Alunos do 8º ano , do ecoescolas,  avaliam o estado ecológico  da praia de VRSA e promovem limpeza.
Jul10

Alunos do 8º ano , do ecoescolas, avaliam o estado ecológico da praia de VRSA e promovem limpeza.

Os alunos da Escola Secundária de VRSA, foram recentemente realizar uma saída de campo na praia de VRSA, caminho dos três pauzinhos. Registaram alguns problemas ambientais tais como: a pressão antrópica , o turismo desenfreado que quer ocupar o litoral de VRSA, promovendo um “privataria” (privatização) em toda a praia, A venda do litoral é uma realidade em Monte Gordo, esperamos que o plano de ocupação, respeite o equilíbrio ambiental da bonita praia dos três pauzinhos e que a ocupação não se verifique. A praia neste momento está livre de plástico, tem plantas autóctones da região dunar, reconhecendo-se uma típica sucessão ecológica, mas atenção porque os turistas só agoram começam a chegar. Esta praia possui águas calmas e é sossegada, é protegida por associações ambientais de cidadãos que defendem esta maravilha natural do município. No final fomos todos provar a água quentinha e houve muita brincadeira à mistura. Missão realizada com muito sucesso, a limpeza da praia cumprida.

Saber mais
Plastic soup – a threatening reality
Jun15

Plastic soup – a threatening reality

Contradicting what some people still think, plastic is not only devastating marine ecosystems but also ending in our plates. More and more plastic is floating in our oceans and seas. Coming from trash irresponsibly thrown away, from discarded fishnets, from brushing our teeth or from washing synthetic clothing, tons of plastic wastes have been forming huge toxic plastic soup gyres threatening both marine and human life. The students from Caneças High School have been both debating this hot topic in class and initiating a awareness campaign.

Saber mais
Liberta-te
Jun15

Liberta-te

O plástico tornou-se numa realidade do nosso quotidiano, ao ponto de sufocar os mares e todos os seres vivos que dele dependem. Mais de 400 milhões toneladas de plásticos são produzidos anualmente, nos últimos 10 anos produzimos mais plástico do que nos últimos 100 anos e apenas 9% dele é reciclado! A cada minuto são produzidos 10 milhões sacos de plástico. O plástico está a aumentar tanto, que no próximos próximos 50 anos, os oceanos irão conter mais plástico do que peixes! Não deixe que o plástico se torne parte de nós e que domine o nosso destino, está na hora de alterar esta situação!

Saber mais
O futuro submerso no reflexo da água
Jun15

O futuro submerso no reflexo da água

O ritmo crescente da acelerada elevação do nível dos oceanos está a por em causa populações, infraestruturas, edifícios e ecossistemas da nossa orla costeira. O aumento global do nível das águas do mar não está a avançar a um ritmo constante. Em vez disso, a cada ano, o aumento do nível dos oceanos tem vindo a acelerar. Há estudos que indicam, caso o ritmo atual se mantenha, os oceanos podem estar, em média, 66 centímetros mais elevados até ao final do século, afundando o nosso futuro.

Saber mais
Poluição nas praias” / “Polluted beaches
Jun14

Poluição nas praias” / “Polluted beaches

O filme descreve de forma muito resumida o problema da poluição das praias e apela para a limpeza das mesmas.

Saber mais
Microplásticos, um Macroproblema
Jun14

Microplásticos, um Macroproblema

Vivemos rodeados de plásticos. Pela versatilidade, leveza e baixo custo, produzem-se massivamente. A sua má utilização, tratamento e reciclagem, transporta elevadas quantidades para mares, rios ou praias. Um estudo de alunas do Colégio Valsassina pretendeu comprovar que tanto macroplásticos como microplásticos (inferiores a 5 milímetros) – frequentemente resultantes da degradação fotoquímica e abrasão dos primeiros (SOBRAL et al., 2011) – contaminam estes locais. Nas Praias de Algés e Cova do Vapor, Praia Fluvial de Constância e Barragem de Castelo de Bode recolheu-se, em cada local, por transecto de 100m, 10 amostras com 0,25m2 de área e caracterizaram-se microplásticos. Os resultados traduzem um Macroproblema.

Saber mais