Plantação em Esmeriz
Mar4

Plantação em Esmeriz

Resultante da parceria entre o projeto “25 mil árvores até 2025” promovido pela Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão e o programa Eco-Escolas da Escola Secundária Camilo Castelo Branco, os alunos do 12.º ano, do curso Técnico de Restauração, deslocaram-se no dia 25 de janeiro a Esmeriz.

Saber mais
Semear a Vida
Feb11

Semear a Vida

O projeto “25000 árvores em 2025” foi lançado em setembro de 2016, pela Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão. O objetivo era plantar 180 árvores/mês, mas foi superado, tendo em conta que agora plantam-se em média 278 árvores mensais. No ano passado, a Escola EB 2,3 Júlio Brandão, do Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco abraçou esta ideia criando o Berçário Júlio com a sementeira e manutenção de algumas espécies autóctones, como: carvalhos, sobreiros, pilriteiros, loureiros, medronheiros… Dando continuidade a esta ideia, os alunos do 5º7 participaram de um workshop chamado “Semear a Vida”. Os alunos aprenderam que existem árvores autóctones que estão mais aptadas às condições do clima do nosso território, por isso são mais resistentes a doenças, a fogos e a longos períodos de seca ou de chuva intensa, em comparação com espécies introduzidas, que por vezes podem tornar-se invasoras.

Saber mais
“Limpeza” de mata causa … Incêndio
Jan16

“Limpeza” de mata causa … Incêndio

Mais um fogo a juntar ao pesadelo que tem vindo a ser o início de outono.

Saber mais
Dia da Floresta Autóctone
Dec15

Dia da Floresta Autóctone

No dia 23 de novembro comemoramos o Dia da Floresta Autóctone.

Saber mais
Reflorestar o futuro
Jun21

Reflorestar o futuro

Foi quando o impensável aconteceu, a bela região, ao redor do Bom Jesus, ficou arrasada com um incêndio dantesco. Foi um momento de terror para todos os bracarenses. Fogo e fumo era o que mais se via na noite de 15 de outubro de 2017. Morreram cinco pessoas e vinte e cinco ficaram feridas. Avistava-se o fogo por toda a parte. O pânico instalado jamais sairá da mente de quem assistiu àquilo que não se consegue descrever. As Escolas e associações juntaram-se, para reflorestar a cidade. Nas escolas replicaram-se ações para confeção de “granada de sementes”, para fazer explodir o verde que o fogo apagou dos montes que rodeavam a cidade. Mas mais que voltar a pintar tudo de verde é não apagar da nossa memória o negro que surgiu neste fatídico dia.

Saber mais
Exposição dia do Ambiente
Jun16

Exposição dia do Ambiente

A equipa do Eco-Escolas comemorou o dia mundial do ambiente no dia 5 de junho, com uma Exposição, dos trabalhos realizados ao longo deste ano letivo que foi visitada quer por alunos do 2º e 3º ciclo quer pelos alunos convidados da Escola da Estação de todos os anos de escolaridade e Jardim de Infância. A equipa agradece o trabalho, esforço e dedicação, aos alunos, funcionários, professores de todos os ciclos, que participaram, direta ou indiretamente, na concretização de todas as atividades, no âmbito do Eco-Escolas. A todos os que deram vida ao Ambiente o nosso Bem-Hajam!

Saber mais