Youth Climate Leaders: Programas 2020

Criado em 2018, o Youth Climate Leaders (YCL) atua como empresa social e ONG com o objetivo de capacitar jovens para liderar projetos e organizações na área das alterações climáticas e sustentabilidade, catalisando a inserção profissional de jovens através da educação e fazendo a ponte com organizações que já atuam no setor. 

Com o objetivo principal de capacitar um grupo diversificado de jovens líderes de todo o mundo com habilidades de liderança e empreendedorismo, convertendo-as em soluções inovadoras para os urgentes desafios das alterações climáticas, a rede YCL encontra-se a desenvolver uma experiência única, inserida em duas categorias distintas:

O curso é uma porta de entrada exclusiva para jovens residentes em Portugal integrarem a YCL Network, com acesso a oportunidades únicas de intercâmbios profissionais, vagas de emprego e mentoria. Além de atividades complementares, como Delegações para eventos internacionais e Field Placements nacionais e pelo mundo. As vagas para o curso são limitadas e serão confirmadas após aprovação no processo seletivo, que ocorrerá de forma contínua. Recomendamos que te inscrevas o quanto antes para garantires o teu lugar!

De forma a construir a próxima geração de líderes climáticos, o programa YCL proporciona uma imersão multicultural para aprender mais sobre a mudança climática na teoria, entendê-la na prática e trabalhar em projetos com outros jovens. Durante o programa, os participantes trabalharão em período parcial num projeto de grupo comum e participarão em palestras e visitas de campo sobre ciência climática, cooperação internacional, financiamento climático e outros tópicos nos quais as YCL’s devem destacar-se.

Existe ainda uma grande incerteza num mundo em que vê as maiores concentrações de CO2 nos últimos 3-5 milhões de anos, mas existe algo em que todos podemos concordar: a educação climática é mais necessária do que nunca! Neste espírito, a YCL promove programas inovadores para 2020, onde os participantes poderão aprender um pouco mais acerca do fenómenos das alterações climáticas.