana Teixeira, Sofia Nascimbeni e Maria Tavares Turma: 8.ºC

Saber mais
Málaga, sol e praia: Impacto ambiental dos Chiringuitos
Jun14

Málaga, sol e praia: Impacto ambiental dos Chiringuitos

Este slideshow necessita de JavaScript. As praias de Málaga estão entre as mais recomendadas. Aliado a estas caraterísticas a preocupação ambiental tem de estar presente em zonas balneares. Através da atividade de alguns estabelecimentos, conhecidos co …

Saber mais