Galhas ou verrugas!
Mai21

Galhas ou verrugas!

Já deve ter visto nalgumas folhas várias ‘verrugas’ de formado curioso! Pois bem, estas ‘verrugas’ na verdade tem um nome próprio: galhas. As galhas são modificações foliares induzidas nas plantas por muitos grupos de invertebrados como helmintos, moscas, vespas e até mesmo por bactérias e fungos. Diferentemente da relação simbiótica entre raízes de plantas e fungos, em que ambos são beneficiados, essa associação entre a planta e o organismo galhador não traz benefícios para o vegetal. Porém, o galhador garante a proteção e nutrição de seus ovos, permitindo o seu sucesso reprodutivo e dispersão.

Saber mais
Decapitadas
Mai21

Decapitadas

Podas mal efectuadas a árvores podem desencadear diversos problemas, tais como a sua regeneração demorada e a não produção de frutos.

Saber mais
A TELA
Mai21

A TELA

A Terra um sistema complexo e dinâmico onde se intersetam maravilhosos subsistemas. As folhas que pintam o solo de cores sublimes alegram a paisagem e inspiram o Homem!

Saber mais
Necessidade de um ato!
Mai21

Necessidade de um ato!

É um ato biológico da espécie – acasalamento. os mosquitos tem alimentação baseada em matéria orgânica em decomposição, fezes e fungos na fase de larva. Na fase adulta, o mosquito morre logo após o acasalamento. Devido à biologia da espécie, as áreas com deficiência de saneamento são mais propícias a receber os mosquitos em épocas de acasalamento.

Saber mais
Trees for Europe 2019
Mai17

Trees for Europe 2019

A Escola Secundária Camilo Castelo Branco associou-se ao evento europeu Trees for Europe 2019. Contou com a presença do Presidente da Câmara, Paulo Cunha, os Vereadores da Educação e do Ambiente, Leonel Rocha e Pedro Sena, a técnica ambiental, Ana Silva, o Vice-Diretor do AECCB, Pedro Oliveira, os alunos dos projetos Eco-Escolas, Clube Europeu e ainda alunos do curso Técnico de Audiovisuais.

Saber mais
Rio Ave com valor ecológico
Mai2

Rio Ave com valor ecológico

A 2ª ação de Voluntariado Ambiental Local do projeto “Mais Voluntariado Jovem” decorreu junto ao Rio Ave, na freguesia de Riba D’Ave, em Vila Nova de Famalicão. Esta atividade foi uma parceria com H2AVE, associação local e contou com a colaboração de catorze voluntários adultos e vinte e três jovens voluntários do Agrupamento de Escolas de Pedome e da OFICINA – Escola Profissional do INA (elementos dos Greener’s), que desempenharam no decorrer da ação várias funções como a manutenção da área florestal junto ao Rio Ave.

Saber mais