Tema JRA: Biodiversidade e Floresta

Desenvolvimento e sustentabilidade… qual o segredo?

No mundo actual, tecnologicamente cada vez mais evoluído, já ninguém, contudo, questiona que as alterações climáticas são uma realidade, que a biodiversidade é cada vez mais posta em risco, empobrecendo o património genético do planeta ou que recursos essenciais como a água se encontram fortemente ameaçados. Poderá esta situação ser invertida? Estará Portugal à altura deste desafio?

Marcha ECB pelo Ambiente

Marcha ECB pelo Ambiente

Foi com bastante entusiasmo que os alunos da turma de ensino especial prepararam e participaram na marcha ECB pelo Ambiente, na Vila da Benedita. Foram elaborados trabalhos alusivos ao ambiente, que pretendem transmitir de forma simples o que cada um pode fazer no sentido de garantir a sustentabilidade do mundo atual.
Em suma, foi realmente um desafio marcante de participação na mudança de consciência e na vida comunitária. Esta atividade foi muito enriquecedora, interessante e mudou certamente a perspetiva destes jovens em relação à preservação do meio ambiente da região onde vivemos.

Golfinhos no Sado, conhecer para proteger

O estuário do Sado é um local privilegiado para a prática do ecoturismo. Várias empresas turísticas proporcionam aos visitantes passeios agradáveis ao mesmo que os sensibilizam e alertam para os perigos de ameaçam as espécies existentes e a necessidade da sua proteção.

Dia Internacional da Biodiversidade na EPATV

Dia Internacional da Biodiversidade na EPATV

No âmbito do programa Eco-escolas há diversos projetos desenvolvidos pelos alunos que abordam a temática do ambiente, nomeadamente dos ecossistemas no planeta.
Um desses projetos integrado no Desafio UHU pressupõe a criação de um painel – O meu Ecossistema | Photo Wall. Desta forma, o projeto que foi desenvolvido refere-se a um ecossistema de rios. A sua concretização pressupôs que os alunos elaborassem um painel que evidenciasse um ecossistema de rios, próximo da região, da qual fazem parte integrante os seres vivos animais e vegetais, mas também o Homem. Este assume um papel importante na preservação de ecossistemas e manutenção das características ambientais mais ajustadas à melhoria do ambiente.
A concretização do projeto, com os alunos dos cursos Vocacionais 2 A e 2 B, envolveu o desenho do ecossistema num painel e colocação de imagens coladas com os seres animais, vegetais e os próprios alunos. Este foi apresentado a 20 de maio para assinalar o dia da Biodiversidade a 22 de maio.
O Dia Internacional da Biodiversidade é celebrado no dia 22 de maio, porque nesta data, em 1992, as Nações Unidas adotaram a Convenção da Diversidade Biológica. O dia visa alertar a população para a necessidade e importância da conservação da diversidade biológica.

Biodiversidade ou diversidade biológica é a diversidade da natureza viva, como a flora, fauna, fungos macroscópicos e de microrganismos. Refere-se à variedade de vida no planeta Terra, incluindo a variedade genética dentro das populações e espécies, a variedade de espécies da flora, da fauna, de fungos macroscópicos e de microrganismos, a variedade de funções ecológicas desempenhadas pelos organismos nos ecossistemas; e a variedade de comunidades, habitats e ecossistemas formados pelos organismos.

Ecossistema significa o sistema onde se vive, o conjunto de características físicas, químicas e biológicas que influenciam a existência de uma espécie animal ou vegetal.
É uma unidade natural constituída de parte não viva (água, gases atmosféricos, sais minerais e radiação solar) e de parcela viva (plantas e animais, incluindo os microrganismos) que interagem ou se relacionam entre si, formando um sistema estável. Os ecossistemas são divididos em ecossistemas terrestres e ecossistemas aquáticos.
É considerado como o conjunto de todos os organismos (biocenose) que habitam em um determinado espaço vital (ecótopo), com a totalidade de fatores inanimados desse espaço. Vários ecossistemas parecidos formam um bioma.