Sucessão ecológica dunar – vegetação dunar.

Entre mar e a terra o cordão dunar é uma área especialmente sensível, mas é a sua existência que protege a terra do avanço do mar. Na duna encontramos uma diversificada vegetação, que estabiliza a evolução da praia e existe também um cheiro próprio na praia, que vem de plantas aromáticas que na primavera dão um efeito natural diferente à praia


paulo 3Só plantas, designadas de  “elite”, conseguem resistir , florir e dar semente. Adaptadas ao sistema dunar, são um seguro de estabilidade que fixa dunas fustigadas por ventos e marés,  fatores abióticos muito exigentes. Nas dunas, existe escassez de água e o solo é arenoso, no entanto, observamos uma elevada variedade de flora litoral, dando ainda uma maior beleza à praia.

Também podemos observar facilmente uma sucessão ecológica nas dunas, primeiro as plantas de pequeno porte, comunidades pioneiras, depois vêm os arbustos, as comunidades intermédias, como o piorno branco  e finalmente as árvores de maior porte, como o pinheiro manso, a chamada comunidade clímax.

Na duna destaca-se ainda o aroma, da planta, vulgarmente conhecida pelo caril da praia, que perfumam os dias de verão. Ao fundo, temos sempre o bonito azul do mar, a espreitar. Aqui não há qualquer pressão antrópica é só desfrutar da natureza e da beleza do mar. Vai um mergulho?

 

Alunos envolvidos no projeto: Amélia Vasconcelos

Escola: Escola Secundária de Vila Real de Santo António

Data: 19.05.2016

Partilha esta reportagem em