Plantação em Esmeriz
Mar4

Plantação em Esmeriz

Resultante da parceria entre o projeto “25 mil árvores até 2025” promovido pela Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão e o programa Eco-Escolas da Escola Secundária Camilo Castelo Branco, os alunos do 12.º ano, do curso Técnico de Restauração, deslocaram-se no dia 25 de janeiro a Esmeriz.

Saber mais
Floresta, Economia e Vida
Mar1

Floresta, Economia e Vida

A floresta nativa é composta por espécies perfeitamente adaptadas às condições de solo, relevo e clima. Esta presta um importante conjunto de funções e serviços, designados como serviços do ecossistema, que têm de ser valorizados e quantificados. Este é o caminho para a proteção da floresta.

Saber mais
Pinheiros, Eucaliptos e Cinzas
Feb21

Pinheiros, Eucaliptos e Cinzas

Quando falamos nos incêndios que todos os anos devastam o nosso país e que já se tornam rotina de Verão, todos os dedos apontam para a má comunicação dos bombeiros e Proteção Civil, para a falta de limpeza do território florestal e para a negligência da população geral. No entanto, não é correto assumir que a história acaba aqui.

Saber mais
Semear a Vida
Feb11

Semear a Vida

O projeto “25000 árvores em 2025” foi lançado em setembro de 2016, pela Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão. O objetivo era plantar 180 árvores/mês, mas foi superado, tendo em conta que agora plantam-se em média 278 árvores mensais. No ano passado, a Escola EB 2,3 Júlio Brandão, do Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco abraçou esta ideia criando o Berçário Júlio com a sementeira e manutenção de algumas espécies autóctones, como: carvalhos, sobreiros, pilriteiros, loureiros, medronheiros… Dando continuidade a esta ideia, os alunos do 5º7 participaram de um workshop chamado “Semear a Vida”. Os alunos aprenderam que existem árvores autóctones que estão mais aptadas às condições do clima do nosso território, por isso são mais resistentes a doenças, a fogos e a longos períodos de seca ou de chuva intensa, em comparação com espécies introduzidas, que por vezes podem tornar-se invasoras.

Saber mais
“Limpeza” de mata causa … Incêndio
Jan16

“Limpeza” de mata causa … Incêndio

Mais um fogo a juntar ao pesadelo que tem vindo a ser o início de outono.

Saber mais
Portugal: Um país em chamas
Jan16

Portugal: Um país em chamas

Os incêndios são um problema que tende a tornar-se cada vez mais atual sendo, muitas vezes, alvo de notícias na imprensa. Estudos recentes indicam que, em média, no nosso país, há mais 35% de ocorrências de incêndios do que em Espanha e arde mais 20% de superfície, apesar da área agroflorestal ser 80% menor.

Saber mais