Rio Lima
Out9

Rio Lima

Fomos inspecionar a margem esquerda do rio Lima e… não gostamos do que vimos. Vamos agir com a nossa “Brigada do Ambiente” e retirar da margem o que nunca deveria ter aparecido por cá.

Saber mais
Liberta-te
Jun15

Liberta-te

O plástico tornou-se numa realidade do nosso quotidiano, ao ponto de sufocar os mares e todos os seres vivos que dele dependem. Mais de 400 milhões toneladas de plásticos são produzidos anualmente, nos últimos 10 anos produzimos mais plástico do que nos últimos 100 anos e apenas 9% dele é reciclado! A cada minuto são produzidos 10 milhões sacos de plástico. O plástico está a aumentar tanto, que no próximos próximos 50 anos, os oceanos irão conter mais plástico do que peixes! Não deixe que o plástico se torne parte de nós e que domine o nosso destino, está na hora de alterar esta situação!

Saber mais
O futuro submerso no reflexo da água
Jun15

O futuro submerso no reflexo da água

O ritmo crescente da acelerada elevação do nível dos oceanos está a por em causa populações, infraestruturas, edifícios e ecossistemas da nossa orla costeira. O aumento global do nível das águas do mar não está a avançar a um ritmo constante. Em vez disso, a cada ano, o aumento do nível dos oceanos tem vindo a acelerar. Há estudos que indicam, caso o ritmo atual se mantenha, os oceanos podem estar, em média, 66 centímetros mais elevados até ao final do século, afundando o nosso futuro.

Saber mais
Não te rendas, luta contra o plástico!
Jun15

Não te rendas, luta contra o plástico!

Os microplásticos podem ser pequenos mas são mortais. Representam 90% dos detritos do oceano! Não deixe o plástico se torne parte de nós e que invade o nosso destino, está na hora de mudar isso! O nosso futuro depende de nós! Construí-lo pelas lutas que nos faltam travar! Levanta-te e combate esta fatalidade.

Saber mais
A Ribeira das Jardas
Jun15

A Ribeira das Jardas

A presente reportagem, em formato documentário, foi desenvolvida na disciplina de Técnicas Aplicadas de uma Turma do Curso Profissional de Fotografia de 3º ano. Tudo começou com uma pesquisa documental a propósito da Ribeira das Jardas, na Internet e em livros, a partir do qual se construiu o texto/guião para o filme. Seguiu-se a deslocação ao local, onde os alunos fizeram grande parte das fotografias que constam na reportagem, muitas das quais foram editadas no programa Ligthroom. Posteriormente, utilizando o programa PowerDiretor, construi-se o filme, utilizando também outras fotos que não só as tiradas pelos alunos.

Saber mais
Anfíbios diminuem a ritmos alarmantes
Jun14

Anfíbios diminuem a ritmos alarmantes

A biodiversidade animal está em risco pois há cada vez mais animais em vias de extinção. A rã desta foto, tirada num rio na região de Penedono, distrito de Viseu, em 27/08/2018, lembra-nos que os anfíbios ainda fazem parte dos nossos ecossistemas, mas que esse cenário poderá mudar muito rapidamente. Os anfíbios são muito sensíveis às alterações climáticas. Às alterações das temperaturas, da precipitação e da radiação ultravioleta, acrescentam-se a agricultura intensiva e a construção desregulada como principais fatores de ameaça a nível mundial. Daqui a alguns anos podemos nunca mais observar estes animais extraordinários e únicos, que têm um papel insubstituível nos ecossistemas.

Saber mais