Transforma o Lixo em Arte
Mai25

Transforma o Lixo em Arte

No dia 13 de Abril, várias turmas do 3º ciclo da Escola Básica António Bento Franco participaram numa atividade conjunta do projeto Eco-escolas com a organização «Skeleton Sea», na praia de Ribeira d`Ilhas.

Saber mais
“Arte” Xávega Costa da Caparica
Mai24

“Arte” Xávega Costa da Caparica

Considerada por muitos, senão por todos os pescadores, como o tipo de pesca mais antigo de Portugal, a Arte Xávega, também denominada de “pesca de arrasto” é uma pesca tradicional da Costa da Caparica, uma freguesia do concelho de Almada. A sua produção destina-se à venda do produto no próprio lugar, logo após a captura, aproveitando para provar toda a sua frescura. Porém este tipo de pesca é muito criticado, devido ao elevado número de peixe apanhado num curto espaço de tempo e tão perto de terra.

Saber mais
“AQUÍFEROS do ALGARVE em ALERTA”
Mai16

“AQUÍFEROS do ALGARVE em ALERTA”

É muito importante preservarmos os aquíferos da nossa região, consumindo a água de forma sustentável, evitando a infiltração de água salgada e a sua contaminação antrópica. Devemos estar conscientes que a água assume um papel fundamental no desenvolvimento da nossa região, em atividades de primordial importância como a agricultura e o turismo.Ao divulgarmos esta entrevista pretendemos sensibilizar toda a comunidade, em particular a comunidade escolar para a importância de preservarmos as nossas reservas de água subterrânea, poupando a água que consumimos bem como evitando a sua contaminação. Entrevista à Dr.ª Edite Reis(licenciada em Engenharia Geológica pela Universidade de Aveiro, com mestrado em Geologia Económica e Aplicada pela Faculdade de Ciências de Lisboa) -Técnica Superior da Agência Portuguesa do Ambiente(APA) que exerce funções na Administração da Região Hidrográfica do Algarve (ARH). (janeiro de 2018)

Saber mais
Uma Água com História
Abr19

Uma Água com História

Em Vendas Novas, concelho do distrito de Évora, existe um Chafariz Real que data do século XVIII. Este foi construído aquando da edificação do Palácio Real em 1728, de forma a servir de bebedouro para os trabalhadores e para os animais que participaram nesta etapa da história da nossa cidade. Embora tenha sofrido já várias intervenções ao longo dos anos, é composto por dois alongados reservatórios de alvenaria, os quais também já serviram de lavadouro público. Está situado atrás do actual mercado municipal de Vendas Novas, numa zona de acesso pedonal e muito próximo da Escola Secundária de Vendas Novas, da Escola Básica de Vendas Novas nº1 e do Colégio Laura Vicunha.

Saber mais
Greener’s põem mãos à obra
Abr15

Greener’s põem mãos à obra

Os Greener’s, os alunos eco voluntários da OFICINA – Escola Profissional do INA participaram na criação de um corredor ecológico, nas margens do Rio Este, na localidade de Nine, em Vila Nova de Famalicão, numa iniciativa do projeto “25 mil árvores até 2025”.

Saber mais
A Maior Lição do Mundo – Rota Eco
Abr15

A Maior Lição do Mundo – Rota Eco

Os alunos do Agrupamento de Escolas de Caneças (AEC) estão a “escrever um livro eco”. A convite das coordenadoras do Eco-Escolas da Escola Secundária de Caneças e da Escola Básica de Castanheiros, alunos e professores das seis escolas que constituem o agrupamento registam os seus testemunhos sobre a necessidade de todos protegerem o planeta Terra, para além de realizarem uma reflexão sobre o papel do Programa Eco-Escolas no Agrupamento. O entusiasmo e a qualidade das páginas já produzidas determinam uma secreta esperança: candidatura a eco-agrupamento no próximo ano.

Saber mais