SOS pelo Clima na Escola Básica Trigal Santa Maria, Tadim

Semana do Clima dinamizada com atividades no interior e exterior da sala de aula. A semana terminou no dia 27 de setembro com uma concentração de alunos do 2º e 3º ciclos da Escola no pavilhão de jogos, dispostos num SOS pelo Clima, levando os alunos cartazes apelativos sobre o tema das "Alterações Climáticas".


SOS pelo Clima na Escola Básica Trigal Santa Maria, Tadim, Braga

A Escola Básica Trigal Santa Maria, Tadim, dinamizou hoje um conjunto de actividades em prol do ambiente no âmbito do desporto escolar e do Eco-Escolas, sendo os coordenadores deste projecto, os professores Graça Vilela e Manuel Costa, que solicitaram à Direção da Escola, que a bandeira verde do Eco-Escolas fosse colocada a meia haste, em sinal de protesto e luto, pelas políticas e comportamentos, que não têm sido os melhores, principalmente para o futuro dos jovens.

Os responsáveis pelo desporto escolar, com o coordenador, professor Rogério Freitas, motivaram alunos e professores para o #BEActive “2019 metros” a “Caminhar ou a correr”, tendo sido percorridos 1 400 metros, à volta do recinto escolar, terminando no campo de jogos, com uma concentração de mais de 400 alunos. Realizaram ainda uma amostra de clubes do desporto escolar, nomeadamente, Badminton, Andebol, Desporto Adaptado, Ténis de mesa e Xadrez.

Durante a semana de 20 a 27 de setembro, Semana do Clima, estes alunos e professores organizaram-se, com cartazes alusivos à temática da emergência Climática, elaborados nas aulas de Ciências Naturais e Educação Visual, após sensibilização feita em relação às Alterações Climáticas, fazendo um SOS Humano, indo assim ao encontro, do que se passou nas grandes cidades de Portugal e um pouco por todo o mundo, tendo sido gravado pelo drone do professor Jorge Reis. O filme encontra-se já nas redes sociais, nomeadamente, no facebook, na Biblioteca do Trigal, no Global Action Days e no Desporto Escolar. O tema das Alterações Climáticas é um tema que a equipa do Eco-Escolas pretende ver trabalhado, ao longo do ano lectivo, nomeadamente, com acções de formação, peça de teatro, etc. Já não é a primeira vez que nesta Escola se chama a atenção da comunidade educativa com acções práticas, de que é preciso mudar de atitude, seja em que espaço for, para que se possa minimizar os efeitos prejudiciais no Clima e que o tempo é agora!

 

Alunos envolvidos no projeto: Graça Vilela

Escola: Agrupamento de Escolas Trigal Sta Maria

Data: 09.10.2019

Partilha esta reportagem em