Trilho limpo, praia saudável

Na campanha de recolha de resíduos da “Missão Sado”, a maioria das peças de lixo encontradas eram de pequena dimensão, como latas, pacotes, papéis e outras resultantes de objetos maiores que, devido à degradação ao longo do tempo, se foram dividindo em peças menores.


 

No decorrer da “Missão Sado”, com apoio da Câmara Municipal de Setúbal, de técnicos do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF) e da Associação Portuguesa de Lixo Marinho (APLM), os Jovens Repórteres para o Ambiente realizaram uma limpeza do trilho de acesso à Praia dos Coelhos, recorrendo a sacos, pinças e luvas.

Para além de recolher o lixo abandonado pelos frequentadores da praia, os Jovens Repórteres para o Ambiente também eliminaram alguns núcleos de chorões, que impossibilita o desenvolvimento das espécies autóctones.

A campanha recolheu, no total, nove sacos de lixo e chorões. O areal estava bastante limpo, tendo sido aí recolhidas poucas peças de lixo.

Os sacos de lixo foram levados através de barco para ser reciclado/eliminado, dada a dificuldade de os transportar, pelo trilho, até à estrada.

Todos os anos são encontrados animais marinhos com lixo no estômago ou preso no corpo, podendo levar à morte.

 

Alunos envolvidos no projeto: Ana Martins; Ana Costa; Beatriz Lopes; Miguel Fonseca; Nuno Macedo; Rodrigo Carvalho; Sílvia Costa

Escola: Escola EB 2,3 da Madalena

Data: 16.06.2016

Partilha esta reportagem em