Tema JRA: Litoral

Invasoras – Perigo!

Invasoras – Perigo!

Uma planta invasora é uma planta que foi transportada da sua terra-natal para outra região, é uma planta que se desenvolve muito e acaba por danificar os ecossistemas, causando grandes prejuízos – excerto de um póster exposto. A nossa escola associou-se ao primeiro evento “Semana Nacional Sobre Espécies Invasoras”, que decorreu de 10 a 18…

Caravelas-portuguesas: um aviso ambiental?

Caravelas-portuguesas: um aviso ambiental?

No mês de Maio foi relatado um aumento da presenças de “caravelas-portuguesas” em várias praias de Portugal. Num espaço de 5 dias foi reportado que inúmeros animais desta espécies arrojaram na costa em diferentes pontos do país. Especialistas alertam para a relação destes episódios com aumento da temperatura dos oceanos.

O litoral e o efeito das tempestades

O litoral e o efeito das tempestades

Durante os dias em que as tempestades Elsa e Fabien assolaram a nossa região, muitos detritos foram trazidos pelos rios. Dias depois, a madeira continua espalhada pelas praias do concelho de Matosinhos.

A pandemia mais perigosa, ainda é a ignorância humana.

A pandemia mais perigosa, ainda é a ignorância humana.

A pandemia trouxe desafios excecionais para a humanidade, tendo esta de se adaptar, recorrendo aos plásticos, o seu novo aliado. Uma noção renovada de resíduos hospitalares surgiu, assim como, uma responsabilidade e necessidade coletiva acrescidas. Apesar de tudo, começa-se a ver novos plásticos descartados e abandonados nas ruas, sarjetas e finalmente nos oceanos. Esta massiva utilização de máscaras e luvas está a criar um tsunami de resíduos rumo ao oceano. Mesmo em tempos de pandemia, a ignorância humana continua a ser um dos maiores perigos que temos de enfrentar. Será este o sinal de que realmente precisamos de mudar?