Poluição luminosa
Jul17

Poluição luminosa

Este trabalho foi realizado com recurso à elaboração duma maquete representando uma cidade e as suas fontes de iluminação. As estrelas, apesar de seres fosforescentes, não têm o seu brilho visível à luz da noite urbana.

Saber mais
Alunos do 8º ano , do ecoescolas,  avaliam o estado ecológico  da praia de VRSA e promovem limpeza.
Jul10

Alunos do 8º ano , do ecoescolas, avaliam o estado ecológico da praia de VRSA e promovem limpeza.

Os alunos da Escola Secundária de VRSA, foram recentemente realizar uma saída de campo na praia de VRSA, caminho dos três pauzinhos. Registaram alguns problemas ambientais tais como: a pressão antrópica , o turismo desenfreado que quer ocupar o litoral de VRSA, promovendo um “privataria” (privatização) em toda a praia, A venda do litoral é uma realidade em Monte Gordo, esperamos que o plano de ocupação, respeite o equilíbrio ambiental da bonita praia dos três pauzinhos e que a ocupação não se verifique. A praia neste momento está livre de plástico, tem plantas autóctones da região dunar, reconhecendo-se uma típica sucessão ecológica, mas atenção porque os turistas só agoram começam a chegar. Esta praia possui águas calmas e é sossegada, é protegida por associações ambientais de cidadãos que defendem esta maravilha natural do município. No final fomos todos provar a água quentinha e houve muita brincadeira à mistura. Missão realizada com muito sucesso, a limpeza da praia cumprida.

Saber mais
As obreiras da Vida – abelha – Apis mellífera
Jun16

As obreiras da Vida – abelha – Apis mellífera

As abelhas são indispensáveis para a manutenção da vida na Terra. Cerca de 80% das plantas dependem da sua ação como polinizadores para se reproduzirem. Dos alimentos que consumimos aproximadamente dois terços são produzidos com a ajuda das abelhas. Atualmente assiste-se a uma diminuição das populações de abelhas que habitam em várias regiões do planeta. A mudança climática, a intensificação da agricultura e as mudanças constantes do uso das terras agrícolas são as principais ameaças à espécie. Outras razões incluem a poluição agrícola e perda de habitat devido ao desenvolvimento urbano e ainda a introdução de espécies invasoras, como as vespas asiáticas, que destroem por completo colmeias inteiras. Acresce-se a multiplicação de doenças fatais que obrigam os apicultores a queimar toda a colmeia, como forma de evitar o contágio.

Saber mais
Todos por uma escola + amiga do ambiente!
Jun15

Todos por uma escola + amiga do ambiente!

A ação “Escola + Amiga do Ambiente” da EB2,3 André Soares tornou-se numa ação ambiental de referência. Consegue mobilizar todas as turmas da escola, criando uma lição para toda a comunidade educativa e comunidade local. Movimentar a totalidade dos alunos de uma escola em prol do ambiente é algo de possível… e aconteceu!

Saber mais
Glifosato à nossa Porta
Jun15

Glifosato à nossa Porta

Três alunas foram investigar as consequências que a aplicação do glifosato nos passeios da Escola Básica do Alto dos Moinhos poderá ter para a saúde dos alunos, as soluções alternativas para este químico. Permitir que o público após visualizar a reportagem consiga entender que se tem de mudar a forma de agir para bem de todos.

Saber mais
Liberta-te
Jun15

Liberta-te

O plástico tornou-se numa realidade do nosso quotidiano, ao ponto de sufocar os mares e todos os seres vivos que dele dependem. Mais de 400 milhões toneladas de plásticos são produzidos anualmente, nos últimos 10 anos produzimos mais plástico do que nos últimos 100 anos e apenas 9% dele é reciclado! A cada minuto são produzidos 10 milhões sacos de plástico. O plástico está a aumentar tanto, que no próximos próximos 50 anos, os oceanos irão conter mais plástico do que peixes! Não deixe que o plástico se torne parte de nós e que domine o nosso destino, está na hora de alterar esta situação!

Saber mais