Tema JRA: Biodiversidade e Floresta

O Hipódromo da Biodiversidade vai dar lugar à vinha?

Em Calvelo, freguesia rural do concelho de Ponte de Lima ouvia-se, outrora, o som de cascos trovejantes de cavalos de corrida. Hoje pássaros, insetos e anfíbios reocuparam um local que era seu por direito e aproveitam a tranquilidade da Natureza e a biodiversidade aí existente. Mas não por muito tempo.

Apanha do sargaço, a sustentabilidade de uma tradição

Apanha do sargaço, a sustentabilidade de uma tradição

Nas raízes da cultura das Marinhas, em Esposende, resiste uma antiga tradição, a apanha do sargaço. Antes da massificação dos fertilizantes químicos, esta comunidade costeira utilizava o sargaço, uma alga, para a fertilização dos seus terrenos. Nas terras costeiras desencadeou-se um desenvolvimento económico e social em torno da apanha do sargaço e da economia circular que este fertilizante natural gerava.

As sementes também são heroínas

As sementes também são heroínas

Os alunos do 7ºA e do 9ºA da Escola Básica de Góis estão a desenvolver um projeto de preservação de sementes, com o objetivo final de criar um banco de sementes. As alterações climáticas são um tema cada vez mais atual e estes alunos acham que as sementes são uma ajuda muito preciosa!

O Sol volta a despertar as invasoras

O Sol volta a despertar as invasoras

As invasoras estão a despertar antecipadamente, de um período de dormência imposto pelo inverno. No Norte de Portugal as invasoras mostram cores vivas e atrativas para conquistar mais território às plantas autóctones, menos competitivas. Uma preocupante situação para a biodiversidade e para a qual estamos a tornar-nos impotentes.