Tema JRA: Biodiversidade e Floresta

A desflorestação em Vila Nova de Sande: uma realidade

A desflorestação em Vila Nova de Sande: uma realidade

A procura dos produtos florestais, interesses económicos e humanos, com poucas preocupações pela natureza, têm conduzido ao desaparecimento gradual do manto verde existente na freguesia de Vila Nova de Sande, integrante do concelho de Guimarães.
Na verdade, na última década, tal como relatam alguns habitantes desta freguesia, tem desaparecido uma grande parte da fauna e flora que aí existia, havendo uma perda real da sua biodiversidade, nomeadamente a redução dos javalis, dos coelhos bravos e de tantas outras espécies animais e vegetais.

Jardim Zoológico implementa  enriquecimento ambiental para tigre da Sibéria

Jardim Zoológico implementa enriquecimento ambiental para tigre da Sibéria

O Jardim Zoológico de Lisboa adotou a prática de enriquecimento ambiental para o tigre da Sibéria, a maior subespécie de tigre do mundo e que se encontra ameaçada de extinção. Com o objetivo de promover o bem-estar físico e mental dos animais em cativeiro e estimular o comportamento natural de caça e exploração, são disponibilizadas plataformas, troncos, cordas e esconderijos para explorar, bem como a ocultação de alimentos em sacos com ervas e especiarias.

Alunos constroem zona húmida em Braga

Alunos constroem zona húmida em Braga

Alunos e professores da Escola Carlos Amarante, em Braga, construíram um charco pedagógico, com o objetivo de promover a biodiversidade e as interações ecológicas entre as espécies e preservar as zonas húmida. A construção do charco pedagógico teve como objetivo promover a educação ambiental, bem como desenvolver competências importantes nos alunos, como a criatividade, cooperação e resolução de problemas.