Passado Presente

 

“ No Concelho de Matosinhos a história dos homens deixou marcas de um percurso civilizacional milenar, cuja memória, rica em tradições, culturas e civilizações, persiste num património valioso que alia o passado à renovação e modernidade.” – Câmara Municipal de Matosinhos

 

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), das 102 doenças conhecidas, 85 estão relacionadas com o ambiente. Um estudo realizado pela OMS chama a atenção para doenças que, de alguma forma, estão relacionadas com problemas ambientais, tais como: cardiopatias isquêmicas, problemas mentais, Sida, desnutrição, tuberculose, asma, algumas intoxicações, perda gradual da função pulmonar, elefantíase, perda de audição, entre outras.

 

Várias doenças novas e outras que já tinham desaparecido voltaram a aparecer devido às constantes alterações ambientais do Planeta.

 

A desflorestação, a construção em massa de infraestruturas e a poluição das águas fazem com que se criem condições propícias para que novos e velhos agentes patogénicos se desenvolvam e se propaguem originando doenças.

 

Se os animais forem portadores de doenças e, se estes estiverem em contacto com o Homem, a contaminação torna-se mais fácil, uma vez que, muitas das doenças que afetam os primatas estão também a chegar aos humanos.

 

Tomás Almeida, um dos moradores da região de Matosinhos, salienta que é” preocupante o facto de surgirem doenças por causa da intervenção do Homem. É um problema grave e cada vez mais frequente. Não é de todo uma realidade distante.  Mais, as evidentes alterações climatéricas são alarmantes. E, não nos podemos esquecer que quem acaba por sofrer, de imediato, são as crianças, por serem mais frágeis e os idosos, por estarem mais debilitados. Isto para não falar no facto das gerações futuras poderem pagar um preço extremamente alto por causa dos atos (in)conscientes dos seus antepassados e desta geração, por isso, é bom que comecemos a mudar atitudes, rapidamente, para evitar o pior …  que seria terminar com a existência de vida a face do planeta”.

 

 

Netgrafia:

Doenças relacionadas ao meio ambiente

 

https://www.publico.pt/2005/02/22/jornal/problemas-ambientais-potenciam–aumento-de-doencas-infecciosas-8292

 

 

Alunos envolvidos no projeto: Bruno De Sousa

Data: 28.11.2018

Partilha esta reportagem em