Uma Nova Vida…
Jun10

Uma Nova Vida…

Numa viagem pelo nosso país, principalmente por Rio Maior, Santarém e Lisboa, observamos as mudanças no nosso quotidiano devido à COVID-19. Com esta pandemia, o nosso planeta ‘’acalmou’’, aparentemente. Percebemos assim, que é necessário estarmos fechados em casa para o nosso planeta ganhar alguma qualidade de vida. Com esta problemática, um novo problema surge. Onde são depositados os equipamentos de proteção individual que usamos para combater este vírus?! Já foram encontrados em sítios potencialmente agressivos para o nosso meio ambiente. A vídeo campanha apela que os EPI’s sejam colocados no lixo comum após a sua utilização, como sugerem os especialistas.

Saber mais
Inauguração do Mural do Artista “Smile”
Jun2

Inauguração do Mural do Artista “Smile”

A inauguração do mural “Não há Planeta B” do artista “SMILE” (Ivo Santos), no dia 5 de fevereiro de 2020, foi a última ação do projeto que se realizou no Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama, em Setúbal, a qual contou com a presença dos Vereadores dos pelouros da Proteção Civil e também do Ambiente do Município de Setúbal. Este projeto surge no âmbito do programa “Comunicação e Sensibilização em Cenário de Risco Associados às Alterações Climáticas”, promovido pela Câmara Municipal de Setúbal em parceria com várias instituições, incluindo a Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal.

Saber mais
Biodiversidade como fonte de crime e de negócio
Mai27

Biodiversidade como fonte de crime e de negócio

O tráfico de vida selvagem põe em risco a sobrevivência das espécies, levando à perda de biodiversidade e ameaçando o equilíbrio dos ecossistemas. Nos últimos anos, o tráfico de vida selvagem alcançou níveis sem precedentes e a procura global por fauna e flora selvagens e produtos derivados não tem parado de aumentar. Em complemento, o baixo risco de detenção e as elevadas contrapartidas financeiras atraem cada vez mais a criminalidade organizada, que utiliza os lucros para financiar milícias e grupos terroristas. A atualidade e relevância deste problema, motivou 2 alunos do 8.º ano a realizar uma reportagem sobre este assunto.

Saber mais
Sobrepopulação mundial e as suas consequências ambientais
Mai26

Sobrepopulação mundial e as suas consequências ambientais

A sobrepopulação tem vindo a ser reconhecida como a principal causa da maioria dos problemas ambientais, na medida em que o excesso de consumo está a ameaçar a sustentabilidade do planeta.

Saber mais
Mineração: uma cicatriz no planeta
Mai11

Mineração: uma cicatriz no planeta

Atualmente grandes montanhas esventradas começam a ser uma paisagem cada vez mais natural. Estas paisagens alteradas, fruto da extensiva exploração, criam uma série de consequências tanto a nível paisagístico como a nível ambiental e social. No entanto, como a extração de minerais geralmente é feita em locais distantes das zonas habitadas, poucas pessoas dão conta dos seus impressionantes impactos ambientais mas, com o passar dos tempos, a mineração contínua começa a ser mais exposto à população, o que leva à revolta e receio das consequências desta atividade para a saúde pública e preservação de recursos geológicos, biológicos e hídricos.

Saber mais
A nossa sobrevivência só depende de nós!
Mai2

A nossa sobrevivência só depende de nós!

O Homem tem promovido a destruição das florestas com o objetivo de explorar recursos naturais, ou para fazer uso das áreas livres na agropecuária, com consequências significativas para o planeta a para a humanidade. Em função das dinâmicas da economia mundial, a desflorestação tem vindo a aumentar, e com ela o aumento de gases poluentes na atmosfera, uma maior probabilidade de deslizamento de terras, assim como a destruição progressiva da flora e fauna, dentre outros. Se não mudarmos o nosso comportamento, o mundo como o conhecemos pode deixar de existir e nós passaremos a ser a espécie em risco! Esta é uma “video-campanha de animação”, produzida em período de pandemia COVID-19 e confinamento social.

Saber mais