Locais e casas onde já ‘’cheira’’ a século XXI
Jun26

Locais e casas onde já ‘’cheira’’ a século XXI

O conceito sustentabilidade ambiental define uma possibilidade para garantir a sobrevivência dos recursos naturais. Atualmente, em todos os meios de comunicação social, ouve-se falar de ‘’Alterações climáticas’’. Se todos nós fossemos sustentáveis, talvez este título surgisse com menor frequência no nosso dia a dia?!

Saber mais
O Equilíbrio de Cada Dia
Jun17

O Equilíbrio de Cada Dia

O desperdício alimentar tem sido alvo de especial atenção por parte das identidades portuguesas e europeias responsáveis pela diminuição da quantidade de alimentos que acaba no lixo, e que nos têm sensibilizado para a adopção de uma nova postura face a esta problemática. Mas afinal o que temos feito para contribuir para uma concepção de alimentação mais sustentável?

Saber mais
As obreiras da Vida – abelha – Apis mellífera
Jun16

As obreiras da Vida – abelha – Apis mellífera

As abelhas são indispensáveis para a manutenção da vida na Terra. Cerca de 80% das plantas dependem da sua ação como polinizadores para se reproduzirem. Dos alimentos que consumimos aproximadamente dois terços são produzidos com a ajuda das abelhas. Atualmente assiste-se a uma diminuição das populações de abelhas que habitam em várias regiões do planeta. A mudança climática, a intensificação da agricultura e as mudanças constantes do uso das terras agrícolas são as principais ameaças à espécie. Outras razões incluem a poluição agrícola e perda de habitat devido ao desenvolvimento urbano e ainda a introdução de espécies invasoras, como as vespas asiáticas, que destroem por completo colmeias inteiras. Acresce-se a multiplicação de doenças fatais que obrigam os apicultores a queimar toda a colmeia, como forma de evitar o contágio.

Saber mais
Greve Climática Estudantil:  retrato de uma luta pela justiça climática
Jun16

Greve Climática Estudantil: retrato de uma luta pela justiça climática

No passado dia 24 de maio, milhares de jovens aderiram à Greve Climática Estudantil. Unidos pela defesa da Terra, e. reivindicando justiça climática, ecoavam frases como “Não há planetas B”, ” Sr. Primeiro-Ministro, explique-me por favor, porque é que no inverno ainda faz calor?” entoadas a plenos pulmões. Apesar de se tratar de uma Greve Climática Estudantil encontravam-se a protestar cidadãos de todas as idades, ilustrando com mais veemência a transversalidade deste flagelo, comum a todas as gerações, nomeadamente as vindouras. Entre os milhares de jovens, empunhando um cartaz onde se podia ler ” Para quê estudar por um futuro que não vamos ter” encontravam-se Mariana Pessoa, estudante do 12º ano e Vitória Freitas do 11º ano, envergando uma T-Shirt alusiva ao tema. Mariana confessa que o sentido de responsabilidade perante o Planeta Terra sempre esteve presente em si. Não obstante, no início deste ano, o documentário “Cowspiracy”, aguçou-lhe o interesse por esta causa. Destaca também a importância de um professor para a formação da consciencialização acerca deste problema. Remata ainda dizendo que ” Se não formos nós, ninguém vai defender esta causa por nós”, frisando ainda a pertinência da greve como uma forma de alguns estudantes, que, à semelhança de Mariana e Vitória, por se encontrarem na menoridade não poderem votar, se fazerem ouvir e difundirem esta mensagem. Quando questionadas acerca de possíveis formas de combater este problema, Vitória defende a necessidade de recuar no tempo, devolvendo o protagonismo ao vidro, em detrimento do plástico. Sugeriu também, ideia da sua mãe, a colocação de imagens, por exemplo, nas garrafas de plástico, que sensibilizem os consumidores para o perigo do consumo do mesmo, à semelhança do que já acontece nos maços de tabaco. Já Mariana considera pertinente implementar restrições ao consumo de carne, não obstante, frisa a dificuldade de tal, dado o enraizamento do mesmo na cultura portuguesa.

Saber mais
Vegetarianism – A lifestyle that can help our future
Jun16

Vegetarianism – A lifestyle that can help our future

The America Diet has spread in the last decades and put at stake both our health and the Earth’s sustainability. Over the last few years, however, even more people are caring about their health and are aware of the planet´s sustainability so that the next generation’s future is assured. Therefore, the number of vegetarian people has been increasing all over the world. Meanwhile, this lifestyle had already been adopted by some scientists, like Albert Einstein.

Saber mais
4Ocean:Tudo por uma boa causa
Jun16

4Ocean:Tudo por uma boa causa

Face à enorme poluição que existe hoje em dia no nosso planeta, considerámos importante dar a conhecer um projeto, pouco conhecido mas louvável, que contribui para a diminuição do lixo nos oceanos.

Saber mais