Jardim da Anta: Um pequeno paraíso histórico numa cidade desordenada

O jardim da Anta situa-se na freguesia de Agualva e proporciona a população um espaço verde, para relaxar do stress urbano. Não só um jardim, o parque da Anta tem marcas históricas que datam o ano de 3 000 a.c. (cerca de 5 mil anos).


This slideshow requires JavaScript.

O Jardim da Anta, com cerca de 1,5 hectares, é um espaço de dimensões médias, relvadas e com árvores de grande porte que proporcionam bastantes zonas de sombras. A presença de uma pequena ribeira, confere uma sonoridade agradável quando se verifica escorrência do seu caudal aumentando a sua potencialidade como zona de lazer.

Composto por um parque infantil, um campo de ténis, um anfiteatro e um espaço cultural, o jardim apresenta desde 6 de abril de 2017 um novo rosto aos visitantes, resultado da requalificação e musealização efetuadas pela Câmara Municipal de Sintra. Foi criado um circuito de observação do monumento com um passadiço em madeira, assente no chão, e que evidencia a ideia de paisagem sensível e intocável.

O jardim deve o seu nome à existência de uma “Anta”, monumento funerário megalítico da pré-história ou dólmen com corredor, datado de 3000 a.C., considerada em 1910 Monumento Nacional.

 

Alunos envolvidos no projeto: Tiago Campos

Escola: Escola Secundária de Ferreira Dias

Data: 20.05.2018

Partilha esta reportagem em