A defesa do ambiente atacado
Out4

A defesa do ambiente atacado

O ambiente está a responder aos nossos ataques através das alterações climáticas, no dia 27 de setembro em Braga, jovens e adultos exigiram que todos agissem rapidamente.

Saber mais
Juntos Pelo Clima!
Out1

Juntos Pelo Clima!

Na semana da Greve Climática Global, que em Portugal foi assinalada no dia 27 de setembro, miúdos e graúdos saíram para a rua pela terceira vez este ano. De acordo com o jornal Sol, a este movimento aderiram cerca de 30 localidades um pouco por todo o país, sendo o nosso um dos 170 países manifestantes. Munidos de cartazes e gritando palavras de ordem, exigiam soluções que resolvessem os problemas ambientais da atualidade, com especial destaque para as alterações climáticas.

Saber mais
Poluição luminosa
Jul17

Poluição luminosa

Este trabalho foi realizado com recurso à elaboração duma maquete representando uma cidade e as suas fontes de iluminação. As estrelas, apesar de seres fosforescentes, não têm o seu brilho visível à luz da noite urbana.

Saber mais
Alunos do 8º ano , do ecoescolas,  avaliam o estado ecológico  da praia de VRSA e promovem limpeza.
Jul10

Alunos do 8º ano , do ecoescolas, avaliam o estado ecológico da praia de VRSA e promovem limpeza.

Os alunos da Escola Secundária de VRSA, foram recentemente realizar uma saída de campo na praia de VRSA, caminho dos três pauzinhos. Registaram alguns problemas ambientais tais como: a pressão antrópica , o turismo desenfreado que quer ocupar o litoral de VRSA, promovendo um “privataria” (privatização) em toda a praia, A venda do litoral é uma realidade em Monte Gordo, esperamos que o plano de ocupação, respeite o equilíbrio ambiental da bonita praia dos três pauzinhos e que a ocupação não se verifique. A praia neste momento está livre de plástico, tem plantas autóctones da região dunar, reconhecendo-se uma típica sucessão ecológica, mas atenção porque os turistas só agoram começam a chegar. Esta praia possui águas calmas e é sossegada, é protegida por associações ambientais de cidadãos que defendem esta maravilha natural do município. No final fomos todos provar a água quentinha e houve muita brincadeira à mistura. Missão realizada com muito sucesso, a limpeza da praia cumprida.

Saber mais
As obreiras da Vida – abelha – Apis mellífera
Jun16

As obreiras da Vida – abelha – Apis mellífera

As abelhas são indispensáveis para a manutenção da vida na Terra. Cerca de 80% das plantas dependem da sua ação como polinizadores para se reproduzirem. Dos alimentos que consumimos aproximadamente dois terços são produzidos com a ajuda das abelhas. Atualmente assiste-se a uma diminuição das populações de abelhas que habitam em várias regiões do planeta. A mudança climática, a intensificação da agricultura e as mudanças constantes do uso das terras agrícolas são as principais ameaças à espécie. Outras razões incluem a poluição agrícola e perda de habitat devido ao desenvolvimento urbano e ainda a introdução de espécies invasoras, como as vespas asiáticas, que destroem por completo colmeias inteiras. Acresce-se a multiplicação de doenças fatais que obrigam os apicultores a queimar toda a colmeia, como forma de evitar o contágio.

Saber mais
Toda uma escola mobilizada para melhorar o ambiente
Jun15

Toda uma escola mobilizada para melhorar o ambiente

A ação “Escola + Amiga do Ambiente” da EB2,3 André Soares tornou-se numa ação ambiental de referência. Consegue mobilizar todos os alunos de uma escola foram mobilizados em prol do ambiente e de uma escola melhor.

Saber mais