Tema JRA: Cidades

A fábrica de alcatrão em Camarate

A fábrica de alcatrão em Camarate

Fotoreportagem realizada pela aluna Maria de Fátima Marques do 5ºano da Escola Básica de Camarate sobre o impacto de uma fábrica de alcatrão na sua área de residência.

E@D veste-se de luz artificial e ameaça saúde em Portugal

E@D veste-se de luz artificial e ameaça saúde em Portugal

O Ensino à Distância (E@D) e o excesso de luz artificial presentes nas habitações, poderão ser causadores de danos, na saúde, tendo em conta o confinamento obrigatório a que todos os alunos de Portugal estão sujeitos. Este fenómeno de poluição luminosa é dos menos conhecidos, contudo representa graves danos para os seres vivos.

Responsabilizar(-te) em busca de uma solução

Responsabilizar(-te) em busca de uma solução

Em 2020, 15 mil voluntários participaram numa investigação para saber quais eram as marcas que contribuem mais para a poluição do ambiente.Das 346.494 peças de resíduos plásticos que encontraram, 63% eram de marcas perfeitamente identificáveis. Entre essas, as marcas encontradas em maior número, foram respetivamente, Coca Cola Company, PepsiCo, Nestlé, Unilever e Mondelez International. Estas empresas foram as que mais contribuíram para esta catástrofe, em linha com o seu volume de negócio.
É urgente que o nível de lucro destas empresas estejam acompanhados de medidas de mitigação do grande impacto que têm na terra e nos oceanos. Cabe aos consumidores exigirem que estas empresas tenham a responsabilidade de se adaptarem a esta situação dramática em que o plástico de uso único se tornou.

Mães-d’água salvas, dão vida ao Parque das Sete Fontes

Mães-d’água salvas, dão vida ao Parque das Sete Fontes

Na zona das fontes em Braga facilmente se podem vislumbrar estruturas graníticas restauradas do séc.XVIII, chamadas mães de água. As mães de água são a porta de entrada para o tesouro escondido no subsolo. A água no sub-sola desta zona foi a razão de movimentos civis para a criação do parque ecomonumental das sete fontes.