JRA no Centro de Recuperação  do Lobo Ibérico
Nov22

JRA no Centro de Recuperação do Lobo Ibérico

No passado dia 10 de Novembro, como atividade de campo do programa do Seminário Nacional JRA 2017, um grupo de Jovens Repórteres para o Ambiente visitou o Centro de Recuperação do Lobo Ibérico (CRLI), na Quinta da Murta, no Picão em Mafra.

Saber mais
No Alentejo… quando a noite parece dia!!
Nov17

No Alentejo… quando a noite parece dia!!

No Alentejo, em noite de lua cheia, a cana da Índia, espécie exótica e invasora, decora o cenário. É uma planta agradável esteticamente, permanece verde todo o ano (perene), apresentando um impressionante e rápido crescimento em altura e uma espectacular expansão ao nível do solo. Pertence à família das gramíneas e é a planta que possui o mais rápido crescimento alguma vez registado em todo o mundo.

Saber mais
Alguma vez avistaram um escorpião?
Jul28

Alguma vez avistaram um escorpião?

Observação de escorpião durante o dia, na Mata Nacional da Machada

Saber mais
O Sobreiro que sobrevive na nossa escola!
Jun19

O Sobreiro que sobrevive na nossa escola!

No início do ano letivo, os alunos da turma G do 11º ano da Escola Secundária Almeida Garrett, foram incentivados pela professora de Biologia e Geologia a participarem nos Jovens Repórteres para o Ambiente, no âmbito do subtema “A Terra, um planeta a p …

Saber mais
Especismo, utilitarismo e conformismo
Jun16

Especismo, utilitarismo e conformismo

São animais registados desde nascença para servir de alimentação aos humanos. Na maior parte das vezes, a nossa política utilitarista não incluí todos os animais conscientes. Além de viverem em condições sufocantes, porque são muitos num espaço bastante diminuído tomam, a cada dia que passa, consciência de que os seus companheiros de habitação são retirados forçosamente do aquário, colocados numa panela com água a ferver e que mais tarde ou mais cedo terão o mesmo fim. Quando frequentamos restaurantes que possuem aquários, estamos a garantir a continuidade do especismo, ideia que defende a espécie humana como superior a todas as outras, que as podemos utilizar como meios para obter fins e que no fundo, não estamos a contribuir para as extinguir, uma vez que ainda não atingiram o nível mínimo de exemplares. Desculpamos os nossos atos de crueldade e proliferamos o conformismo em vez de alterarmos os nossos hábitos alimentares.

Saber mais
Casal de Cambra participa no projeto “Árvores para o mundo”
Jun16

Casal de Cambra participa no projeto “Árvores para o mundo”

A Junta de Freguesia de Casal de Cambra em parceria com os escuteiros da expedição 159 do Agrupamento 1369 Santa Marta de Casal de Cambra, no dia 22 de outubro de 2016 plantaram mais de três dezenas de pinheiros no bosque do parque urbano. Este projeto …

Saber mais