Mil e um favos de areia

"Sabellaria alveolata" também conhecida por Barroeira é uma espécie de anelídeo pertencente à família "sabellariidae" que aparece frequentemente na nossa costa. Este ser vivo semelhante a uma minhoca vive em pequenos tubos que constrói com grãos de areia grossa e conchas formando estruturas arredondadas, recifes, onde a engenharia utilizada é semelhante a um favo de mel podendo acolher uma grande variedade de espécies.


DSC_0097_final

“Sabellaria alveolata” também conhecida por Barroeira é uma espécie de anelídeo pertencente à família “sabellariidae” que aparece frequentemente na nossa costa. Este ser vivo semelhante a uma minhoca vive em pequenos tubos que constrói com grãos de areia grossa e conchas formando estruturas arredondadas, recifes, onde a engenharia utilizada é semelhante a um favo de mel podendo acolher uma grande variedade de espécies.

A máquina fotográfica é um instrumento que me acompanha sempre com o objetivo de reportar imagens menos comuns. Sendo assim, a foto em questão é um destes exemplos visto que nunca tinha tido a oportunidade de fotografar esta extraordinária arquitetura de beleza natural.
Tendo em conta que se trata de recifes complexos produzidos por vermes e que por sua vez acolhem uma grande diversidade biológica, há que ter a preocupação de protegê-los, especialmente de ameaça humana, poluição e pisoteio, já que são vulneráveis aos danos provocados pelas tempestades, variação de temperatura e também pela movimentação das areias.
Sendo assim nunca é demais pôr em evidência a proteção/conservação das zonas marinhas.

Nome:”Sabellaria alveolata”
Local: Praia da Polvoeira, concelho de Alcobaça
Máquina Fotográfica: Nikon D3200
Especificações: Distância focal 26 mm; ISO100; F/22 ; tempo de exposição 1/80 seg

 

Alunos envolvidos no projeto: Sara Soeima

Data: 06.02.2016

Partilha esta reportagem em