Tema JRA: Agricultura e Alimentação

PARA ONDE VÃO OS RESÍDUOS ORGÂNICOS DAS NOSSAS COZINHAS?

PARA ONDE VÃO OS RESÍDUOS ORGÂNICOS DAS NOSSAS COZINHAS?

A recolha seletiva dos resíduos orgânicos nas Caldas da Rainha deverá estar para breve!
O Vereador do Ambiente e Espaços Verdes, Dr. Joaquim Caetano, indica que os Serviços Municipalizados de Águas e Saneamento (SMAS) estão em fase de teste para a implementação de um projeto piloto de recolha seletiva dos resíduos orgânicos urbanos do concelho.

Abacate: uma moda que desertifica o Algarve

Abacate: uma moda que desertifica o Algarve

No Algarve, a agricultura intensiva de abacate tem vindo a substituir as culturas regionais por culturas tropicais de regadio intenso, prática que está a assolar a paisagem algarvia, paulatinamente. Estas novas práticas estão a provocar a transformação do horizonte portugês num horizonte tropical de monoculturas, o que causou um movimento de protesto na população contra a produção intensiva deste fruto.

Intoxicações por pesticidas originaram quase 3000 pedidos de ajuda por ano

Intoxicações por pesticidas originaram quase 3000 pedidos de ajuda por ano

O uso de pesticidas aumentou em cerca de 700 milhões de utilizações, entre o ano de 2002 e 2007, devido ao seu fácil acesso, tornando-se um problema de saúde pública global.
Os pesticidas representam uma ameaça para o ecossistema e a biodiversidade, existindo suspeitas de que estes tóxicos estão a causar, por exemplo, sindrome do colapso da colmeia, fenómeno que afasta as abelhas das suas colmeias. Estudos indicam que, pessoas expostas a níveis altos de pesticidas, revelaram que tiveram quatro vezes mais probabilidades de desenvolverem cancro.
Em 1982, o INE criou o Centro de Informaçao Antivenenos que, entre 2001 e 2014, receberam 30.000 chamadas.