Tema JRA: Biodiversidade e Floresta

Poluição luminosa, mau planeamento urbanístico

Poluição luminosa, mau planeamento urbanístico

A poluição luminosa é o tipo de poluição causada pela luz excessiva criada por humanos e com um impacto negativo nos ecossistemas. As cidades e a forma como são iluminadas estão a criar graves consequências para o ambiente.

Poluição Luminosa: A natureza clama pela noite

Poluição Luminosa: A natureza clama pela noite

O céu escuro é um património de informação e beleza que deveria estar ao alcance de todos nós. Mas a Poluição Luminosa não acarreta prejuízos apenas a quem gosta de apreciar o Universo. Também compromete uma enorme variedade de seres vivos que vêm a sua existência ameaçada, alterando o equilíbrio ecológico e a biodiversidade do planeta. Também nós sentimos os efeitos da Poluição Luminosa no processo de regulação do sono, condicionando a nossa qualidade de vida. A eficiência da iluminação urbana deve ser feita no respeito pela natureza e evitando o desperdício. A fatura é demasiado pesada.

O Mouchão da Póvoa de Santa Iria – Importância da sua Preservação

O Mouchão da Póvoa de Santa Iria – Importância da sua Preservação

No mouchão da Póvoa de Santa Iria é possível observar belos exemplares de aves aquáticas, que encontram aqui um local ideal para repousarem e se alimentarem nos seus percursos de migração, designadamente flamingos, garças, patos, alfaiates, maçaricos, que se alimentam nas lamas e descansam nos povoamentos vegetais.
O mouchão da Póvoa, ilhota no Tejo junto da Póvoa de Santa Iria, continua a afundar-se lentamente e a sua recuperação começa a afigurar-se complicada.

Não há planeta B!

Não há planeta B!

“Bora tirar fotografias à natureza na escola” foi o desafio que a professora de TIC lançou a uma turma do 7º ano. Foi numa manhã de primavera verão, de telemóvel na mão e um olhar mais atento que a turma foi à descoberta de perspetivas e evidências de natureza no recreio da escola. O olhar com a rotina dos horários mais o confinamento deixa passar despercebidos alguns detalhes de uma natureza que tanto nos dá. O vídeo revela e valoriza em particular a beleza das plantas, com flor e sem flor. Uma beleza única pelo precioso valor único do que nos dá, o ar e, que se sacia como nós, com a água. Cuidemos das plantas! Cuidemos do ambiente! Não há planeta B!