Erosão Costeira nas praias de Vila Real ST. António
Mai2

Erosão Costeira nas praias de Vila Real ST. António

Ao caminhar nas praias, apercebe-nos da enorme actividade da zona dunar, área que está em constante mudança e com uma maior dinâmica durante o ano de 2018. Os passadiços locais estão praticamente cobertos de areia ou enterrados, a configuração da praia está totalmente transfigurada, relativamente a 2017, devido à grande intensidade do vento. A juntar à força eólica, está a subida do nível médio do mar, resultado das alterações climáticas, estando a área de praia em VRSA, a diminuir significativamente . A pressão humano aumentou imenso, com um enorme passadiço em Monte Gordo, uma das principais praias, que agora parece um estaleiro em obras, com a colocação de bares e outros apoios em plena areia. Urge fazer a questão – Qual será o futuro das praias de VRSA,? Em suma: a pressão antrópica intensifica-se na zona. O vento, esse, não para e toma conta de tudo, parecendo “zangado”, com tanta pressão nas praias.

Saber mais
Energy of future
Abr30

Energy of future

O nosso Mundo precisa de novas alternativas para a obtenção de energia. A nossa escola sendo uma Eco-Escola tem vindo a preocupar-se com esta problemática. O nosso trabalho vai de encontro a esta preocupação ambiental e resulta de uma pesquisa intensiva sobre o assunto. Deste esforço resultou a apresentação deste vídeo educativo realizado pelos alunos do 12º ano de Química.

Saber mais
Plantação de árvores em área ardida
Abr30

Plantação de árvores em área ardida

O Eco Clube da Escola EB 2,3 de Sobreira e 44 alunos, em colaboração com a Junta de Freguesia de Sobreira e a Câmara Municipal de Paredes dinamizaram uma ação de plantação de árvores (pinheiros e azevinhos) em pinhal com área ardida no verão passado- Testado de Meseiros, no lugar de Santa Comba.

Saber mais
Abrasão marinha e alterações climáticas colocam casas em risco
Abr28

Abrasão marinha e alterações climáticas colocam casas em risco

Do lado sul da praia da Consolação existe uma habitação construída no cimo de uma arriba, em que parte da casa está apoiada por traves de madeira e vigas. Estes suportes só estão seguros devido à arriba, mas eles já não está no seu melhor estado, visto que a construção já tem uma certa idade e as vigas começam a ficar frágeis por suportar tanto peso. A abrasão provocada pelo batimento das ondas na base da arriba e o próprio peso da habitação são possíveis causas de um futuro desabamento.

Saber mais
Semana do Ambiente – Alterações Climáticas/Disobedience
Abr23

Semana do Ambiente – Alterações Climáticas/Disobedience

Com o intuito de sensibilizar a comunidade para a rapidez das alterações climáticas e para a necessidade urgente de agirmos,organizámos um evento,na escola, no âmbito da comemoração da Semana do Ambiente promovida pelo Eco Escolas. Projetámos o documentário – Disobedience – de forma a obrigar alunos e professores a refletir sobre impacto dos interesses das empresas petrolíferas e afins na degradação ambiental.

Saber mais
A Maior Lição do Mundo – Rota Eco
Abr15

A Maior Lição do Mundo – Rota Eco

Os alunos do Agrupamento de Escolas de Caneças (AEC) estão a “escrever um livro eco”. A convite das coordenadoras do Eco-Escolas da Escola Secundária de Caneças e da Escola Básica de Castanheiros, alunos e professores das seis escolas que constituem o agrupamento registam os seus testemunhos sobre a necessidade de todos protegerem o planeta Terra, para além de realizarem uma reflexão sobre o papel do Programa Eco-Escolas no Agrupamento. O entusiasmo e a qualidade das páginas já produzidas determinam uma secreta esperança: candidatura a eco-agrupamento no próximo ano.

Saber mais