Coronavírus: uma oportunidade para o ambiente?
Jul20

Coronavírus: uma oportunidade para o ambiente?

O recente surto de Coronavírus, doença declarada pandemia, tem tido enormes repercussões não só a nível nacional, mas também a nível mundial. Desde cidades paradas, fronteiras fechadas a fábricas paralisadas, são inúmeras as consequências evidentes que a “praga” causou. A despeito destes infortúnios, é possível verificar alguns impactos positivos, nomeadamente os ambientais, mostrando uma oportunidade para repensar o nosso estilo de vida.

Saber mais
“Gaslighting” o perigo para os morcegos e para o mundo
Jun30

“Gaslighting” o perigo para os morcegos e para o mundo

A administração dos Estados Unidos da América, pela voz do presidente Trump, anunciou que iria encerrar o programa de apoio à fundação ‘EcoHealth Alliance’ que realizava pesquisas sobre os morcegos e que trabalhava em parceria com o Instituto de Virologia de Wuhan. Esta instituição foi alvo de um corte de 200 milhões de dólares pondo em risco o estudo de doenças relacionadas com os morcegos e com futuras pandemias provocadas por tipos de coronavírus. O presidente Trump é acusado de usar técnicas psicológicas, em que informações são omitidas, distorcidas e inventadas para fazer os americanos e restante população duvidar e encontrar um bode expiatório para os problemas que afligem o mundo. Esta forma de abuso psicológico também é chamada “Gaslighting”.

Saber mais
O outro lado da linha da frente
Mai5

O outro lado da linha da frente

Na linha de frente ao combate à pandemia do COVID-19 estão presentes todos os profissionais de saúde, que no final desta crise, deixarão o seu heróico testemunho. Estes heróis têm nome, não descansam para que no fim deste esforço todos possamos ficar bem. Apesar de tudo, estas pessoas cruciais à recuperação do nosso país, que mais profundamente foram colocadas na frente desta batalha, também continuam a sentir e refletir sobre a sustentabilidade social e ambiental que está a ser testada por esta crise sanitária.

Saber mais
Estado de emergência terminou… fica em casa.
Mai3

Estado de emergência terminou… fica em casa.

Os enfermeiros estão na linha da frente contra o coronavírus, e a nossa luta é ficar em casa. #JRAficaemcasa #YREstayshome

Saber mais
Quarentena − tragédia ou oportunidade?
Abr24

Quarentena − tragédia ou oportunidade?

A 11 de março de 2020, a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou a pandemia Covid-19 e muitos hábitos foram modificados. Obrigados a tomar uma série de medidas preventivas que modificam as nossas rotinas, reajustamos o nosso modo de vida. No novo dia a dia, temos agora de aprender a conviver com a ansiedade despontada pelo medo e pela incerteza do futuro. Como nos afeta, então, esta pandemia enquanto sociedade e enquanto seres humanos? Desistimos e reforçamos os erros cometidos ou reinventamo-nos?

Saber mais
O possível medo da natureza
Abr23

O possível medo da natureza

Na passada quarta feira, dia 22 de abril, houve uma reunião JRA nacional sobre o COVID-19 e a biodiversidade. Debateu-se a possibilidade de que, após esta pandemia, haja um certa adversão á natureza e especialmente aos animais. Isto devido ás descoberta de que o vírus teve origem animal, mais especificamente num morcego.

Saber mais