A Floresta e os Mais Jovens
Jul3

A Floresta e os Mais Jovens

O Correio da Manhã e a Associação da Indústria Papeleira (CELPA) debateram em direto, no dia 28 de junho, na Fundação Cupertino de Miranda – Porto, a situação da floresta portuguesa, os projetos de educação ambiental e o envolvimento dos jovens nas causas ambientais.

Saber mais
Reflorestar o futuro
Jun21

Reflorestar o futuro

Foi quando o impensável aconteceu, a bela região, ao redor do Bom Jesus, ficou arrasada com um incêndio dantesco. Foi um momento de terror para todos os bracarenses. Fogo e fumo era o que mais se via na noite de 15 de outubro de 2017. Morreram cinco pessoas e vinte e cinco ficaram feridas. Avistava-se o fogo por toda a parte. O pânico instalado jamais sairá da mente de quem assistiu àquilo que não se consegue descrever. As Escolas e associações juntaram-se, para reflorestar a cidade. Nas escolas replicaram-se ações para confeção de “granada de sementes”, para fazer explodir o verde que o fogo apagou dos montes que rodeavam a cidade. Mas mais que voltar a pintar tudo de verde é não apagar da nossa memória o negro que surgiu neste fatídico dia.

Saber mais
Exposição dia do Ambiente
Jun16

Exposição dia do Ambiente

A equipa do Eco-Escolas comemorou o dia mundial do ambiente no dia 5 de junho, com uma Exposição, dos trabalhos realizados ao longo deste ano letivo que foi visitada quer por alunos do 2º e 3º ciclo quer pelos alunos convidados da Escola da Estação de todos os anos de escolaridade e Jardim de Infância. A equipa agradece o trabalho, esforço e dedicação, aos alunos, funcionários, professores de todos os ciclos, que participaram, direta ou indiretamente, na concretização de todas as atividades, no âmbito do Eco-Escolas. A todos os que deram vida ao Ambiente o nosso Bem-Hajam!

Saber mais
Proteção da Serra de Canelas
Jun15

Proteção da Serra de Canelas

Atendendo aos problemas da nossa área de residência (NUT III Área Metropolitana do Porto) pesquisamos e estivemos atentos aos vários problemas e, percebemos que as freguesias do centro do município de Gaia foram negligenciadas do ponto de vista do investimento municipal por anteriores legislaturas. Este mesmo problema foi reconhecido pelo Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia Eduardo Victor Rodrigues em anteriores entrevistas ao jornal gaiense Dessa forma, e atendendo a conjuntura nacional do último verão e dias cinzentos do mês de outubro, pareceu-nos oportuno apontar o problema dos incêndios e proteção da floresta da Serra de Canelas/Negrelos.

Saber mais
Biocultura de Sintra
Jun15

Biocultura de Sintra

Sintra, local “… onde a terra acaba e o mar começa”, constitui-se numa recordação do passado e numa idealização de um futuro ecologicamente sustentável. A vila não é apenas uma tradição esquecida entre as árvores velhas e a calçada, é o “… único lugar do país em que a história se fez jardim”, sendo percetível a BioCulturalidade existente, através dos diversos povos que, ao longo de 7 mil anos, nos deixaram um vasto jardim cultural e histórico no qual se preserva a sua identidade. Sintra não é dos portugueses, Sintra é do mundo e da Humanidade!

Saber mais
Invasoras
Jun14

Invasoras

Trabalho realizado na disciplina de Ciências Naturais, no âmbito do tema do Programa Eco-Escolas- Floresta.Os alunos efetuaram um documentário onde descrevem algumas espécies invasoras e autóctones. Referem problemas associados à dispersão das plantas invasoras e sensibilizam para a importância do seu controlo, pois estas colocam em perigo as espécies autóctones, diminuindo a biodiversidade dos ecossistemas.

Saber mais