O relevo do litoral entre o Cabo Espichel e a Costa de Caparica
Mai23

O relevo do litoral entre o Cabo Espichel e a Costa de Caparica

Entre o cabo Espichel e a Costa de Caparica existe um litoral repleto de formas de relevo, esculpidas quer pelo mar, quer por outros agentes erosivos. A sua formação é exemplo, não só da dinâmica recente do oceano, mas de processos geológicos que ocorreram há milhões de anos atrás. Para além das formas de relevo é importante referir a existência de um sistema dunar parcialmente destruído e que atualmente conta com um programa para a sua recuperação. Conhecer estes “monumentos naturais” e a função dos sistemas dunares para a proteção da costa é fundamental para a sua preservação. Saída de Campo de Geografia 8º ano Escola Alemã de Lisboa Ano Letivo 2017/2018

Saber mais
“AQUÍFEROS do ALGARVE em ALERTA”
Mai16

“AQUÍFEROS do ALGARVE em ALERTA”

É muito importante preservarmos os aquíferos da nossa região, consumindo a água de forma sustentável, evitando a infiltração de água salgada e a sua contaminação antrópica. Devemos estar conscientes que a água assume um papel fundamental no desenvolvimento da nossa região, em atividades de primordial importância como a agricultura e o turismo.Ao divulgarmos esta entrevista pretendemos sensibilizar toda a comunidade, em particular a comunidade escolar para a importância de preservarmos as nossas reservas de água subterrânea, poupando a água que consumimos bem como evitando a sua contaminação. Entrevista à Dr.ª Edite Reis(licenciada em Engenharia Geológica pela Universidade de Aveiro, com mestrado em Geologia Económica e Aplicada pela Faculdade de Ciências de Lisboa) -Técnica Superior da Agência Portuguesa do Ambiente(APA) que exerce funções na Administração da Região Hidrográfica do Algarve (ARH). (janeiro de 2018)

Saber mais
Erosão Costeira nas praias de Vila Real ST. António
Mai2

Erosão Costeira nas praias de Vila Real ST. António

Ao caminhar nas praias, apercebe-nos da enorme actividade da zona dunar, área que está em constante mudança e com uma maior dinâmica durante o ano de 2018. Os passadiços locais estão praticamente cobertos de areia ou enterrados, a configuração da praia está totalmente transfigurada, relativamente a 2017, devido à grande intensidade do vento. A juntar à força eólica, está a subida do nível médio do mar, resultado das alterações climáticas, estando a área de praia em VRSA, a diminuir significativamente . A pressão humano aumentou imenso, com um enorme passadiço em Monte Gordo, uma das principais praias, que agora parece um estaleiro em obras, com a colocação de bares e outros apoios em plena areia. Urge fazer a questão – Qual será o futuro das praias de VRSA,? Em suma: a pressão antrópica intensifica-se na zona. O vento, esse, não para e toma conta de tudo, parecendo “zangado”, com tanta pressão nas praias.

Saber mais
Abrasão marinha e alterações climáticas colocam casas em risco
Abr28

Abrasão marinha e alterações climáticas colocam casas em risco

Do lado sul da praia da Consolação existe uma habitação construída no cimo de uma arriba, em que parte da casa está apoiada por traves de madeira e vigas. Estes suportes só estão seguros devido à arriba, mas eles já não está no seu melhor estado, visto que a construção já tem uma certa idade e as vigas começam a ficar frágeis por suportar tanto peso. A abrasão provocada pelo batimento das ondas na base da arriba e o próprio peso da habitação são possíveis causas de um futuro desabamento.

Saber mais
Assoreamento da foz do rio Cávado
Mar13

Assoreamento da foz do rio Cávado

Nos últimos anos, Esposende tem sido alvo de um problema ambiental que tem consequências tanto a nível social como a nível económico, o assoreamento da foz do rio Cávado.

Saber mais
Zona Costeira em risco na Nazaré
Fev27

Zona Costeira em risco na Nazaré

O esporão onde se encontrava este farol, na Nazaré, levou à maior deposição de sedimentos de um lado (Norte). Simultaneamente, impedia que se depositassem do lado oposto (Sul) Assim, a erosão atuou intensificadamente nas rochas que suportavam o farol, acabando por levar à sua queda.

Saber mais