“Dark Skies Rangers contra a Poluição Luminosa!”
Jul15

“Dark Skies Rangers contra a Poluição Luminosa!”

Imagens captadas pela Estação Espacial Internacional (ISS) colocaram em evidência a dimensão global da poluição luminosa. A Terra que os astronautas vêm do espaço à noite parece uma autêntica árvore de Natal. Cidades, vilas e até aldeias em todo o mundo enviam demasiada luz artificial para o céu. Neste vídeo diverti-me a fazer de conta que era um astronauta a viajar na ISS, querendo mostrar que o problema da poluição luminosa é muito real e afeta todo o mundo. O principal objetivo foi estimular os jovens a integrarem o movimento internacional Dark Skies Rangers para combaterem este problema global, que, para além de nos impedir de ver o esplendor do céu estrelado, tem muitas outras consequências negativas. O vídeo foi realizado com imagens captadas pela própria ISS e com recurso à aplicação CyberLink YouCam. A montagem foi realizada no programa Movie Maker.

Saber mais
Alunos do 8º ano , do ecoescolas,  avaliam o estado ecológico  da praia de VRSA e promovem limpeza.
Jul10

Alunos do 8º ano , do ecoescolas, avaliam o estado ecológico da praia de VRSA e promovem limpeza.

Os alunos da Escola Secundária de VRSA, foram recentemente realizar uma saída de campo na praia de VRSA, caminho dos três pauzinhos. Registaram alguns problemas ambientais tais como: a pressão antrópica , o turismo desenfreado que quer ocupar o litoral de VRSA, promovendo um “privataria” (privatização) em toda a praia, A venda do litoral é uma realidade em Monte Gordo, esperamos que o plano de ocupação, respeite o equilíbrio ambiental da bonita praia dos três pauzinhos e que a ocupação não se verifique. A praia neste momento está livre de plástico, tem plantas autóctones da região dunar, reconhecendo-se uma típica sucessão ecológica, mas atenção porque os turistas só agoram começam a chegar. Esta praia possui águas calmas e é sossegada, é protegida por associações ambientais de cidadãos que defendem esta maravilha natural do município. No final fomos todos provar a água quentinha e houve muita brincadeira à mistura. Missão realizada com muito sucesso, a limpeza da praia cumprida.

Saber mais
O futuro submerso no reflexo da água
Jun15

O futuro submerso no reflexo da água

O ritmo crescente da acelerada elevação do nível dos oceanos está a por em causa populações, infraestruturas, edifícios e ecossistemas da nossa orla costeira. O aumento global do nível das águas do mar não está a avançar a um ritmo constante. Em vez disso, a cada ano, o aumento do nível dos oceanos tem vindo a acelerar. Há estudos que indicam, caso o ritmo atual se mantenha, os oceanos podem estar, em média, 66 centímetros mais elevados até ao final do século, afundando o nosso futuro.

Saber mais
ODELEITE – PARAÍSO DE BIODIVERSIDADE
Jun13

ODELEITE – PARAÍSO DE BIODIVERSIDADE

Somos alunas do 10ºAno do Curso de Ciências e Tecnologias e realizámos uma saída de campo no âmbito da disciplina de Biologia e Geologia onde tivemos oportunidade de nos documentar para a realização desta reportagem. Esta reportagem tem como objetivo mostrar a biodiversidade dos nossos ecossistemas, em particular do ecossistema da Ribeira de Odeleite, localizada na Serra do Caldeirão (futura Estação de Biodiversidade do Algarve) e sensibilizar para a importância da sua conservação. Pretendemos ainda mostrar como através de uma técnica simples, observação de macroinvertebrados bentónicos, podemos avaliar a qualidade da água da Ribeira.

Saber mais
Compra e venda a granel: uma opção sustentável
Jun13

Compra e venda a granel: uma opção sustentável

A “poluição plástica” e o desperdício alimentar são fenómenos frequentes da atualidade e que muito se devem aos hábitos de consumo. Uma forma de obviar estes fenómenos passa, por exemplo, pela venda e compra de produtos a granel, enquanto opção mais sustentável. Em Portugal, as lojas a retalho que optam por este tipo de comércio têm proliferado um pouco por todo o país e os Jovens Repórteres para o Ambiente da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL-IPL) foram descobrir um pouco mais desta realidade.

Saber mais
Greve Estudantil pelo Clima
Jun12

Greve Estudantil pelo Clima

Greta Thunberg, ativista do clima conhecida por protestar às portas do parlamento da Suécia, como forma de divulgar as questões associadas às alterações climáticas e que ganhou projeção mundial após a sua intervenção na COP24 em Katowice (Polónia), decidiu fazer greve às aulas em nome do clima.

Saber mais