Tema JRA: COVID-19

Coronavírus: uma oportunidade para o ambiente?

Coronavírus: uma oportunidade para o ambiente?

O recente surto de Coronavírus, doença declarada pandemia, tem tido enormes repercussões não só a nível nacional, mas também a nível mundial. Desde cidades paradas, fronteiras fechadas a fábricas paralisadas, são inúmeras as consequências evidentes que a “praga” causou. A despeito destes infortúnios, é possível verificar alguns impactos positivos, nomeadamente os ambientais, mostrando uma oportunidade para repensar o nosso estilo de vida.

“Gaslighting” o perigo para os morcegos e para o mundo

“Gaslighting” o perigo para os morcegos e para o mundo

A administração dos Estados Unidos da América, pela voz do presidente Trump, anunciou que iria encerrar o programa de apoio à fundação ‘EcoHealth Alliance’ que realizava pesquisas sobre os morcegos e que trabalhava em parceria com o Instituto de Virologia de Wuhan. Esta instituição foi alvo de um corte de 200 milhões de dólares pondo em risco o estudo de doenças relacionadas com os morcegos e com futuras pandemias provocadas por tipos de coronavírus. O presidente Trump é acusado de usar técnicas psicológicas, em que informações são omitidas, distorcidas e inventadas para fazer os americanos e restante população duvidar e encontrar um bode expiatório para os problemas que afligem o mundo. Esta forma de abuso psicológico também é chamada “Gaslighting”.

O outro lado da linha da frente

O outro lado da linha da frente

Na linha de frente ao combate à pandemia do COVID-19 estão presentes todos os profissionais de saúde, que no final desta crise, deixarão o seu heróico testemunho. Estes heróis têm nome, não descansam para que no fim deste esforço todos possamos ficar bem.
Apesar de tudo, estas pessoas cruciais à recuperação do nosso país, que mais profundamente foram colocadas na frente desta batalha, também continuam a sentir e refletir sobre a sustentabilidade social e ambiental que está a ser testada por esta crise sanitária.

Estado de emergência terminou… fica em casa.

Estado de emergência terminou… fica em casa.

Os enfermeiros estão na linha da frente contra o coronavírus, e a nossa luta é ficar em casa. #JRAficaemcasa #YREstayshome