Dark Sky, para um céu mais estrelado!
Jun15

Dark Sky, para um céu mais estrelado!

Neste documentário explicamos a origem da poluição luminosa, o que significa e as suas consequências para o Homem e para o mundo animal. Apresentamos, também, soluções a aplicar em Cacilhas e em qualquer localidade. No final, tentamos incentivar todos a cuidar melhor do nosso planeta e do nosso céu estrelado.

Saber mais
A mobilidade sustentável em Lisboa é Gira!
Jun14

A mobilidade sustentável em Lisboa é Gira!

A mobilidade em Lisboa é gira. É com este slogan que a Câmara Municipal de Lisboa dá a conhecer o projeto Gira, o sistema de bicicletas partilhadas de Lisboa. Foi lançado oficialmente no mês setembro de 2017, na zona do Parque das Nações, depois de cerca de três meses de testes no mesmo local. Com este projeto, a Câmara Municipal de Lisboa pretende transformar Lisboa numa cidade mais acessível, menos poluída, com menos ruído e muito menos stress. Segundo a CML, Lisboa já tem 60 quilómetros de ciclovias (o próximo objetivo será aumentar para 150). Até março já tinham sido vendidos mais de 5000 passes anuais. José, 40 anos, sempre viveu em Lisboa e já é um utilizador regular destas bicicletas. Um pouco por toda a cidade é possível encontrar estações de bicicletas Gira, o que permite a este projeto esteja acessível a um número cada vez maior de utilizadores.

Saber mais
Rio Trancão é nome de poluição? Estudo revela que já não é bem assim
Jun14

Rio Trancão é nome de poluição? Estudo revela que já não é bem assim

O Rio Trancão, cuja foz está em pleno Estuário do Rio Tejo, foi considerado um dos mais poluídos da Europa. Entre outros contaminantes, o Trancão foi vítima durante muitos anos de indústrias, por exemplo, no Complexo Químico de Quimigal, que usavam mercúrio nos seus processos de fabrico. Uma parte deste mercúrio encontra-se depositada nos sedimentos do leito do rio, os quais foram agora estudados por um grupo de alunos do Colégio Valsassina em parceria com investigadores do Instituto Português do Mar e da Atmosfera. Os resultados são animadores, pois os valores médios de mercúrio são inferiores aos esperados e sugerem que a Foz do Trancão não pode ser classificada como uma área sob riscos graves associados à contaminação de mercúrio.

Saber mais
Poluição Luminosa
Jun14

Poluição Luminosa

O nosso vídeo-documentário centra-se no problema da poluição luminosa, na sua origem, no que significa, nas suas consequências para o meio ambiente e para o Homem, focando a atenção em três exemplos reais. No fim, apontamos soluções para que conjuntamente possamos fazer a diferença e (re)descobrir o céu.

Saber mais
Poluição luminosa, uma ameaça a negar os céus de Paredes
Jun12

Poluição luminosa, uma ameaça a negar os céus de Paredes

A poluição luminosa é muitas vezes obscura ao entendimento da maioria da população, mas afeta-nos brutalmente. É um problema mundial, quer nas cidades mais populosas, quer mesmo aqui no concelho de Paredes, com as suas consequências nefastas.

Saber mais
A mobilidade sustentável em Lisboa é Gira!
Jun11

A mobilidade sustentável em Lisboa é Gira!

A mobilidade em Lisboa é gira. É com este slogan que a Câmara Municipal de Lisboa (CML) dá a conhecer o projeto Gira, que é o nome do sistema de bicicletas partilhadas de Lisboa, gerido pela EMEL. Foi lançado oficialmente no mês setembro de 2017, na zona do Parque das Nações, depois de cerca de três meses de testes no mesmo local. Os passes anuais custam 25 euros,os mensais ficarão por 15 euros, e que o bilhete diário custará 2 euros, sendo por isso especialmente concebido para turistas. Com este projeto, a Câmara Municipal de Lisboa pretende transformar Lisboa numa cidade mais acessível, menos poluída, com menos ruído e muito menos stress. Segundo a CML, Lisboa já tem 60 quilómetros de ciclovias e o próximo objetivo será aumentar este número para 150. Um pouco por toda a cidade é possível encontrar estações de bicicletas Gira, o que permite a este projeto esteja acessível a um número cada vez maior de utilizadores. Para utilizar estas bicicletas basta descarregar a App Gira, escolher o passe que mais se adequa, procurar uma estação disponível e selecionar a bicicleta preferida (há dois modelos, as bicicletas clássicas e as elétricas). Depois é só usufruir deste sistema, por lazer ou nas deslocações para o trabalho.

Saber mais