Sensibilização ambiental na Praia de São Pedro do Estoril

This slideshow requires JavaScript.

No dia 20/04 a EPCG realizou uma visita de estudo à Praia de São Pedro do Estoril com o objetivo da sua limpeza. Após a atividade, pudemos visitar a exposição acerca de lixo marinho “Plasticus maritimus” no Centro de Interpretação Ambiental na Ponta do Sal e aos Marégrafos de Cascais.

Da parte da manhã chegamos à Praia de São Pedro do Estoril por volta das 10 horas no qual o objetivo era a recolha de lixo da mesma. Na nossa limpeza da praia, recolheram-se beatas em maior quantia (76). Seguido de 33 itens de plástico, 31 de esferovite, 25 de papel, 9 de resíduos alimentares, entre outras categorias. Sendo que o total recolhido foi de 198 itens. Os nossos itens recolhidos enquadram-se no top 10 da exposição “Plasticus maritimus” da bióloga Ana Pêgo.

Na parte da tarde, observou-se a zona entre marés, constituída pelas zonas supra, medio e infralitoral. Na zona do supralitoral observou-se um gastrópode, Littorina neritoides, e um líquen, Verrucaria maura.

No mediolitoral foi possível observar espécies de cracas, Chthamalus montagui e Chthamalus stellatus e a alga verde Ulva intestinalis. Na parte mais inferior deste andar são abundantes os povoamentos de mexilhões – Mytilus galloprovincialis – e o seu limite é marcado pela presença do crustáceo Balanus perforatus. Marcaram presença neste andar ainda várias espécies do género Patella (lapas) e a Siphonaria algesirae.

Foi ainda possível observar uma poça de água, na qual se identificaram uma alga calcária, Coralina elongata, as anémonas-do-mar, Anemonia sulcata e Actinia equina, o ouriço do mar, Paracentrotus lividus, e o camarão das poças, Palaeomon serratus. Observou-se ainda o Pilrito-comum, Calidris alpina, a alimentar-se das espécies da zona entre marés.

Beatriz Torres , Filipa Garcez