Tema JRA: Litoral

Caravelas-portuguesas: um aviso ambiental?

Caravelas-portuguesas: um aviso ambiental?

No mês de Maio foi relatado um aumento da presenças de “caravelas-portuguesas” em várias praias de Portugal. Num espaço de 5 dias foi reportado que inúmeros animais desta espécies arrojaram na costa em diferentes pontos do país. Especialistas alertam para a relação destes episódios com aumento da temperatura dos oceanos.

O litoral e o efeito das tempestades

O litoral e o efeito das tempestades

Durante os dias em que as tempestades Elsa e Fabien assolaram a nossa região, muitos detritos foram trazidos pelos rios. Dias depois, a madeira continua espalhada pelas praias do concelho de Matosinhos.

A pandemia mais perigosa, ainda é a ignorância humana.

A pandemia mais perigosa, ainda é a ignorância humana.

A pandemia trouxe desafios excecionais para a humanidade, tendo esta de se adaptar, recorrendo aos plásticos, o seu novo aliado. Uma noção renovada de resíduos hospitalares surgiu, assim como, uma responsabilidade e necessidade coletiva acrescidas. Apesar de tudo, começa-se a ver novos plásticos descartados e abandonados nas ruas, sarjetas e finalmente nos oceanos. Esta massiva utilização de máscaras e luvas está a criar um tsunami de resíduos rumo ao oceano. Mesmo em tempos de pandemia, a ignorância humana continua a ser um dos maiores perigos que temos de enfrentar. Será este o sinal de que realmente precisamos de mudar?

Biodiversidade na praia das Avencas

Biodiversidade na praia das Avencas

Numa manhã do mês de fevereiro de 2020, na Área Marinha Protegida das Avencas, um santuário de biodiversidade, registámos inúmeras imagens de seres vivos, bem como de outros elementos da paisagem, que, com as suas cores, formas e movimentos, conferem a este ecossistema costeiro uma enorme diversidade e beleza.
O nossos olhares (e as nossas câmaras) dirigiram-se para os enclaves rochosos onde se fixam as anémonas, para as poças de maré onde se movimentam estrelas-do-mar, para as fissuras das rochas onde se escondem, na maré baixa, pequenos peixes, para as lajes de pedra seca onde se fixam com grande força as lapas.