Um banco de sementes para preservar o futuro
Abr3

Um banco de sementes para preservar o futuro

“O Banco Português de Germoplasma Vegetal, em Braga, é vital para a sociedade”, afirma a Ana Maria Barata, responsável pelo banco de sementes. O objetivo é guardar, proteger as sementes, uma herança de inestimável valor que se encontra naquele material genético. No intuito de uso imediato ou com potencial de uso futuro, tem com função recolher, separar, armazenar, multiplicar e conservar várias espécies de sementes. Em caso de desastre, como um terramoto, pestes que possam atingir espécies base da nossa alimentação. O Banco tem as sementes protegidas nos seus cofres, e assim preservar uma riqueza genética que visa a ajudar a humanidade.

Saber mais
Portos- Vale a pena a poluição???
Abr2

Portos- Vale a pena a poluição???

Em Portugal muitas comunidades piscatórias como Setúbal e Sines têm se tornado em cidades portuárias com alguns portos a assemelharam-se aos das grandes metrópoles, estes provocam uma grande poluição e representam um grande perigo ás espécies das áreas protegidas da serra da Arrábida e da costa vicentina bem como outros ecossistemas marinhos e terrestres de Portugal.

Saber mais
A Biodiversidade num Parque Urbano
Mar30

A Biodiversidade num Parque Urbano

Os Parques Urbanos para além de representarem as zonas verdes das cidades, promovem a educação ambiental e a sensibilização das populações para o resguardo dos recursos naturais, funcionando como um local de interação entre os cidadãos e a natureza. A iniciativa dos utilizadores dos Parques, podem constituir importantes veículos de promoção da sua Biodiversidade, especialmente em momentos de crise, como o que se vive atualmente, causada pela Pandemia CoViD19 que obrigou ao encerramento temporário do Parque da Devesa.

Saber mais
A horta Comunitária em Vila Nova da Baronia
Mar30

A horta Comunitária em Vila Nova da Baronia

Vila Nova da Baronia é uma pequena freguesia rural, do concelho de Alvito, distrito de Beja Baixo Alentejo, que faz confluência com os distritos de Setúbal, Beja e Évora. Para me ajudar a perceber o porquê e os objectivos de desta horta na minha terra, procurei alguém que me pudesse informar, mais, sobre este assunto. Foi-me indicada a Engenheira Marta Susano, responsável pelo pelouro do Ambiente da Câmara Municipal de Alvito, com quem troquei vários e-mails, com as questões que este tema me suscitou. Em primeiro lugar, quis saber como surgiu a ideia para a construção dos vários talhões desta horta biológica, de cariz social e comunitária sob a orientação da Câmara Municipal de Alvito e da junta de freguesia de Vila Nova da Baronia.

Saber mais
Sopa de tubarão provoca sangue nos oceanos
Mar30

Sopa de tubarão provoca sangue nos oceanos

No ano passado, apenas 6 pessoas foram mortas por este animal. No entanto, o Homem é responsável por causar a morte a 97 milhões de tubarões todos os anos.

Saber mais
SARS-CoV-2: Desinfetar as ruas, infetar o ambiente?
Mar29

SARS-CoV-2: Desinfetar as ruas, infetar o ambiente?

Atualmente muitos municípios estão a optar pela desinfeção das ruas para a prevenção da doença “SARS-CoV-2”, medida que não é obrigatória e que causa muito debate e polémica. Segundo a Diretora Geral de Saúde (DGS) relativamente às desinfeções disse que “Não há nenhuma evidência científica que sejam eficazes” e que, portanto “não é uma medida que se recomende”. Mas quais podem ser os impactos ambientais?

Saber mais