Global Action Days comemorado na Escola Básica D. João II com observação do litoral e recolha de resíduos
Out4

Global Action Days comemorado na Escola Básica D. João II com observação do litoral e recolha de resíduos

Em dia de Greve Estudantil pelo Clima, 27 de Setembro de 2019, os alunos das turmas do 8.º ano de escolaridade, das turmas B e C da EB D. João II, Caldas da Rainha rumaram à Foz do Arelho a fim de participarem numa ação integrada no projeto Coastwatch e, assim, conhecerem e contribuírem para a preservação das margens da Lagoa de Óbidos.

Saber mais
“Dark Skies Rangers contra a Poluição Luminosa!”
Jul15

“Dark Skies Rangers contra a Poluição Luminosa!”

Imagens captadas pela Estação Espacial Internacional (ISS) colocaram em evidência a dimensão global da poluição luminosa. A Terra que os astronautas vêm do espaço à noite parece uma autêntica árvore de Natal. Cidades, vilas e até aldeias em todo o mundo enviam demasiada luz artificial para o céu. Neste vídeo diverti-me a fazer de conta que era um astronauta a viajar na ISS, querendo mostrar que o problema da poluição luminosa é muito real e afeta todo o mundo. O principal objetivo foi estimular os jovens a integrarem o movimento internacional Dark Skies Rangers para combaterem este problema global, que, para além de nos impedir de ver o esplendor do céu estrelado, tem muitas outras consequências negativas. O vídeo foi realizado com imagens captadas pela própria ISS e com recurso à aplicação CyberLink YouCam. A montagem foi realizada no programa Movie Maker.

Saber mais
Alunos do 8º ano , do ecoescolas,  avaliam o estado ecológico  da praia de VRSA e promovem limpeza.
Jul10

Alunos do 8º ano , do ecoescolas, avaliam o estado ecológico da praia de VRSA e promovem limpeza.

Os alunos da Escola Secundária de VRSA, foram recentemente realizar uma saída de campo na praia de VRSA, caminho dos três pauzinhos. Registaram alguns problemas ambientais tais como: a pressão antrópica , o turismo desenfreado que quer ocupar o litoral de VRSA, promovendo um “privataria” (privatização) em toda a praia, A venda do litoral é uma realidade em Monte Gordo, esperamos que o plano de ocupação, respeite o equilíbrio ambiental da bonita praia dos três pauzinhos e que a ocupação não se verifique. A praia neste momento está livre de plástico, tem plantas autóctones da região dunar, reconhecendo-se uma típica sucessão ecológica, mas atenção porque os turistas só agoram começam a chegar. Esta praia possui águas calmas e é sossegada, é protegida por associações ambientais de cidadãos que defendem esta maravilha natural do município. No final fomos todos provar a água quentinha e houve muita brincadeira à mistura. Missão realizada com muito sucesso, a limpeza da praia cumprida.

Saber mais
As obreiras da Vida – abelha – Apis mellífera
Jun16

As obreiras da Vida – abelha – Apis mellífera

As abelhas são indispensáveis para a manutenção da vida na Terra. Cerca de 80% das plantas dependem da sua ação como polinizadores para se reproduzirem. Dos alimentos que consumimos aproximadamente dois terços são produzidos com a ajuda das abelhas. Atualmente assiste-se a uma diminuição das populações de abelhas que habitam em várias regiões do planeta. A mudança climática, a intensificação da agricultura e as mudanças constantes do uso das terras agrícolas são as principais ameaças à espécie. Outras razões incluem a poluição agrícola e perda de habitat devido ao desenvolvimento urbano e ainda a introdução de espécies invasoras, como as vespas asiáticas, que destroem por completo colmeias inteiras. Acresce-se a multiplicação de doenças fatais que obrigam os apicultores a queimar toda a colmeia, como forma de evitar o contágio.

Saber mais
4Ocean:Tudo por uma boa causa
Jun16

4Ocean:Tudo por uma boa causa

Face à enorme poluição que existe hoje em dia no nosso planeta, considerámos importante dar a conhecer um projeto, pouco conhecido mas louvável, que contribui para a diminuição do lixo nos oceanos.

Saber mais
Estufa Fria: uma riqueza florística ímpar que vale a pena conhecer
Jun16

Estufa Fria: uma riqueza florística ímpar que vale a pena conhecer

Localizada bem no centro da capital, junto ao Parque Eduardo VII, a Estufa Fria é constituída por plantas oriundas dos quatro cantos do mundo e com uma riqueza florística ímpar.

Saber mais