Futuro Enterrado
Fev7

Futuro Enterrado

O aterro sanitário do ecoparque em Braga está a ser enchido a um ritmo muito acima do que estava previsto. Esta situação está a preocupar pela iminência de se atingir um ponto crítico.

Saber mais
O E-tijolo:  um desafio em busca da valorização de resíduos
Jan31

O E-tijolo: um desafio em busca da valorização de resíduos

Na necessidade da valorização dos resíduos sólidos que representa um problema de peso para a nossa sociedade, o Centro para a Valorização de Resíduos (CVR) aposta na investigação de vanguarda. Um das suas criações, o E-tijolo, é um tijolo que na sua composição incorpora beatas, um resíduo altamente poluente. O E-tijolo é uma bandeira desta instituição, mas muito mais há por detrás deste centro de investigação dedicado única e exclusivamente à valorização de resíduos.

Saber mais
Sensibilizar para as questões ambientais
Out11

Sensibilizar para as questões ambientais

Em linha com o habitual trabalho de uma Eco-Escola e do conceito dos Global Action Days, a EPRALIMA realizou as seguintes atividades: – Colocação de sinalética de poupança de água, energia e papel em diferentes espaços da escola com o objetivo de reduz …

Saber mais
Poluição luminosa
Jul17

Poluição luminosa

Este trabalho foi realizado com recurso à elaboração duma maquete representando uma cidade e as suas fontes de iluminação. As estrelas, apesar de seres fosforescentes, não têm o seu brilho visível à luz da noite urbana.

Saber mais
“Dark Skies Rangers contra a Poluição Luminosa!”
Jul15

“Dark Skies Rangers contra a Poluição Luminosa!”

Imagens captadas pela Estação Espacial Internacional (ISS) colocaram em evidência a dimensão global da poluição luminosa. A Terra que os astronautas vêm do espaço à noite parece uma autêntica árvore de Natal. Cidades, vilas e até aldeias em todo o mundo enviam demasiada luz artificial para o céu. Neste vídeo diverti-me a fazer de conta que era um astronauta a viajar na ISS, querendo mostrar que o problema da poluição luminosa é muito real e afeta todo o mundo. O principal objetivo foi estimular os jovens a integrarem o movimento internacional Dark Skies Rangers para combaterem este problema global, que, para além de nos impedir de ver o esplendor do céu estrelado, tem muitas outras consequências negativas. O vídeo foi realizado com imagens captadas pela própria ISS e com recurso à aplicação CyberLink YouCam. A montagem foi realizada no programa Movie Maker.

Saber mais
Crise dos combustíveis, uma nova oportunidade?
Jun15

Crise dos combustíveis, uma nova oportunidade?

No dia 1 de abril de 2019 foi entregue um pré-aviso de greve dos motoristas de matérias perigosas que se iniciou no dia 15 de abril e sem final definido. Nesses dias de greve muitos portugueses ficaram desesperados com o fantasma da falta do combustível. Desta crise nasceu um debate ambiental, suportado pelo lado económico desta problemática que trouxe a nu as nossas fragilidades e abriram um debate necessário em busca de alternativas!

Saber mais