FicaVouga – um EcoEvento
Ago21

FicaVouga – um EcoEvento

Entre os dias 31 de julho e 4 de agosto, realizou-se mais uma edição da FicaVouga, em Sever do Vouga, que, nas palavras do presidente da câmara António Coutinho, aquando da inauguração do evento, é uma “atividade cultural forte e bastante vincada” no concelho e na região. Este evento, que contou com cerca de 50 mil visitantes, traz ao concelho nomes maiores da música nacional, dinamizando este que é um território de baixa densidade populacional. Poucos dias antes da abertura da FicaVouga veio a público que esta tinha sido classificada pelo segundo ano consecutivo como EcoEvento pela ERSUC – Resíduos Sólidos do Centro, Lda., chancela que certifica um compromisso do município que “visa reduzir o impacto ambiental resultante do evento, através da gestão adequada de resíduos”.

Saber mais
Poluição luminosa
Jul17

Poluição luminosa

Este trabalho foi realizado com recurso à elaboração duma maquete representando uma cidade e as suas fontes de iluminação. As estrelas, apesar de seres fosforescentes, não têm o seu brilho visível à luz da noite urbana.

Saber mais
“Dark Skies Rangers contra a Poluição Luminosa!”
Jul15

“Dark Skies Rangers contra a Poluição Luminosa!”

Imagens captadas pela Estação Espacial Internacional (ISS) colocaram em evidência a dimensão global da poluição luminosa. A Terra que os astronautas vêm do espaço à noite parece uma autêntica árvore de Natal. Cidades, vilas e até aldeias em todo o mundo enviam demasiada luz artificial para o céu. Neste vídeo diverti-me a fazer de conta que era um astronauta a viajar na ISS, querendo mostrar que o problema da poluição luminosa é muito real e afeta todo o mundo. O principal objetivo foi estimular os jovens a integrarem o movimento internacional Dark Skies Rangers para combaterem este problema global, que, para além de nos impedir de ver o esplendor do céu estrelado, tem muitas outras consequências negativas. O vídeo foi realizado com imagens captadas pela própria ISS e com recurso à aplicação CyberLink YouCam. A montagem foi realizada no programa Movie Maker.

Saber mais
Alunos do 8º ano , do ecoescolas,  avaliam o estado ecológico  da praia de VRSA e promovem limpeza.
Jul10

Alunos do 8º ano , do ecoescolas, avaliam o estado ecológico da praia de VRSA e promovem limpeza.

Os alunos da Escola Secundária de VRSA, foram recentemente realizar uma saída de campo na praia de VRSA, caminho dos três pauzinhos. Registaram alguns problemas ambientais tais como: a pressão antrópica , o turismo desenfreado que quer ocupar o litoral de VRSA, promovendo um “privataria” (privatização) em toda a praia, A venda do litoral é uma realidade em Monte Gordo, esperamos que o plano de ocupação, respeite o equilíbrio ambiental da bonita praia dos três pauzinhos e que a ocupação não se verifique. A praia neste momento está livre de plástico, tem plantas autóctones da região dunar, reconhecendo-se uma típica sucessão ecológica, mas atenção porque os turistas só agoram começam a chegar. Esta praia possui águas calmas e é sossegada, é protegida por associações ambientais de cidadãos que defendem esta maravilha natural do município. No final fomos todos provar a água quentinha e houve muita brincadeira à mistura. Missão realizada com muito sucesso, a limpeza da praia cumprida.

Saber mais
Greve Climática Estudantil : gerações unidas pela justiça climática
Jul3

Greve Climática Estudantil : gerações unidas pela justiça climática

No passado dia 24 de maio, em Lisboa, milhares de jovens aderiram à Greve Climática Estudantil. Unidos pela defesa da Terra, e. reivindicando justiça climática, ecoavam frases como “Não há planetas B”, ” Sr. Primeiro-Ministro, explique-me por favor, porque é que no inverno ainda faz calor?” entoadas a plenos pulmões. Apesar de se tratar de uma Greve Climática Estudantil encontravam-se a protestar cidadãos de todas as idades, ilustrando com mais veemência a transversalidade deste flagelo, comum a todas as gerações, nomeadamente as vindouras.

Saber mais
DIZ NÃO À POLUIÇÃO, o futuro está nas tuas mãos
Jul2

DIZ NÃO À POLUIÇÃO, o futuro está nas tuas mãos

O nosso grupo escolheu esta fotografia para representar o nosso cartaz, que tem como slogan “DIZ NÃO À POLUIÇÃO, o futuro está nas tuas mãos.” Para escolhermos esta fotografia, vimos qual delas tinha melhor imagem e qual explicitava melhor o que nós qu …

Saber mais