Exposição dia do Ambiente
Jun16

Exposição dia do Ambiente

A equipa do Eco-Escolas comemorou o dia mundial do ambiente no dia 5 de junho, com uma Exposição, dos trabalhos realizados ao longo deste ano letivo que foi visitada quer por alunos do 2º e 3º ciclo quer pelos alunos convidados da Escola da Estação de todos os anos de escolaridade e Jardim de Infância. A equipa agradece o trabalho, esforço e dedicação, aos alunos, funcionários, professores de todos os ciclos, que participaram, direta ou indiretamente, na concretização de todas as atividades, no âmbito do Eco-Escolas. A todos os que deram vida ao Ambiente o nosso Bem-Hajam!

Saber mais
A mobilidade sustentável em Lisboa é Gira!
Jun14

A mobilidade sustentável em Lisboa é Gira!

A mobilidade em Lisboa é gira. É com este slogan que a Câmara Municipal de Lisboa dá a conhecer o projeto Gira, o sistema de bicicletas partilhadas de Lisboa. Foi lançado oficialmente no mês setembro de 2017, na zona do Parque das Nações, depois de cerca de três meses de testes no mesmo local. Com este projeto, a Câmara Municipal de Lisboa pretende transformar Lisboa numa cidade mais acessível, menos poluída, com menos ruído e muito menos stress. Segundo a CML, Lisboa já tem 60 quilómetros de ciclovias (o próximo objetivo será aumentar para 150). Até março já tinham sido vendidos mais de 5000 passes anuais. José, 40 anos, sempre viveu em Lisboa e já é um utilizador regular destas bicicletas. Um pouco por toda a cidade é possível encontrar estações de bicicletas Gira, o que permite a este projeto esteja acessível a um número cada vez maior de utilizadores.

Saber mais
Entrevista: Jane Goodall e o programa “Roots & Shoots”
Jun14

Entrevista: Jane Goodall e o programa “Roots & Shoots”

Nascida em 3 de abril de 1934, em Londres, Inglaterra, Jane Goodall é um membro altamente respeitado da comunidade científica mundial e é uma grande defensora da preservação ecológica. É Explorer-in-Residence da National Geographic e Mensageira da Paz das Nações Unidas. Esteve em Portugal para o National Geographic Summit. Estando o Colégio Valsassina envolvido neste evento, através do Programa “Roots & Shoots”, foi uma oportunidade única e especial para conhecer um pouco mais sobre Jane Goodall. Agradecemos à Roots & Shoots Portugal e à Dra Susana Roque (FOX, National Geographic) a colaboração na recolha das respostas.

Saber mais
Poluição luminosa, uma ameaça a negar os céus de Paredes
Jun12

Poluição luminosa, uma ameaça a negar os céus de Paredes

A poluição luminosa é muitas vezes obscura ao entendimento da maioria da população, mas afeta-nos brutalmente. É um problema mundial, quer nas cidades mais populosas, quer mesmo aqui no concelho de Paredes, com as suas consequências nefastas.

Saber mais
A mobilidade sustentável em Lisboa é Gira!
Jun11

A mobilidade sustentável em Lisboa é Gira!

A mobilidade em Lisboa é gira. É com este slogan que a Câmara Municipal de Lisboa (CML) dá a conhecer o projeto Gira, que é o nome do sistema de bicicletas partilhadas de Lisboa, gerido pela EMEL. Foi lançado oficialmente no mês setembro de 2017, na zona do Parque das Nações, depois de cerca de três meses de testes no mesmo local. Os passes anuais custam 25 euros,os mensais ficarão por 15 euros, e que o bilhete diário custará 2 euros, sendo por isso especialmente concebido para turistas. Com este projeto, a Câmara Municipal de Lisboa pretende transformar Lisboa numa cidade mais acessível, menos poluída, com menos ruído e muito menos stress. Segundo a CML, Lisboa já tem 60 quilómetros de ciclovias e o próximo objetivo será aumentar este número para 150. Um pouco por toda a cidade é possível encontrar estações de bicicletas Gira, o que permite a este projeto esteja acessível a um número cada vez maior de utilizadores. Para utilizar estas bicicletas basta descarregar a App Gira, escolher o passe que mais se adequa, procurar uma estação disponível e selecionar a bicicleta preferida (há dois modelos, as bicicletas clássicas e as elétricas). Depois é só usufruir deste sistema, por lazer ou nas deslocações para o trabalho.

Saber mais
Aproveitamento de resíduos florestais na produção de bioplástico: uma via para a sustentabilidade
Jun11

Aproveitamento de resíduos florestais na produção de bioplástico: uma via para a sustentabilidade

Este vídeo pretende dar um contributo dar a conhecer uma solução para os bioplásticos. Foi desenvolvido um projeto que pretende otimizar o processo de produção de Bioplástico (também chamado de PHAs, polihidroxialcanoatos), culminando na obtenção de um bioplástico degradável através da utilização de culturas microbianas mistas, recorrendo a bactérias oriundas de ETARs (potenciando a sua reutilização, algo que até à data não é aproveitado). Ao contrário da maioria dos plásticos, os PHAs não são produzidos num reactor, ligando móleculas com recurso a um catalisador, mas sim sintetizados nas células de microorganismos. No projeto apresentado no vídeo serão obtidos a partir de resíduos florestais, promovendo uma lógica de economia circular (aproveitamento de bactérias de uma ETAR e de resíduos florestais, visando a obtenção de um bioplástico). Tendo em conta os problemas associados ao uso de petróleo, e seu derivados, existe a necessidade de encontrar formas de substituir o uso desta matéria, sendo que os PHAs são uma alternativa aos plásticos de origem petroquímica devido à sua elevada biodegradabilidade.

Saber mais