Poluição da Geosfera

“A natureza criou o tapete sem fim que cobre a superfície da Terra. Sobre esse tapete vivem todos os animais, respeitosamente. Nenhum o estraga, nenhum o rói, excepto o homem.” Monteiro Lobato


No dia a dia, o planeta Terra sofre impactos ambientais, tais como, a poluição terrestre, marítima, atmosférica, sonora, etc… Este tipo de poluição, na maioria das vezes, é causado pelo ser humano, sendo que quando afeta um subsistema, afeta automicamente os outros.

This slideshow requires JavaScript.

É na Geosfera que se encontra a maioria dos recursos naturais que o Homem extrai ,empobrecendo este subsistema. O solo é também muito rico em organismos que ajudam no equilíbrio biológico do mesmo. Devido ao contacto permanente do Homem, a geosfera é muito afetada pela ocupação antrópica.

O cartão que se visualiza na imagem, por exemplo vai contaminar o solo, porque os produtos químicos que o constituem vão infiltrar-se, causando um impacto negativo na geosfera e, até mesmo, nas águas subterrâneas.

Também o carro da imagem, foi abandonado e está a decompor-se deixando que os materiais que o compõem, se infiltrem no solo e o contaminem. O vidro do carro pode não contaminar os solos, mas vai demorar muito tempo para se degradar naturalmente podendo até desencadear incêndios na área.

O abandono de resíduos em sítios abandonados, transforma estes locais em lixeiras de céu aberto.

 

Alunos envolvidos no projeto: Carolina Pina; Diana Kostenyuk; Guilherme Filipe

Escola: Externato Cooperativo da Benedita

Data: 21.01.2020

Partilha esta reportagem em