Boas ações hoje?
Jun26

Boas ações hoje?

O desenvolvimento sustentável deve ser um ato do nosso quotidiano, devendo-se criar iniciativas que envolvem e promovem estas práticas sustentáveis.

Saber mais
Caravelas-portuguesas: um aviso ambiental?
Jun26

Caravelas-portuguesas: um aviso ambiental?

No mês de Maio foi relatado um aumento da presenças de “caravelas-portuguesas” em várias praias de Portugal. Num espaço de 5 dias foi reportado que inúmeros animais desta espécies arrojaram na costa em diferentes pontos do país. Especialistas alertam para a relação destes episódios com aumento da temperatura dos oceanos.

Saber mais
Projeto “Para Um Mundo Melhor”
Jun15

Projeto “Para Um Mundo Melhor”

Este projeto foi desenvolvido com base no contexto atual e de forma a ter um papel socialmente ativo. Convenhamos que nada é mais atual do que o ambiente, que num passado recente era considerado apenas como uma fonte inesgotável de recursos naturais. E onde o ser humano se considerava superior a todos os outros seres vivos que habitavam o nosso planeta. Todavia, atualmente o ambiente envolve todas as coisas vivas e não vivas que existem na Terra, o ambiente é concebido como um espaço da vida. É definido como tudo o que permite coabitar neste planeta e não apenas a vida do ser humano. Assim cabe a nós humanos, donos de uma enorme capacidade de comunicação, de criação, de criatividade e com tanta tecnologia à disposição ajudar este planeta que aqui existe há tanto tempo. Desta forma, não só foi trabalhada a consciência ambiental como, uma forma de intervenção social ativa, através de meio criativos e tecnológicos tão antigos e tão atuais, como o desenho, a fotografia, vídeo e música. As mensagens foram escolhidas pelas alunas após uma pesquisa sobre as que achavam mais emergentes, a criatividade também foi delas e o método usado para o produto final permitiu trabalhar as áreas que estavam nos conteúdos e objetivos do módulo, tais como: – Identificar os elementos básicos da linguagem audiovisual – fotografia e vídeo. – Analisar a especificidade e a importância da linguagem audiovisual – Aplicar a linguagem audiovisual ao trabalho de animação sociocultural Talvez ainda pudéssemos ter definido mais mensagem, mas definir qualidade de vida não é tarefa simples e podemos até afirmar que é complexo, ambíguo, volúvel e difere de cultura para cultura, de ano para ano, de pessoa para pessoa, podemos até dizer que o que hoje é qualidade de vida pode não ter sido ontem e pode já não ser daqui a algum tempo. Assim, já seria bom que se conseguisse cumprir alguma das pequenas ideias que tentamos passar, pois todos contamos, todos somos importantes.

Saber mais
Oceanário de Lisboa: por oceanos nunca navegados
Jun15

Oceanário de Lisboa: por oceanos nunca navegados

Com mais de 22 anos de história, o Oceanário de Lisboa tem muito para oferecer. Localizado em Lisboa Oriente, é um local a ser visitado por todos. Miúdos e graúdos são sempre bem vindos. Com uma vista para o Rio Tejo, e para o Parque das Nações, em 2015 e 2017, o Oceanário de Lisboa foi considerado o melhor oceanário do mundo pelo TripAdvisor.

Saber mais
The most dangerous pandemic is still human ignorance.
Jun12

The most dangerous pandemic is still human ignorance.

The pandemic brought exceptional challenges for humanity that had to adapt to them using its arch-enemy, plastics, seeing them as his new ally. A new notion of hospital waste has emerged and with it, also a new responsibility and collective need. Despite all this, new plastics are being discarded and abandoned on the streets, gutters, and finally in the oceans. This massive use of masks and gloves is creating a tsunami of waste heading towards the ocean and besides that, according to what the studies indicate, a mask takes about 400 years to decompose. Even in pandemic times, human ignorance remains one of the greatest dangers we have to face. Is this the sign that we need to change? This scourge caused by human actions is signalling us that change really is urgent!

Saber mais
Uma Nova Vida…
Jun10

Uma Nova Vida…

Numa viagem pelo nosso país, principalmente por Rio Maior, Santarém e Lisboa, observamos as mudanças no nosso quotidiano devido à COVID-19. Com esta pandemia, o nosso planeta ‘’acalmou’’, aparentemente. Percebemos assim, que é necessário estarmos fechados em casa para o nosso planeta ganhar alguma qualidade de vida. Com esta problemática, um novo problema surge. Onde são depositados os equipamentos de proteção individual que usamos para combater este vírus?! Já foram encontrados em sítios potencialmente agressivos para o nosso meio ambiente. A vídeo campanha apela que os EPI’s sejam colocados no lixo comum após a sua utilização, como sugerem os especialistas.

Saber mais