Semana do Ambiente – Insustentabilidade Ambiental

Pretendemos com esta atividade sensibilizar a comunidade para gravidade da insustentabilidade ambiental particularmente quando abordamos temáticas como a brutalidade do impacto global do desperdício alimentar. É impressionante como uns vivem com tanto enquanto outros sobrevivem(?) com tão pouco.

This slideshow requires JavaScript.

Objetivos

Sensibilizar a comunidade para importância da insustentabilidade ambiental sobretudo quando centrada no desperdício alimentar.

Nº Participantes – 85

Descrição
Para comemorarmos a semana do ambiente na nossa escola decidimos dinamizar um evento que alertasse para as questões associadas à insustentabilidade ambiental. Visualizámos um conjunto de documentários sobre desenvolvimento sustentável para podermos escolher um que causasse impacto e, de alguma forma, levasse à mudança de mentalidades e comportamentos. Selecionámos “Taste The Waste” que evidencia o impacto do desperdício alimentar. Convidámos professores e várias turmas do 3º ciclo  para assistirem ao documentário e, se houvesse abertura para tal, debatermos a relação entre Desenvolvimento Sustentável, Globalização, Consumismo e desperdício.
Elaborámos um cartaz para dar a conhecer o evento, com o objetivo de abranger o máximo número de pessoas, e afixamos vários exemplares em diferentes locais estratégicos.
Para fomentar o interesse e prender a atenção dos nossos espectadores elaborámos um pequeno questionário cujas respostas orientaram o debate final.

Avaliação/Impacto

Segundo a nossa sensibilidade, tanto professores como alunos gostaram da iniciativa. Do ponto de vista percentual verificámos, após corrigirmos os questionários, que  houve 61,52% de respostas corretas contra 38,5% de respostas incorretas ou não respondidas – revelam os dados que nestas faixas etárias há já plena consciência do grave impacto dos desperdícios, nomeadamente, no que respeita ao agudizar das desigualdades entre pobres e ricos.Ficámos com a perceção que as campanhas de sensibilização ambiental são, de facto, muito importantes e que quanto mais jovem for o público-alvo maior a sua probabilidade de sucesso, a longo prazo.