Reflorestar o futuro
Jun21

Reflorestar o futuro

Foi quando o impensável aconteceu, a bela região, ao redor do Bom Jesus, ficou arrasada com um incêndio dantesco. Foi um momento de terror para todos os bracarenses. Fogo e fumo era o que mais se via na noite de 15 de outubro de 2017. Morreram cinco pessoas e vinte e cinco ficaram feridas. Avistava-se o fogo por toda a parte. O pânico instalado jamais sairá da mente de quem assistiu àquilo que não se consegue descrever. As Escolas e associações juntaram-se, para reflorestar a cidade. Nas escolas replicaram-se ações para confeção de “granada de sementes”, para fazer explodir o verde que o fogo apagou dos montes que rodeavam a cidade. Mas mais que voltar a pintar tudo de verde é não apagar da nossa memória o negro que surgiu neste fatídico dia.

Saber mais
Amas isto?
Jun15

Amas isto?

Este pequeno vídeo dá a conhecer a consequência na biodiversidade para a extração excessiva do óleo de palma adquirido por diversas marcas de produtos mundiais.

Saber mais
Biocultura de Sintra
Jun15

Biocultura de Sintra

Sintra, local “… onde a terra acaba e o mar começa”, constitui-se numa recordação do passado e numa idealização de um futuro ecologicamente sustentável. A vila não é apenas uma tradição esquecida entre as árvores velhas e a calçada, é o “… único lugar do país em que a história se fez jardim”, sendo percetível a BioCulturalidade existente, através dos diversos povos que, ao longo de 7 mil anos, nos deixaram um vasto jardim cultural e histórico no qual se preserva a sua identidade. Sintra não é dos portugueses, Sintra é do mundo e da Humanidade!

Saber mais
Avencas De encanto incessável a lixo incontrolável
Jun15

Avencas De encanto incessável a lixo incontrolável

De beleza natural e voluptuosidade ímpares, a Praia das Avencas é um local que é fundamental proteger, porque alberga uma ampla biodiversidade e testemunha acontecimentos importantes da história do nosso planeta. Deve o seu nome a uma planta, a avenca, espécie nativa de Portugal que apresenta histórico de uso farmacológico.

Saber mais
Entrevista: Jane Goodall e o programa “Roots & Shoots”
Jun14

Entrevista: Jane Goodall e o programa “Roots & Shoots”

Nascida em 3 de abril de 1934, em Londres, Inglaterra, Jane Goodall é um membro altamente respeitado da comunidade científica mundial e é uma grande defensora da preservação ecológica. É Explorer-in-Residence da National Geographic e Mensageira da Paz das Nações Unidas. Esteve em Portugal para o National Geographic Summit. Estando o Colégio Valsassina envolvido neste evento, através do Programa “Roots & Shoots”, foi uma oportunidade única e especial para conhecer um pouco mais sobre Jane Goodall. Agradecemos à Roots & Shoots Portugal e à Dra Susana Roque (FOX, National Geographic) a colaboração na recolha das respostas.

Saber mais
Mercúrio: um problema invisível
Jun14

Mercúrio: um problema invisível

Para a Organização Mundial de Saúde o Mercúrio é um dos dez elementos ou grupos de elementos químicos que apresentam problemas especiais de saúde pública. A população geral está exposta a mercúrio através da ingestão de alimentos contaminados (principalmente peixes predadores e marisco) e através da exposição a vários produtos de consumo que contêm mercúrio como por exemplo cosméticos, produtos de higiene e cuidados pessoal, detergentes e medicamentos. Perante este problema os alunos Afonso Mota, Bernardo Alves e João Leal, desenvolveram um estudo, onde avaliaram os níveis de contaminação de uma população de jovens entre os 12 e os 18 anos. Este estudo revelou-se inovador pois até à data não existiam outras investigações que envolvessem este escalo etário. Como forma de comunicar o trabalho, de uma forma criativa e transversal a diferentes públicos, elaboraram uma história em Banda Desenhada. O trabalho criativo e técnico foi da responsabilidade do aluno Miguel Guerreiro com a orientação da Professora de Artes Visuais, Sofia Caranova.

Saber mais