Um banco de sementes para preservar o futuro
Abr3

Um banco de sementes para preservar o futuro

“O Banco Português de Germoplasma Vegetal, em Braga, é vital para a sociedade”, afirma a Ana Maria Barata, responsável pelo banco de sementes. O objetivo é guardar, proteger as sementes, uma herança de inestimável valor que se encontra naquele material genético. No intuito de uso imediato ou com potencial de uso futuro, tem com função recolher, separar, armazenar, multiplicar e conservar várias espécies de sementes. Em caso de desastre, como um terramoto, pestes que possam atingir espécies base da nossa alimentação. O Banco tem as sementes protegidas nos seus cofres, e assim preservar uma riqueza genética que visa a ajudar a humanidade.

Saber mais
Horta urbana comunitária para uma cidade nova
Mar31

Horta urbana comunitária para uma cidade nova

Em Braga, existe um aumento significativo de campos agrícolas o que contribui para um ambiente mais limpo. Nas áreas urbanas, a atividade agrícola de subsistência, materializada sob a forma de hortas permite uma melhoria da qualidade ambiental, sendo relevante para a manutenção da qualidade do solo, da biodiversidade e, consequentemente, da estrutura ecológica.

Saber mais
A horta Comunitária em Vila Nova da Baronia
Mar30

A horta Comunitária em Vila Nova da Baronia

Vila Nova da Baronia é uma pequena freguesia rural, do concelho de Alvito, distrito de Beja Baixo Alentejo, que faz confluência com os distritos de Setúbal, Beja e Évora. Para me ajudar a perceber o porquê e os objectivos de desta horta na minha terra, procurei alguém que me pudesse informar, mais, sobre este assunto. Foi-me indicada a Engenheira Marta Susano, responsável pelo pelouro do Ambiente da Câmara Municipal de Alvito, com quem troquei vários e-mails, com as questões que este tema me suscitou. Em primeiro lugar, quis saber como surgiu a ideia para a construção dos vários talhões desta horta biológica, de cariz social e comunitária sob a orientação da Câmara Municipal de Alvito e da junta de freguesia de Vila Nova da Baronia.

Saber mais
SARS-CoV-2: Desinfetar as ruas, infetar o ambiente?
Mar29

SARS-CoV-2: Desinfetar as ruas, infetar o ambiente?

Atualmente muitos municípios estão a optar pela desinfeção das ruas para a prevenção da doença “SARS-CoV-2”, medida que não é obrigatória e que causa muito debate e polémica. Segundo a Diretora Geral de Saúde (DGS) relativamente às desinfeções disse que “Não há nenhuma evidência científica que sejam eficazes” e que, portanto “não é uma medida que se recomende”. Mas quais podem ser os impactos ambientais?

Saber mais
Rainha polinizadora ameaçada pela vespa asiática
Mar25

Rainha polinizadora ameaçada pela vespa asiática

Em Portugal, especialmente na região do Minho, a abelha melífera está a ser alvo de ataques da vespa asiática, que se tem espalhado por outras regiões do país, dizimando imensas colmeias, provocando prejuízos aos apicultores, mas afetando também o ecossistema.

Saber mais
Coronavírus: uma oportunidade para o ambiente?
Mar22

Coronavírus: uma oportunidade para o ambiente?

O recente surto de Coronavírus, doença declarada pandemia, tem tido enormes repercussões não só a nível nacional, mas também a nível mundial. Desde cidades paradas, fronteiras fechadas a fábricas paralisadas, são inúmeras as consequências evidentes que a “praga” causou. A despeito destes infortúnios, é possível verificar alguns impactos positivos, nomeadamente os ambientais, mostrando uma oportunidade para repensar o nosso estilo de vida.

Saber mais