Tema JRA: Água

Good atitudes, clean water

Good atitudes, clean water

“In the old days, there was no running water at home, I had to walk more than half a kilometer to fetch water and fill the vessel”, comments Luís Gonçalves, retired, born in 1947. The effort of many governments in seeking access to adequate and equitable sanitation and hygiene for all has become a reality for many people. However, consumers don’t realize all the effort that was necessary, the path taken, to obtain quality and sustainability of this good and especially to maintain the high sanitation efficiency rate, for which it is crucial to change our unsustainable habits.

Boas atitudes, água limpa

Boas atitudes, água limpa

“Antigamente não havia água canalizada em casa, tinha de percorrer mais de meio quilómetro para ir buscar água e encher a vasilha”, comenta Luís Gonçalves, reformado, nascido em 1947. O esforço de muitos governos na busca do acesso ao saneamento e higiene adequados e equitativos para todos, tornou-se uma realidade para muitas pessoas. No entanto, os consumidores não se apercebem de todo o esforço que foi necessário, do caminho percorrido, para obter qualidade e sustentabilidade deste bem e sobretudo para a manutenção da taxa de eficiência do saneamento alta, para a qual é crucial alterarmos os nossos hábitos não sustentáveis.

Biodiversidade na EPDRAC e Coudelaria de Alter do Chão

Os alunos de Turismo Ambiental e Rural, na disciplina de ADR (Ambiente e Desenvolvimento Rural) foram estudar a biodiversidade local.

A sanita não é cinzeiro

A sanita não é cinzeiro

Os filtros de cigarro são um dos itens mais frequentes na constituição do lixo marinho.
Os filtros resultam de beatas de cigarro indevidamente colocadas nas sanitas ou atiradas para o chão e arrastadas pelas chuvas para as sarjetas. Uma vez no mar, libertam substâncias perigosas como nicotina, arsénio e chumbo, com consequências graves para os ecossistemas.
Cada beata de cigarro contamina até seis litros de água e demora entre 10 a 12 anos a desfazer-se e nunca se decompõe na totalidade.
Urge respeitar a lei e adotar comportamentos mais sustentáveis que preservem este recurso vital.
#YREStayActive